segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Paulo Rosa e Estêvão querem Pousadas de Juventude nas Flores e no Corvo

Os deputados [regionais] Paulo Rosa, do CDS/PP, e Paulo Estêvão, do PPM, apresentaram [na passada sexta-feira, dia 25] em conferência de imprensa conjunta, propostas de recomendação ao Governo [Regional] para que construa Pousadas da Juventude nas ilhas das Flores e do Corvo.

Paulo Rosa, [deputado regional] eleito pela ilha das Flores, entende que a não existência de uma Pousada de Juventude no Grupo Ocidental dos Açores denota, da parte do Governo [regional] socialista, "uma gritante falta de visão da Região". Apesar do executivo açoriano já ter manifestado publicamente que "não tem intenção de construir" nenhuma Pousada da Juventude na ilha das Flores "na presente legislatura", o CDS/PP, pretende que o Parlamento recomende ao Governo [regional] que inicie os procedimentos necessários à construção dessa unidade. Paulo Rosa acrescentou que a intenção é somente preparar o projecto para que o próximo Governo Regional, a sair das eleições legislativas [regionais] de 2012, "possa encontrar um processo em andamento" nessa altura.

Proposta idêntica apresenta o monárquico Paulo Estêvão para o Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, que representa o círculo eleitoral pelo qual foi eleito deputado [regional] ao Parlamento dos Açores. Estêvão quer que a Assembleia Legislativa dos Açores recomende ao Governo [Regional] que, ainda no decorrer desta legislatura, inicie os procedimentos necessários para a construção de uma Pousada da Juventude. No seu entender, a construção desta estrutura turística permitiria, por outro lado, resolver problemas como a "falta de condições de alojamento" durante as visitas estatutárias do Governo [Regional] à ilha ou a impossibilidade de alargar ao Corvo o programa 60+, destinado a incentivar a mobilidade dos idosos inter-ilhas.


Notícia: Antena 1 Açores, «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Reforço da autoridade de professores

A nova secretária regional da educação dos Açores, Cláudia Cardoso anunciou [na passada terça-feira, dia 22] no Parlamento regional a intenção de reforçar a autoridade dos professores na escola.

Cláudia Cardoso defendeu igualmente a diminuição da carga burocrática a que os docentes estão sujeitos e a obrigação dos pais participarem mais na vida escolar dos filhos. A secretária regional admitiu mesmo a possibilidade de cortar apoios a pais que não participem no processo educativo.

A oposição considerou o discurso de Cláudia Cardoso como uma ruptura com o passado, o que foi negado pela secretária regional e pelo PS.

O debate sobre educação foi desencadeado pelo Partido Popular Monárquico que viu recusada a sua proposta para a suspensão do modelo de avaliação de professores.


Notícia: «Jornal da Tarde» da RTP/Açores (dia 22), jornal «Público», «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Visto do prisma xuxialista: 2 ou 3 são 5

O PS/Açores admitiu hoje a possibilidade de Carlos César se recandidatar nas eleições legislativas regionais de 2012, o que significaria cumprir cinco mandatos consecutivos, mais dois do que o [limite permitido e] definido no Estatuto Político-Administrativo dos Açores.

Notícia: jornal «Público», «Açoriano Oriental» e «Destak».

Aconselha-se ainda a (re)leitura de alguns textos anteriores: «Afinal 2 não é igual a 2 mas deve querer dizer 2+2, ou como parece (não) funcionar a "matemática de [Carlos] César"...», «Desta vez é que é mesmo, mesmo, mesmo a última... ou então não!!», «Se calhar esta será apenas a última vez antes da sua próxima candidatura...» e «Falta um mês para o Dia das Petas...».

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ilha das Flores tem as "melhores e mais bem conservadas" turfeiras do Atlântico

O Parque Natural da ilha das Flores, cuja criação foi aprovada [nesta] terça-feira [dia 22] na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, contém as “melhores e mais bem conservadas” turfeiras do Atlântico, afirmou Álamo Menezes, secretário regional do Ambiente.

