62% têm problemas com o sinal da TDT
Estudo da Associação de Defesa do Consumidor (Deco), efectuado em Novembro passado, revela um “cenário grave”: 13% dos lares portugueses não conseguem seguir nenhuma emissão de televisão (ou seja, um em cada 8 lares!).
O panorama é mais grave do que se previa e do que o regulador (ANaCom) sempre admitiu. Um estudo da Deco concluiu que quase dois terços dos lares que recebem televisão digital terrestre (TDT) têm problemas de recepção do sinal. O estudo foi feito em Novembro, sete meses depois da migração total do sinal analógico para o digital, envolveu 1.714 inquéritos validados.
De acordo com as conclusões da Deco há 62% dos lares que recebem TDT em que há queixas de que a emissão sofre falhas no som e na imagem ou mesmo interrupções prolongadas. Isso corresponde, grosso modo, a cerca de 620 mil lares, tendo em conta que perto de um milhão de habitações permanece apenas com o serviço de TV gratuito.
Há mesmo 13% que “não conseguem seguir o normal desenrolar das emissões”, salienta a Deco. Um panorama que contraria “radicalmente” a versão inicial da ANaCom de que a transição provocara apenas problemas residuais aos consumidores, critica a Associação de Defesa do Consumidor.
Este cenário “desolador” foi admitido pela ANaCom “tarde e a más horas”, diz a Deco, citando o relatório final da operação em que o regulador admite que “a rede TDT não estava preparada para suportar as circunstâncias normais e expectáveis inerentes ao seu desempenho”.
A associação acrescenta que os problemas “poderiam ter sido evitados, se tanto a ANaCom como a PT tivessem tido em conta os [seus] alertas e recomendações”. “Houve um deficiente planeamento da rede pela PT e uma ausência de fiscalização e monitorização pela ANaCom”, acusa a Deco, que fala também em “falta de transparência”. Por isso, exige que a PT faça “o que for preciso” para cumprir as condições da licença que recebeu, sem sobrecustos para os consumidores.
Os inquiridos também criticaram o custo da mudança – a conta da adaptação para a TDT, por via terrestre, ascendeu na maioria dos casos a um custo até 99 euros, lembra a Deco - e quase metade (45%) considerou que a informação divulgada durante o processo de transição foi “má” ou “muito má”.
Para reunir mais informação sobre casos concretos, a Deco criou um formulário, com o qual os consumidores com problemas de recepção da TDT se podem registar. Depois, a associação reencaminhará essas situações para a PT e para a ANaCom.
Notícia: «Público», semanário «Expresso» e «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!
2 comentários:
Que importa a TDT ?? Queremos é a meo para ver o canal 10 da casa dos segredos! E por falar em segredos..parece que dia 10 está aí um desses cérebros dessa dita casa! Cheguei de fora recentemente e a primeira coisa que me disseram foi isso!! Ó terra pobre! Gastar dinheiro com isso, só para tirar fotes, e por mais uns cornos onde eles já existem! haja saude
Para quando o Governo toma a decisão de tranferir a Capitania de Santa Cruz para as Lajes das Flores, já que em Santa Cruz não se Justifica ela estar.
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