sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Vítima mortal por falta de condições para evacuação médica devido ao furacão Alex

No balanço final da passagem do furacão Alex pelos Açores, o Serviço Regional de Protecção Civil regista “e lamenta” uma vítima mortal na ilha das Flores.

A residente na ilha das Flores não pode ser evacuada por causa das condições atmosféricas e acabou por falecer após paragem cardio-respiratória. Na noite de quinta-feira foram recebidos “quase em simultâneo” dois pedidos de evacuação. O primeiro foi às 20h54, feito pela Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge. Às 21h00 chegou o pedido da Unidade de Saúde das Flores.

A primeira evacuação, em São Jorge, “foi efectuada de imediato pela Força Aérea Portuguesa (FAP) para a Base das Lajes, na ilha Terceira”. O segundo pedido de evacuação já não foi possível efectuar porque “devido à aproximação do furacão Alex, a FAP considerou não estarem reunidas as condições de segurança para voar para a ilha das Flores”. Entretanto, por volta das 3h55m foi feito mais um novo pedido de evacuação por parte da Unidade de Saúde da ilha das Flores, referente a outro doente. Enquanto se aguardava pela melhoria das condições atmosféricas, “o médico da USI das Flores foi sendo devidamente acompanhado pelo médico regulador do Serviço de Protecção Civil e pelo médico da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Horta, através dos sistemas de telemedicina e telemonitorização”.

O comunicado emitido pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores adianta que “pelas 11h10, as operações da Base Aérea 4 informaram o SRPCBA que estavam reunidas as condições para que o helicóptero se deslocasse à ilha das Flores, tendo sido desencadeada a evacuação” mas já não foi possível transportar a paciente que acabou por falecer às 14h00. O doente do pedido efectuado às 3 da manhã foi “foi evacuado das Flores às 16h49” para o Hospital de Santo Espírito.


Notícia: «Correio dos Açores», «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

Lamentável! Revoltante! Todavia como temos atrelado neste caso uma questão de mau tempo pouco há a comentar!
Mas penso que em pleno Século XXI existem medidas que podem ser tomadas por quem tem responsabilidades, por quem é eleito por voto popular!
E aqui não podemos simplesmente falar de partidos políticos e deste ou daquele órgão de soberania! Aqui temos que falar também das Câmaras Municipais; E aqui começa uma situação que é o seguinte: Porque as três Câmaras do Grupo Ocidental não se juntam e não correm atrás de criar no Grupo Ocidental um Centro de Referência, como por exemplo contratar médicos especialistas de outros países para trabalharem no Grupo Ocidental!, Quero ver abrir vagas para médicos nomeadamente Brasileiros ou de outros países e pagar o salário em Euros, com contratos que podem ser inicialmente de 3 anos por exemplo como a lista de inscritos seria tão grande que me arrisco a falar que ao invés dos pacientes das Ilhas do Grupo Ocidental serem transferidos para o Faial, Terceira ou São Miguel teríamos o inverso, pacientes sendo transferidos para a Ilha das Flores por exemplo! É lógico que para o Governo Regional não é interessante colocar médicos especialistas na Ilha das Flores devido ao custo que isso irá representar! Mas julgo que seria interessante para os Senhores Presidentes de Câmara se juntarem por exemplo atravês da Associação de Municipios e tomar essa medida que é perfeitamente cabível e exequível, e seria uma forma de garantir que todos os cidadãos tivesses próximo de si médicos especialistas! E não precisariam muitos a titulo de exemplo poderia ser um Cardiologista, um Cirurgião Geral, um Anestesista e um Ortopedista, estamos falando de 4 especialistas que iriam trazer uma margem de segurança para toda a população das duas ilhas! Acho que seria algo a ser ponderado!

Anónimo disse...