Numa intervenção no Parlamento [regional] açoriano, Álamo Menezes salientou ainda a “singularidade mundial” da combinação existente naquele parque natural de turfeiras com cedro-do-mato, recordando que estas áreas “verdadeiramente preciosas” justificaram a classificação pela UNESCO [da ilha das Flores] como Reserva da Biosfera.

O Parque Natural da ilha das Flores abrange cerca de um terço da superfície da ilha mais ocidental do arquipélago dos Açores e integra todas as categorias de áreas protegidas por razões ambientais em terra e no mar territorial adjacente.

Este parque natural, que se insere na Rede Regional de Áreas Protegidas dos Açores criada em 2007, integra as reservas naturais do Ilhéu de Maria Vaz, do Morro Alto e Pico da Sé e das Caldeiras Funda e Rasa.

O monumento natural da Rocha dos Bordões e as áreas protegidas para a gestão de habitats ou espécies da Costa Nordeste, da Ponta da Caveira e da Costa Sul e Sudoeste também fazem parte deste parque natural, que ainda inclui a área de paisagem protegida da Zona Central e Falésias da Costa Oeste e a área protegida de gestão de recursos da Costa Norte.


Notícia: «Açoriano Oriental» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Nossa Escola é escola-electrão em 2011

O projecto-concurso escola electrão está de volta à Escola Básica e Secundária das Flores.
Está assim já a decorrer a campanha de recolha de REEE’s (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) até ao dia 2 de Março (próxima quarta-feira). Por isso, tudo o que for eléctrico e/ou electrónico (incluindo lâmpadas), não deitem fora... entreguem na Escola. Divulguem e participem nesta iniciativa!

Saudações florentinas!!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Acabou o «Manhãs de Sábado» na RDP

Acabou, sábado passado, o programa da RDP/Antena 1 Açores, «Manhãs de Sábado», do qual era primeiro responsável Mário Jorge Pacheco. Acabou no dia que completava 15 anos. Tanto quanto percebi por várias declarações que ouvi, os realizadores e colaboradores do programa mantinham a disponibilidade para o fazer, mas os responsáveis da rádio pública quiseram que ele terminasse. Na minha opinião essa decisão é condenável, roça a estupidez e empobrece muito seriamente a programação da rádio pública regional. Os responsáveis por esta decisão e todos os que a ela se poderiam opor e não o fizeram merecem a mais viva condenação!

O que era o «Manhãs de Sábado»?
Era mais ou menos isto: ao longo de toda a manhã, de todos os sábados, o Mário Jorge Pacheco, sempre com um alinhamento cuidadoso, ia fazendo um programa preenchido com o melhor que há na música portuguesa e em especial da feita aqui nos Açores e ia estabelecendo ligação com colaboradores em todas as ilhas. Estávamos a ouvir, como acontecia comigo sempre que podia, e sentíamo-nos verdadeiramente parte desta Região, percebendo com clareza a extensão e dispersão territorial, a diversidade cultural, a qualidade humana e a vontade, que existe numa grande parte da população, de contribuir para um desenvolvimento sustentado do conjunto da Região. Para além das ilhas, também existiam contactos com as comunidades emigradas e descendentes, completando assim e bem a dimensão das nossas vivencias enquanto Região. Os temas eram muitos, a liberdade de cada colaborador permitia-lhes valorizar as suas criatividades e o resultado final era, em geral, [um programa de rádio] excelente, estimulante e com muita utilidade para quem ouvia. Era bom, era muito valorizador da Região e das pessoas, mas acabou!

Deixo aqui expressa a admiração que dedico ao Mário Jorge Pacheco e a toda a sua equipa, sem excepção.


José Decq Mota

Crónica da autoria de José Decq Mota, publicada no sítio da CDU/Açores.
Sobre este mesmo assunto pode também ser lido um artigo de opinião do jornalista José Gabriel Ávila: "Manhãs de Sábado - Um bom exemplo radiofónico", publicado no jornal «Diário dos Açores».

