quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Autarquias atribuem bolsas de estudo

A maioria dos municípios dos Açores atribui bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior oriundos de famílias carenciadas, uma medida “cada vez mais solicitada” face aos “critérios apertados” na atribuição de apoios pelas Universidades.

Das dezanove autarquias açorianas, apenas Ponta Delgada, Vila Franca do Campo, São Roque do Pico e Corvo não atribuem bolsas de estudo para estudantes universitários.

Ao contrário, há mais de duas décadas que o Município de Santa Cruz das Flores tem apostado nesta medida. O autarca José Carlos Mendes adiantou que neste ano letivo foram atribuídas 12 bolsas, salientando que, caso não existisse este subsídio, “a grande maioria dos estudantes universitários não tinha hipótese de estudar”.

No vizinho concelho de Lajes das Flores, a atribuição de bolsas de estudo para alunos carenciados do Ensino Superior é, também, uma forma de reduzir os custos associados à ultraperiferia, assim como uma forma de contornar os apertados critérios das Universidades.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Uma iniciativa meritória. Os municípios investem nos seus jovens, é certo, mas tem de ter contrapartidas. Uma delas, por exemplo, seria terem de trabalhar um determinado período de tempo no concelho, proporcionando mais valias a quem lhe pagou os estudos.

Anónimo disse...

e quem lhes pagou os estudos foram os contribuintes.

Anónimo disse...

no meu tempo as camaras atribuíam era uma pá e uma picareta para as mãos mas, os contribuintes não pagavam impostos nem havia campanha eleitoral.

Anónimo disse...

´Só se pagava a contribuição das terras e mai nada.

Anónimo disse...

Pois, só se pagava a contribuição, mas não se mamava nada. A não ser para os parentes, a vaca era de teta seca, agora é bem boa de leite, por isso tem que vir da algum lado,

Anónimo disse...

Há quem receba "bolsas" não destas mas do governo, com propósitos de investigação, e não faça a ponta de um corno.
Porquê? Porque "é líder".

Qualquer dia desmancho-me.