Ilha das Flores celebra durante 2 dias o Ano Internacional da Astronomia 2009
No ponto mais ocidental da Europa também se celebra o Ano Internacional da Astronomia. A ilha das Flores, no arquipélago dos Açores, recebe quarta e quinta-feira [da presente semana] um conjunto de palestras e de observações astronómicas abertas à população.
Os diferentes eventos organizados na ilha das Flores são o culminar de uma série de palestras que têm percorrido, desde 26 de Março, os Grupos Central e Ocidental do arquipélago. Nos dias 1 e 2 de Abril, coincidindo com o projecto internacional «100 horas de Astronomia», palestras e observações astronómicas convidam crianças e adultos a reflectir sobre o cosmos e descobrir a beleza do Universo.
"Tive ocasião de verificar, nos últimos anos, que nos Açores, e em particular na ilha das Flores, que as pessoas gostam, interessam-se e sentem necessidade de contactar com os investigadores. Era mais do que uma obrigação pôr as Flores no mapa do Ano Internacional de Astronomia" - reconhece Ana Maria Mourão, investigadora que integra a delegação de cinco pessoas que veio falar e fazer astronomia nos Açores.
"Os Açores estão integrados na rede global que o Ano Internacional de Astronomia criou, e pretendemos ajudar a ilha das Flores com estas celebrações, quebrando com a insularidade e a distância geográfica e cortando o isolamento".
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Abril, Jorge Dias de Deus inaugura, pelas 20h30, o ciclo na ilha das Flores com uma palestra subordinada ao tema «A Máquina do Universo», seguindo-se, pelas 21h30, observações astronómicas no Porto Velho, orientadas por colaboradores do Instituto Superior Técnico.
As comemorações do Ano Internacional da Astronomia vão continuar no arquipélago com o Congresso «O Universo nos Açores» que terá lugar em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
Notícia: RTP/Antena 1 Açores, «Ciência Hoje» e Ideias Concertadas.
Saudações florentinas!!