Saudações florentinas!!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ferry Atlântida vendido por 42,5 M€s

dois anos parado no cais dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, depois de rejeitado pelo Governo [Regional] dos Açores, o ferry Atlântida deverá ser entregue, dentro de sete meses, à Venezuela, num negócio que renderá aos cofres da empresa pública 42,5 milhões de euros.

A informação foi avançada ao «Diário de Notícias» por José Luís Serra, um dos administradores dos ENVC, e resultado do acordo alcançado pela delegação da empresa que reuniu em Caracas, no fim-de-semana, liderada pelo presidente do Conselho de Administração, Carlos Veiga Anjos.

Recorde-se que em Dezembro de 2009, Governo Regional dos Açores e a empresa pública com sede em Viana acordaram resolver o diferendo em torno do Atlântida (e também do segundo ferry, Anticiclone), com o pagamento, pelos ENVC de 40 milhões de euros. O acordo agora alcançado na Venezuela deverá ser oficializado quinta ou sexta-feira. Com este negócio, que até fica acima daquilo que o construtor naval ainda tem de pagar aos Açores, os ENVC vão assumir as "necessárias obras de adaptação" do ferry Atlântida, nomeadamente na porta de desembarque do navio, que tinha sido feita à medida dos portos dos Açores, entre outras modificações. "Tratam-se de obras relativamente simples de se fazer, por isso temos esse prazo curto para a entrega", explicou José Luís Serra. Para trás fica um ano de negociação, envolvendo EmPorDef, administração dos ENVC e, até, José Sócrates, que acompanhou Chávez na visita aos estaleiros de Viana, e ao navio, a 24 de Outubro de 2010.


Notícia: «DN», «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Alguns jovens florentinos vão participar na Jornada Mundial da Juventude 2011

Um grupo constituído por 15 alunos, da aula de Educação Moral e Religiosa Católica do ensino secundário da Escola Básica Integrada das Flores, vai participar (pela primeira vez) na Jornada Mundial de Juventude, em Agosto, que se realizam em Madrid, Espanha.

Com o intuito de ter a oportunidade e a experiência para vivenciar de perto com todos os jovens do mundo e com o Papa Bento XVI, estes jovens florentinos estão neste momento a realizar diversas iniciativas para angariar fundos que permitam suportar os custos desta viagem.

Barraquinhas, jantares e a iniciativa mais curiosa: lavagem de carros são algumas das ideias que os jovens têm para poder sair da ilha das Flores suportando todas as despesas, desde a viagem à inscrição.

Os jovens das Flores não serão os únicos açorianos a participar. A partir de São Miguel os jovens do ponto mais Ocidental da Europa juntam-se aos micaelenses, em maior número, que também vão marcar presença na capital espanhola.

De São Miguel, todos juntos e com escala em Lisboa, rumo à Jornada Mundial de Juventude entre os dias 15 e 21 de Agosto.

As Jornadas de Juventude foram iniciadas pelo Papa João Paulo II e realizam-se de três em três anos permitindo aos jovens de todo o planeta partilhar experiências e, ao mesmo tempo, estar de perto da figura máxima da igreja católica.

Esta viajem torna-se especial para os jovens florentinos, uma vez que é a primeira vez que participam neste evento. Nas últimas jornadas, realizadas na Austrália, “nem se pensou em realizar esta aventura”, como referiu o padre David Barcelos, também professor de Moral na ilha das Flores, isto porque a distância e os custos adjacentes assim não o permitiriam.

A possibilidade da participação nas Jornadas de Madrid suscitou o interesse dos alunos que frequentam a disciplina de Moral e Religiosa Católica da escola das Flores.

Toda a preparação e representação das Flores estão a ser elaboradas durante estas aulas, numa iniciativa que o padre David Barcelos considera muito significativa para a dimensão da ilha, tendo em conta todos os elementos que a comitiva tem.

