quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Reserva de segurança de farinha e gás

Fundo Regional de Coesão está encarregue de criar uma reserva mínima de gás e farinha na ilha das Flores, para evitar que ocorram mais ruturas de 'stock'.

Tendo em conta as recentes dificuldades em assegurar o normal abastecimento da ilha das Flores, na sequência de condições meteorológicas adversas que impedem por vezes a escala por via marítima, Vítor Fraga encarregou o Fundo Regional de Coesão de encetar diligências para desencadear junto das entidades locais os procedimentos necessários à criação de um 'stock' mínimo de segurança de gás e de farinha na ilha das Flores.

A decisão pretende evitar a rotura destes bens na ilha das Flores quando, por motivos meteorológicos ou técnicos extraordinários, não possa ser garantido o seu normal abastecimento.

Nesse sentido, o Fundo Regional de Coesão já encetou contactos com a Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores no intuito de conjuntamente avaliar o melhor local para a instalação de um parque de armazenagem de gás, com um 'stock' mínimo de garrafas de ambas as marcas, a que se possa recorrer quando se verificarem situações que, pela sua natureza, o exijam.

Nos últimos tempos, o abastecimento de gás à ilha das Flores tem sido reforçado mas não produziu na íntegra os seus objetivos, uma vez que o receio da população tem levado à aquisição de garrafas em quantidades acima do que é frequente.

Recorde-se que a portaria 460/2011 determina que em cada habitação só podem ser armazenadas 4 garrafas de gás. Toda e qualquer situação que ultrapasse esse limite, não só configura um incumprimento da legislação como, pela sua natureza, pode fazer perigar a segurança das pessoas. Assim, apela-se à boa compreensão da população para que não se cometam exageros no armazenamento de botijas em casa.

No próximo sábado (dia 30 de Janeiro), o navio Sete Cidades desloca-se à ilha das Flores para repor a normalidade de abastecimento local.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Este moço secretário do corvo que já foi da jsd e agora diz que é do ps em vez de criar fundos que só vão servir para comermos pão com farinha fora do prazo da validade , antes se preocupa-se que as empresas de transporte fizessem o transporte nas datas previstas e com a regularidade normal. Se toma-se medidas para que a lei fosse respeitada não havia necessidade de criar fundo de reserva para gaz , isto só vai beneficiar uma economia paralela pois quando a necessidade assim o exigir quem tomear conta do fundo vai vender as garrafas há sucapa , isto não é solução. limitem o nº de garrafas de gaz por pessoa , existe pessoas neste momento que tem stock de gaz em casa que dá para 10 anos ou mais criem mas é tino nestas cabeças.

Anónimo disse...

mais uma vez camara das lajes deixa ir uma coisa para santa cruz o setoque de gaz.andao. sempre a dormir andar nos cafés como a variadora

Anónimo disse...

Assim não dá resultado tem de ser um armazém da responsabilidade da Camara e os comerciantes ali irem comprar para venda ao publico. Segundo o que já ouvi falar existe um fundo para os comerciantes terem um stok e nunca resultou.

Anónimo disse...

Este problema já se arrasta de longos anos e até à data de hoje o Governo nunca resolveu. Só vai resolver com a montagem de tanque de gaz nas Lajes e ali ser enchido para invitar que as pessoas façam de sua casa um armazém que se torna um grande perigo para a população e vizinhos. Os Florentinos estão de parabéns de nunca ter acontecido nenhum acidente como já vi em outra Ilha. É de agradecer a Deus.

Anónimo disse...

Eu tenho 75 anos e nunca vi uma pouca vergonha como esta deste governo socialista com este pequeno do Corvo mandar areia para os olhos dos Florentinos, ele apreendeu depressa a tentar dar a volta à cabeça das pessoas mas à minha com a idade que tenho não vai conseguir. Houve alguém que aqui escreveu a dar uma ideia que para mim já deveria estar a funcionar de à muitos anos sobre o enchimento do gaz nas Flores já que a Ilha dele não necessita deste produto e ele não resolve, mas se fosse em São Miguel já estaria resolvido.

Anónimo disse...

O gaz, como se sabe, não tem prazo de validade. A criação de um 'stock' mínimo de segurança de gás é pois a solução para uma ilha onde o número de consumidores não justifica equipamento de enchimento. Uma medida sensata, adaptada à nossa dimensão.

Anónimo disse...

Não justifica o que!!!estás a defender a o teu tacho ou não percebes nada de nada do assunto.

Anónimo disse...

O problema do gás já deve estar quase resolvido,as pessoas depois de trocarem as vazias pelas cheias ficam bem amanhados,daí não vai haver necessidade de criar outras coisas na Ilha.

Anónimo disse...

este anónimo anda agoniado para não perder o tacho já é a segunda vez que ele defende o não enchimento do gaz nas Lajes em vez de lutar para o problema seja resolvido definitivo com o enchimento na ilha.