terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Município de Lajes das Flores quer reforçar apoios ao emprego em 2016

A Câmara Municipal de Lajes das Flores anunciou que vai dar prioridade ao reforço dos apoios à criação de emprego e aos empresários e agricultores locais.

O Orçamento da autarquia para 2016 ronda os 3,5 milhões de euros, mas continua marcado pela "restrição financeira" decorrente de dívidas contraídas pelo anterior elenco camarário da responsabilidade do PSD.

Luís Maciel, atual presidente do Município, explicou que, neste cenário, as principais prioridades da autarquia vão para o emprego e para o apoio aos principais setores de atividade do concelho, o mais ocidental da Europa: "Damos uma grande prioridade aos programas de emprego do Governo Regional, que pretendemos reforçar", destacou o autarca socialista, acrescentando que a Câmara Municipal das Lajes vai também apoiar "os empresários locais e os agricultores".

Sem grandes investimentos programados para o presente ano, o Município das Lajes mostra também particular preocupação com os problemas sociais, num concelho onde residem apenas cerca de 1.500 habitantes, divididos por sete freguesias: "Também as políticas sociais têm um papel muito importante, quer através de vários regulamentos e ações que têm sido implementadas pelo Município, quer com a parceria que temos vindo a desenvolver com outras instituições e entidades, nomeadamente, as IPSS", explicou Luís Maciel.

A Câmara Municipal das Lajes vai também reduzir os impostos municipais em 2016, nomeadamente o IRS e o IMI, e tentar realizar algumas obras de vulto, que estão dependentes, no entanto, da obtenção de fundos comunitários: "Estamos a trabalhar nalgumas candidaturas que estão abertas, na área da modernização administrativa, do plano de emergência municipal e do plano de regeneração urbana, aqui no centro da Vila, e também temos projetos que gostaríamos de implementar, como a recuperação de um Centro de acolhimento e a construção de uma Incubadora de empresas", adiantou o autarca.

O Plano e Orçamento do Município de Lajes das Flores foram aprovados apenas pela maioria socialista, ao passo que os vereadores do PSD se abstiveram, sem, no entanto, fazerem muitas críticas aos documentos: "Nós não temos agido como força de bloqueio! É uma posição de abstenção porque este não é o nosso Orçamento, é o do PS, mas cá estamos para colaborar e melhorar ao longo de todo o caminho aquilo que nos for solicitado", disse Alice Ramos, vereadora social-democrata.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

eu espero ver alguém da camara falar mao tempo.

Anónimo disse...

ainda não vi televisão falar das flores.

Anónimo disse...

2016 é o tudo ou nada ano de eleições, ano de muitas promessas, obras dizem que não vão fazer, ajudar os empresários que já estão ricos e dar mais, obras do governo nem velas pelo canudo, assim como o posto de socorros na casa do povo das lajes o projeto derreteu-se com o calor do verão passado, a rotunda que era para alargar continua no mesmo lugar, e mais não digo.

Anónimo disse...

Que este não é o orçamento do PPD/PSD, já sabemos. Porque é então que não se mostra às pessoas qual é? A politica não é uma brincadeira do rato e do gato. É vontade de contribuir e de trabalhar para o bem de todos.

Anónimo disse...

O PPD abstêm-se porque tem consciência pesada. Depois de ter emborcado o concelho em dividas, diz que este não é o seu orçamento. Então qual seria? Outro, parecido com aqueles que infelizmente conhecemos, e que acabou na bancarrota? Outro, de maior contenção, que nos iria colar a barriga à espinha? Nem uma coisa nem outra. O PSD abstêm-se porque pura e simplesmente perdeu as vértebras e nem se deu ao trabalho de formular um orçamento alternativo. Está caduco, para mal da nossa democracia.

Anónimo disse...

Mais uma nódoa política que desceu à terra, tal qual salvador da pátria, e revelou-se o verdadeiro inferno narcisista, fazendo jus à essência do socialismo! A réstia de esperança assenta no último ano do mandato, que certamente trará uma lufada de ar fresco ao Concelho, indo de encontro à estratégia tomada pelo Governo Regional nestas ultimas duas semanas. É assim que eles, e elas, são eleitos!

Anónimo disse...

anónimo das 19.46 o povo já não acredita nesses que só fazem obras no ano de eleições.

Anónimo disse...

É assim que eles e elas são eleitos há dezenas de eleições. Eles e elas do PS, eles e elas do CDS, eles e elas do PSD.
Todos se julgam "os melhores", todos do mesmo saco de farinha cheio de gorgulho.

Anónimo disse...

eu gostava de saber quando vai estar feito aquela obra na caldeira na fazenda que já vem do tempo cabeca grande e pelos vistos não vai acabar com o maciel.aqui na california dizem que vai sair nova queijaria da fazenda.sera certo

Anónimo disse...

pela minha parte no que me toca aqui pelas lajes o maciel pode ir fazendo as malas que eu não gosto de politicos que só fazem obras na altura de eleições.

Anónimo disse...

Estão enganados. A Camara já fez umas coisas:

- festas e mais festas
- tirou umas paredes numas relvas ali para a reta das Lajes
- vendeu as maquinas da Camara
- comprou carrinhas velhas para resolver os amigos
- contratou auditores que levaram um barrilhe de dinheiro e não fizeram nada
- aguenta a equipa de futebole da Fazenda
- paga o funcionario do bar do Clube Naval
- fez uma placa para os que estiveram no Ultramar e não pos os nomes todos
- levaram o Dia da Autonomia para a Fajã Grande e deixaram as Lajes em ultimo lugar
- comprou o quintal do nuno para o Governo fazer a rotunda

Querem mais? Só amanhã.

Anónimo disse...

E também arranjou um emprego para o espreita ladrões que não espreita nada porque continuam a roubar gasóleo.