Dezasseis jovens do ensino secundário, sendo alguns alunos do 9º ano de escolaridade, procuram actualmente angariar dinheiro para os custos desta viajem. Só a inscrição tem um preço de 300 euros, acrescendo todos os custos até Lisboa. A partir daí tudo está incluído, mas os custos da insularidade dão trabalho redobrado aos açorianos que, também, querem participar.

Depois de chegar a Lisboa, o resto da viajem, a estadia e alimentação estão asseguradas, mas agora nas Flores os jovens fazem de tudo para conseguir evitar que as famílias tenham que comparticipar uma parte da viajem, até lavar os carros da comunidade...

Conta o padre David Barcelos que hoje “durante toda a tarde será feita a lavagem de carros”, mas esta é apenas uma das acções que os jovens têm desenvolvido. As barraquinhas com a venda de cachorros, hambúrgueres ou pitas são regularmente um ponto de encontro na escola de Santa Cruz das Flores. Para Março está prevista a organização de um jantar, tal como a presença nas festas populares até Agosto. Tudo para que na devida altura as Jornadas da Juventude sejam uma realidade para todos, claro está, também para os que vêm de Ocidente.

A comunidade tem-se sentido envolvida neste projecto, os benefícios têm sido mútuos e hoje os carros dos florentinos, ficando mais limpos, estão também a contribuir para que todos os caminhos cheguem a... Madrid.


Notícia: «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Flores e Corvo presentes na BTL 2011

As ilhas das Flores e do Corvo, nos Açores, são as novas associadas da Associação Regional de Turismo (ART) e, nessa qualidade, vão marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre na próxima semana.

"O nosso trabalho é de continuidade, queremos cada vez mais fazer um trabalho específico que é de promoção dos produtos dos Açores", afirmou Sandro Paim, presidente da ART, acrescentando que a presença na BTL será "uma mostra do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo do ano". Sandro Paim salientou ainda que a ART está a "procurar nichos de mercado específicos para os Açores", destacando a promoção das festividades da região como uma das grandes apostas para esta feira de turismo. "Cada vez mais temos que organizar atempadamente e promover estas festividades", afirmou, salientando também a importância de captar fluxos turísticos para o arquipélago ao nível dos congressos.

O geoturismo, a observação de cetáceos, o canyoning e o golfe são as principais apostas ao nível de oferta turística, num stand onde haverá marcadores com referência às formações geológicas dos Açores e os visitantes terão à disposição ímanes da fauna endémica dos Açores. "É um esforço grande, com o único objetivo de conseguir turistas para os Açores", frisou Sandro Paim.


Notícia: rádio Atlântida, «Diário de Notícias» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Há 25 anos: maior temporal do séc. XX

O maior temporal de que há memória nos Açores ocorreu a 15 de Fevereiro de 1986, fez ontem 25 anos, com rajadas de vento na ordem dos 250 quilómetros por hora e ondas entre os 15 e os 20 metros.

A data foi agora assinalada, simbolicamente, por José Henrique Azevedo, proprietário do famoso café Peter, na cidade da Horta, que decidiu expor no exterior do seu estabelecimento, fotografias, recortes de imprensa e registos meteorológicos daquele que terá sido “o maior temporal do século XX”. “Foi o maior temporal de que há memória nos Açores”, recorda, convicto, o empresário faialense, lembrando que “o dia até não começou mal”, mas que as condições climatéricas foram agravando-se ao longo do dia, e “entre o meio-dia e as quatro da tarde, o vento atingiu os 250 km’s por hora”.

Segundo explicou, o registo da rajada máxima não foi fácil de confirmar, porque, na altura, os aparelhos do Observatório Meteorológico Príncipe Alberto de Mónaco, no Faial, não conseguiam registar ventos superiores a 150 quilómetros por hora. José Henrique recorda que o temporal “surgiu sem aviso” meteorológico, o que não permitiu à população precaver-se devidamente, o que justifica que a tempestade tenha provocado um rasto de destruição em moradias e portos, embora não tenha causado vítimas mortais.