Alguém sabe explicar o porquê de ter acontecido? A desgraça quando bate à porta de quem tem poucos recursos, acaba por ficar mais desgraça!
Será que a nossa deputação irá se manifestar acerca deste caso? Não me parece. Primeiro porque não é um membro da família dos excelentíssimos, segundo porque não tem necessidade de se sujeitarem aos cuidados de Saúde nas Flores e por ultimo, a força destas três criaturas de nada vale senão para receberem os respectivos vencimentos (já para a semana)!
O centralismo e o socialismo açoriano a funcionarem em pleno.

Anónimo disse...

A evacuação de São Jorge não foi de imediato após o pedido...foi de manhã...

Anónimo disse...

Com um furacão não se brinca. A evacuação provavelmente não foi feita por razões de segurança fortes. Isto não significa que as coisas estejam bem. A telemedicina ajuda se houver o equipamento e os medicamentos necessários para o médico de clinica geral atuar. Não sei se foi o caso.
Nos dias que correm, para se tirar medicina neste país tem de se ter média entre 18 e 19. Para se tirar uma especialidade ainda é mais complicado, porque as vagas são muito limitadas. Nos dias que correm importam-se neste país médicos da Ucrânia, de Cuba, do Brasil e até da Colômbia!

E isto porquê?

Primeiro: porque não nos sabemos mandar.
Segundo: porque se cede aos interesses de alguns, que querem garantir remunerações elevadas.
Terceiro: porque correm todos para os grandes centros, onde o mercado é mais atrativo.

E porque é que a colocação de médicos no serviço público não é igual à dos professores? Acaso uns são melhores do que os outros? Acaso a actividade de uns é menos importante do que a de outros? Acaso o curso superior que uns tiram é mais caro do que o dos outros?

Se houvesse vagas suficientes para os nossos jovens tirarem medicina e não importarmos médicos estrangeiros, e se a colocação dos profissionais de saúde nos centros públicos fosse igual à dos professores, não faltavam médicos nas Flores.

Anónimo disse...

O nosso problema não tem solução. Nem a Autonomia o resolveu,porque ele funciona na mesma lógica do resto. Somos poucos,valemos poucos votos e poucos deputados. Somos poucos e fracos,não temos massa crítica (mais uma vez, isto vai a tudo!). Temos medo,muitos de nós têm a rabo preso. Estamos mais longe do que a maioria dos outros,dos centros de decisão e dos recursos.
Isto funciona numa lógica de grandezas. Temos dois tipos de Ilhas,grandes e pequenas. Esta grandeza não é geográfica. As grandes estão no patamar superior, quanto a recursos. As pequenas estão (todas) num patamar inferior,que "não justificam", para quem nos governa, os mesmos recursos,daí resultando situações como esta e até outras muito menos graves,como não haver gás,por exemplo.
Muitos de nós ainda nos lembramos do Hospital e dos recursos de saúde que tivemos durante a estadia dos franceses cá. Porquê? Porque nos anos sessenta do século XX,os franceses já tinha direito a uma qualidade de vida elevada.
Terminou o Acordo,eles partiram e sabem o que é que aconteceu,assim de um momento para o outro? O Governo Regional mandou desmontar tudo aquilo que as unidades de saúde das restantes Ilhas pequenas (mas mesmo as pequenas), não tinham. Salas de operações,de partos,equipamentos de toda a ordem; foram camionetas cheias para a lixeira da Ponta Ruiva. Porque as Flores não podia ter mais do que as outras Ilhas da sua "categoria"/"dimensão". Antes tinha porque os franceses é que pagavam.

Anónimo disse...

O da cana roca retirou-se porque agora tem mais ocupação, mas apareceram outros tão bons como ele

Anónimo disse...

é verdade anónimo das 02.08 e esta ilha ficou entregue à pobreza.

Anónimo disse...

Queres mais deputados anónimo de 17/01/2016, 02:08:00? Leva-os para tua casa

Anónimo disse...

os deputados deviam ganhar pela produtividade.

Anónimo disse...

