Empresa grega volta a ganhar concurso do transporte marítimo de passageiros inter-ilhas... mas por metade do preço
A empresa grega Hellenic Seaways voltou a ganhar o concurso de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas dos Açores, mas vai realizar a operação por metade do preço dos anos anteriores.
A informação foi avançada por Carlos Reis, presidente do conselho de administração da AtlânticoLine, a empresa pública regional que gere o serviço público de transporte marítimo de passageiros e viaturas no arquipélago.
A Hellenic Seaways, explicou o administrador da AtlânticoLine, vai realizar a operação de 2013 e 2014 (com opção de prorrogação do contrato por mais um ano) por quatro milhões e 540 mil euros por ano, o que representa uma "redução de 47% face aos valores praticados nos anos anteriores".
A empresa grega volta a operar nos Açores com dois navios: o Express Santorini, de 117 metros de comprimento, capacidade para 1.400 passageiros e 210 viaturas e 19,5 nós de velocidade máxima; e o Hellenic Wind, um barco rápido (35 nós), de 100 metros, que pode transportar até 800 passageiros e 175 viaturas. "São navios que nos garantem fiabilidade, com tripulações que conhecem bem os nossos portos", assegurou Carlos Reis.
O contrato de adjudicação do serviço público de transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas para que possa ser oficializado.
A AtlânticoLine prevê que a operação de 2013 arranque no início de Maio, por altura das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres (aos maiores festas religiosas dos Açores) e termine em finais de Setembro.
Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!
3 comentários:
é pena ser um barco com muitos anos mas é uma maravilha passear neste santorin, já fiz algumas viagens e estou pronto para outras mais.
Adenda informativa através de notícia do jornal «Açoriano Oriental»: "AtlânticoLine e Transmaçor com resultados líquidos opostos em 2011".
De acordo com as contas públicas das duas empresas públicas de transporte marítimo de passageiros nos Açores, que o Governo Regional enviou recentemente ao Parlamento dos Açores, a AtlânticoLine (que opera entre todas as ilhas) teve um resultado positivo de 65 mil euros, ao passo que a Transmaçor (que opera apenas no Grupo Central) apresentou um resultado negativo de 65 mil euros.
O relatório de contas de 2011 das duas empresas revela, porém, que foi a Transmaçor quem ajudou a equilibrar as contas da AtlânticoLine, ao assumir por decisão do Governo Regional uma dívida de 550 mil euros, que será transferida para os cofres da segunda.
O dinheiro em causa refere-se a uma antiga multa aplicada à Transmaçor em 2006, por alegado incumprimento no serviço público de transporte marítimo nesse ano, numa altura em que a empresa era ainda gerida por privados.
A AtlânticoLine (que opera apenas no Verão) transportou em 2011 cerca de 125 mil passageiros e recebeu da Região uma compensação financeira de 8,2 milhões euros pela prestação do serviço público.
Já a Transmaçor (que opera durante todo o ano) transportou no mesmo período 400 mil passageiros, ou seja, três vezes mais do que a AtlânticoLine, mas recebeu do Governo Regional apenas 1,6 milhões de euros, ou seja, cinco vezes menos.
O secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, anunciou a 21 de Novembro durante o debate do programa do Governo Regional no Parlamento açoriano, a intenção de proceder à "fusão" das duas empresas, com vista à redução dos custos de operação.
Pena é que os tripulantes dos carros não falem portugues, para se fazerem entender é só por gestos, haviamos de ser nós no estrangeiro a trabalhar assim?!
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