Apesar das más condições climatéricas, o empresário, na altura com 26 anos, saiu à rua com dois amigos para tentar registar, para a posteridade, algumas imagens do temporal. A “aventura” acabou por valer a pena, uma vez que José Henrique fotografou aquela que considera ter sido a fotografia da sua vida: a imagem de Neptuno, o deus do mar, refletida na espuma de uma onda que embateu no Monte da Guia, no lado sul da cidade da Horta. “Realmente é uma figura perfeita, com a cara de um homem, como nariz, boca, olhos, sobrancelhas, cabelo, que eu chamei de Neptuno da Horta”, lembra, com orgulho, José Henrique, acrescentando que aquela é “provavelmente, a fotografia portuguesa mais conhecida em todo o mundo”.


Notícia: «Correio dos Açores» e «O Baluarte (de Santa Maria)».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pelo menos 8 autarquias açorianas vão aplicar a remuneração compensatória

Oito Câmaras Municipais açorianas vão avançar com a aplicação da medida, três não vão aplicá-la e outras três autarquias ainda não se decidiram.

Ponta Delgada, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Lagoa, em São Miguel; Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, na ilha Terceira; Lajes do Pico e Corvo são as autarquias que, até agora, vão aplicar a remuneração compensatória.

De fora desta medida ficam três autarquias: o Nordeste, com um funcionário, Santa Cruz das Flores e São Roque do Pico, as quais não têm nem um funcionário no patamar de vencimentos abrangido.

Existem ainda três municípios que ainda não definiram a aplicação, ou não, desta medida. São elas a Povoação, Madalena do Pico e Vila do Porto.

Sem contar com Ponta Delgada, autarquia e serviços municipalizados, cujo levantamento não está feito, são 62 funcionários, que beneficiarão desta medida, variando os seus vencimentos, entre os 1.500 e os 2 mil euros.


Notícia: «Jornal Diário» e RDP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fundos europ€u$ garantem-nos a fibra

O projecto para a execução das Redes de Nova Geração (RNG) vai avançar finalmente com a colocação de fibra óptica nas ilhas das Flores e do Corvo. A União Europeia já autorizou a atribuição de 106,2 milhões de euros em fundos comunitários para levar a fibra óptica a todas as zonas rurais.

A empresa Viatel, do grupo Visabeira, venceu o concurso público para a instalação das RNG no arquipélago dos Açores, podendo após vários anos de espera alargar a fibra óptica ao grupo ocidental.

José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, explicou que este é um projecto do Governo da República mas que o executivo regional “espera que agora seja executado de vez”. A autorização para a utilização de verbas comunitárias, segundo José Contente, termina “com as desculpas para não avançarem com a colocação do cabo de fibra óptica que ligará as duas ilhas do grupo ocidental”. Relativamente a prazos para a conclusão da instalação dos novos equipamentos tecnológicos, José Contente destaca que será mantida “uma política de ‘pressão’ sobre o Governo Central para este problema”, mas que os prazos de conclusão da ligação de fibra óptica estão dependentes do “planeamento que o Governo lá fora fizer”. No entanto o desbloqueamento das verbas comunitárias permite pensar que a ligação da fibra óptica “é para avançar”.

Paulo Campos, secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações, afirmou ao jornal «Diário Económico» que pretende que todas as casas tenham ligação à fibra óptica “até 2012”. O representante do Governo da República explicou que houve um atraso de oito meses no arranque das instalações de fibra óptica porque “a adjudicação tinha financiamento público e este tem de ter aprovação das ajudas do Estado”. O arranque deste projecto de ligação da fibra óptica às zonas rurais de Portugal representa um investimento total a rondar os 182 milhões de euros.

Actualmente, as comunicações para as ilhas das Flores e do Corvo são asseguradas por satélite, sendo frequentes as reclamações das populações locais, sobretudo relacionadas com a velocidade da ligação à internet. O Governo Regional dos Açores já assumiu a intenção de resolver o problema, em diversas ocasiões, mas está pendente dos prazos de execução da ligação da fibra óptica ditados pelo Ministério da Obras Públicas e Comunicações.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Amianto ameaça a saúde nos Açores

O amianto está presente em 90 edifícios públicos da Região. O produto gera várias doenças, entre elas o cancro do pulmão.

Amianto, ou asbesto, é um produto que integra, por exemplo, os telhados de fibrocimento. Mas também pode ser encontrado em placas isoladoras ou em mosaicos. Trata-se de um mineral cancerígeno, proibido há muito na Europa.

São Miguel e Flores são as ilhas onde existem mais edifícios públicos com amianto. De acordo com a lei, nos próximos 10 anos a Região é obrigada a retirar este tipo de material das escolas, lares e polidesportivos.


Notícia: «Telejornal» da RTP/Açores.
Recentemente já havíamos noticiado que há "Edifícios públicos [em cuja construção foram usados materiais]... com amianto!".

Saudações florentinas!!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Governo Regional de Carlos César possui das maiores redacções açorianas

A comunicação social açoriana passa por dias difíceis. Os despedimentos de jornalistas no grupo Açormédia não são o único sinal de que a crise já chegou à Comunicação Social da Região. O Governo [Regional], o parlamento e as autarquias há muito que provocaram uma verdadeira razia nas redações.

Só no Governo [Regional], há mais jornalistas do que na maioria dos jornais e rádios dos Açores. Desde que Carlos César chegou ao Governo [Regional], os convites a jornalistas multiplicaram-se. Quase todos os secretários regionais têm, nesta altura, assessores de imprensa requisitados aos mais variados órgãos de Comunicação Social. Só jornalistas são, pelo menos, oito. Um número superior à maioria dos jornais e rádios da região. Isto sem contar com outros assessores que desenpenham as mesmas funções, embora não tenham seguido uma carreia jornalística.

E sem contar também com a equipa de sete redactores, que formam o Gabinete de Apoio à Comunicação Social nos Açores, responsável pela divulgação das iniciativas do Governo. Há quem entenda que esta aposta do executivo na informação, revela também uma estratégia para tentar esvaziar a Comunicação Social.

Mas se ela existe, o Governo [Regional] não está sozinho. No Parlamento, o presidente e os grupos parlamentares do PS, PSD, CDS e Bloco de Esquerda, têm todos jornalistas nos seus gabinetes. Cinco, ao todo. E até as Câmara Municipais já fazem o mesmo. A Associação de Municípios dos Açores e, pelo menos, metade das 19 autarquias do arquipélago, já contrataram, no total, mais de uma dúzia de jornalistas para assegurarem o apoio na divulgação das suas iniciativas.

Ainda assim, há quem se queixe de não conseguir passar a mensagem.


Notícia: RDP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vento forte ameaça voos até(?) sábado

O vento forte de sudoeste pode colocar em causa a realização de voos para a ilha das Flores a partir desta quinta-feira [hoje].

De acordo com a meteorologia, o vento soprará forte a muito forte na manhã de quinta-feira [hoje], com rajadas até 95 quilómetros por hora e de um quadrante que penaliza o aeroporto da ilha das Flores. E assim se deverá manter na sexta-feira [amanhã] e ainda sábado (de manhã).


Notícia: programa televisivo «Bom Dia Açores» (da RTP/Açores).
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Troca-tintas na Câmara de Santa Cruz?

Quanto à pintura [da cantaria] do Convento de São Boaventura, [o presidente Manuel Pereira] informou que a CÂMARA [Municipal de Santa Cruz] em devido tempo TOMOU POSIÇÃO sobre o assunto, que como [o vereador Hélio Ramos] se deve recordar foi [unânime a vereação da CMSCF!] CONTRA a execução da PINTURA [da cantaria do Convento de São Boaventura].

A Direcção Regional da Cultura (...) promoveu um debate sobre o assunto, [com] a participação da Câmara Municipal e da senhora provedora da Santa Casa da Misericórdia, entidade proprietária do imóvel. (...) A conclusão que ficou desse debate foi que todos preferiam que as cantarias ficassem à vista mas devido à erosão que estavam a sofrer era preferível protegê-las.


in Acta da Reunião Ordinária nº 35/2011 da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores (realizada em 27 de Janeiro de 2011)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Atlânticoline aposta nos fins-de-semana

A AtlânticoLine apresentou a operação de transporte marítimo de passageiros entre as ilhas dos Açores para este ano, que decorre entre 17 de Maio e 2 de Outubro, com uma aposta nos fins-de-semana e viagens temáticas.

Para esta operação, Carlos Reis, presidente da empresa, afirmou que “não há intenção de aumentar os preços”, apesar de admitir que poderão ocorrer “alguns ajustamentos” no tarifário, que ainda não está decidido em definitivo.

A operação deste ano volta a ser feita com os navios Express Santorini (de 17 de Maio a 2 de Outubro) e Hellenic Wind (de 9 de Junho a 10 de Setembro), apresentando, entre outras novidades, a realização de viagens temáticas e a preocupação de permitir a passagem de fins-de-semana inteiros em várias ilhas.

Este é o caso entre São Miguel e Santa Maria ou entre a Graciosa e a Terceira, mas também entre as ilhas dos grupos Central e Oriental, permitindo os horários deste ano sair na sexta-feira ao final do dia e regressar apenas no domingo à noite.

Novidade é também o facto de não se realizarem viagens entre as ilhas aos sábados e às terças-feiras, depois dos estudos realizados pela empresa concluírem que não se justificam as viagens nestes dois dias.

Os horários serão especialmente ajustados às principais festas de cada ilha e o Porto da Praia da Vitória funcionará como “placa giratória para todos os transbordos que forem necessários”.


Notícia: «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Nova lagoa... é santuário de aves raras

A derrocada de Dezembro na Fajãzinha fez nascer junto ao mar uma pequena lagoa que tem todas as condições para ser um 'santuário' para a observação de aves raras.

A derrocada do passado dia 3 de Dezembro na Fajãzinha, fez brotar uma nascente de água que criou uma nova lagoa junto ao mar - um caso quase único nos Açores, onde as lagoas são interiores - no que deverá ser um espaço de eleição para atrair as aves americanas que ali têm agora uma óptima 'base' logística para as suas migrações. "Foi incrível o que ali aconteceu, porque tínhamos projectos para inundar zonas daquela parte da ilha das Flores, criando habitats para as aves americanas que ocorrem no Outono ao Grupo Ocidental, projectos que já estavam a criar pó na prateleira e agora esta lagoa caiu do céu", afirma Gerbrand Michielsen, membro da equipa Birding Azores, que reúne um grupo de entusiastas da observação de aves na Região. A Lagoa do Rolo é agora "a mais ocidental da Europa".

Este holandês, ligado à agricultura biológica e aos trilhos pedestres, que há mais de duas décadas vive nos Açores, descobriu esta nova lagoa numa visita de trabalho e começou logo a sensibilizar as autoridades locais e o Governo Regional para a necessidade de preservar o novo 'santuário' para as aves. Até agora as reacções têm sido positivas e espera-se que o Governo possa proteger aquela área, indemnizando os proprietários que viram os seus terrenos alagados.

A observação de aves (birdwatching) tem grande potencial nos Açores, sobretudo no Grupo Ocidental. Por exemplo, o Corvo é considerado um 'paraíso' para a observação de aves americanas, "algumas delas só vistas antes uma ou duas vezes na Europa", explica Gerbrand Michielsen, para quem "na ilha das Flores podemos ver ainda mais espécies raras do que no Corvo". A nova lagoa tem condições de se manter, pois é alimentada por uma nascente de água e, mesmo que ela venha a secar, a proximidade da lagoa face à principal ribeira das Flores deverá garantir a sua preservação, canalizando-se subterraneamente a água da ribeira.

Gerbrand Michielsen integra a equipa Birding Azores, liderada por um sueco, que reúne um grupo de estudiosos estrangeiros das aves. Mas os açorianos também já começam a despertar para esta realidade e têm especialistas conceituados nesta área. Para se ter ideia do poder que uma ave rara pode ter, Gerbrand Michielsen lembra que vieram pessoas de propósito a São Miguel no ano passado para ver uma ave rara que esteve perfeitamente observável durante três meses num lugar bastante insuspeito: a avenida marginal de Ponta Delgada.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Combustíveis estão cada vez mais caros

A gasolina sobe mais um cêntimo esta noite, o gasóleo e o gaz dois cêntimos. É o terceiro aumento em 34 dias. Estes agravamentos permitem acabar com a antiga ideia de que abastecer nos Açores é mais barato do que no Continente.

Em muitas bombas continentais já não é assim. Há já muitas gasolineiras nacionais a praticar preços abaixo dos regionais. Longe vão os tempos em que a Região era conhecida como "oásis dos combustíveis", que já chegaram a ser os mais baratos do país.

Cada vez mais se encontra gasolina e gasóleo a preços mais acessíveis no Continente, para não falar dos portugueses que atestam os automóveis em Espanha, onde os preços são bem mais competitivos do que os nacionais.

Pelos dias de hoje a comparação só é boa quando feita com o arquipélago da Madeira, onde os preços são novamente tabelados, com uma média de cerca de 10 cêntimos mais [caros] do que nos Açores. Os madeirenses chegaram a aderir à liberalização dos combustíveis mas recuaram, voltando à venda regulada pelo Governo Regional.


Notícia: RDP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Adjudicada a empreitada de reparação da cabeça do molhe do Porto das Lajes

A Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO) acaba de adjudicar a empreitada para reparação da cabeça do molhe do porto das Lajes, na ilha das Flores, num investimento que ronda os 3 milhões de euros.

A empreitada em causa estará a cargo do consórcio Somague Engenharia, S.A. e Somague Ediçor, Engenharia, S.A., desenvolvendo-se na extremidade nordeste do cais comercial das Lajes das Flores, a qual se apresentava desgastada face ao efeito produzido por alguns temporais de grande intensidade.

A intervenção agora projectada para a cabeça do molhe do porto das Lajes das Flores traduz-se na adopção de uma solução de reparação que consiste na reconstrução do manto de protecção acima de -4 metros (ZH).

Recorde-se que naquela mesma infra-estrutura portuária da ilha das Flores tem vindo a ser construído ao longo dos últimos meses o núcleo de recreio náutico, com capacidade para cerca de 70 embarcações, uma gare de passageiros – com armazéns e instalações para as autoridades portuária, marítima, aduaneira e de fronteiras – e, ainda, uma rampa para operação de navios ro-ro (Roll on/Roll off) e ferry, obras que juntando à empreitada agora prestes a arrancar representam, no seu conjunto, mais de 13,6 milhões de euros de investimento do Governo [Regional] dos Açores.


Notícia: rádio Atlântida, RTP/Antena 1 Açores e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Câmara de Santa Cruz é... troca-tintas?

Pediu a palavra o senhor VEREADOR JOSÉ CARLOS para dizer que relativamente às obras que estão a ser efectuadas no CONVENTO DE SÃO BOAVENTURA, já vários munícipes vieram expor o seu descontentamento face à PINTURA que o sr. director regional da Cultura decidiu mandar efectuar e que NA SUA OPINIÃO NÃO SE ENQUADRA NO PADRÃO ARQUITECTÓNICO DA ILHA, pelo que deveria aproveitar-se a visita estatutária do Governo Regional nos próximos dias 12, 13 e 14 de Outubro [de 2010] para se TOMAR UMA DECISÃO E DEMONSTRAR QUE A CÂMARA [MUNICIPAL DE SANTA CRUZ] DISCORDA COM ESTA SITUAÇÃO, PELOS QUE TODOS CONCORDARAM.

in Acta da Reunião Ordinária nº 26/2010 da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores (realizada em 7 de Outubro de 2010)

Nova peça da Jangada - Grupo de Teatro

Saudações florentinas!!