Enquanto os salários, fruto do trabalho de cada um, as reformas conseguidas por aquilo que se desconta, e as pensões vão ao fundo, porque é preciso salvar a nação e os credores apertam, as subvenções vitalícias dos políticos fizeram-se intocáveis.
Ali não se pode mexer fruto de legislação feita pelos próprios! Ali não há patriotismo nem pátria para salvar.
É sacar, porque se tem direito, e os outros que se apertem para se reformarem de bengala e receberem menos de metade.
Esta piolheira de país, presta-se a tudo.
Alguém pergunta à trampa de partidos que temos, o que é que pensam sobre o assunto? Os deputados que elegemos, não tem nada a dizer? Os lideres partidários, sempre rodeados de mordomias, não pensam nada sobre o assunto?
País de estupores.

Anónimo disse...

Ao Anónimo de 18/1, 13h36,convido a ler bem o meu texto;desculpe,mas não entendeu o que eu escrevi,a avaliar pela sua resposta! O que eu pretendi dizer,foi que,quem é pequeno,merece pouca atenção.Logo,não temos um serviço de saúde com resposta para situações semelhantes à que ocorreu e foi tratada naquela notícia.Lembra-se,por acaso,o que é que estávamos a comentar? Assim,se fossemos mais,como o Faial,por exemplo,teríamos um Hospital e especialistas,como já o tivemos quando os franceses cá estavam,exactamente porque eles queriam garantias,visto estarmos numa Ilha distante e com dificuldades de acesso.
Quanto a levar os Deputados para minha casa,seja razoável,porque eu nunca tratei ninguém mal.Comento como cidadão empenhado mas educadamente.

Anónimo disse...

Porque só os Deputados tem culpa? Os Deputados eleitos pelo Circulo Eleitoral da sua ilha, são apenas mais 3 que fazem parte dos seus Grupos Parlamentares na Assembleia Legislativa Regional. Os Deputados não tem essa força e muito menos o poder para conseguir colocar na Ilha das Flores por exemplo um Hospital com Especialidades! Mas os Presidentes de Câmara sim, eles podem e devem fazê-lo! Perde-se tempo batendo nos Deputados, não que eu os queira defender, até porque não precisam! Mas e os Eleitos Locais, os Presidentes de Câmara, porque não se juntam e fazem o mesmo que os Franceses fizeram na Ilha das Flores durante a sua estadia na Ilha! Porque não atravês da Associação de Municipios das Flores e do Corvo, que se não existir pode ser criada facilmente porque a Legislação prevê isso! E a partir dessa Associação criar no Centro de Saúde da Ilha das Flores assinando quem sabe protocolo com o Governo Regional passar a desginar o Centro de Saúde de Hospital e dotar o mesmo de algumas especialidades de primeira necessidade (exemplo Parteira, Obstetra, Cirurgião Geral e Cardiologista)se preciso for importar médicos qual o problema? É preferível importar médicos especialistas em vez de ver um cidadão morrer à mingua por falta de médicos e porque as condições atmosféricas não permitem uma evacuação em segurança!
Não esqueçamos que as Ilhas das Flores e do Corvo são no quadro do contexto territorial e administrativo de Portugal, constituíram, durante séculos, um território extremamente periférico, associado de facto e de direito, ao pólo, ainda assim distante, do Grupo Central do Arquipélago dos Açores e hoje em pleno século XXI continuamos! Podemos sim, e os cidadãos tem direito a esse serviço constitucionalmente consagrado.
A Ilhas das Flores e do Corvo encontram-se numa localização geográfica onde existe a possibilidade de ficar 15 ou mais dias sem poder aterrar avião ou chegar Navio, me lembro dos anos 70 e 80 e ainda em 90 em que ficavamos sem bens essenciais por motivo de mau tempo. Será que os Senhores Presidentes que por acaso são todos do mesmo partido o que facilita o entendimento não estariam disponíveis para pensar nisso?
Seria uma forma por ventura de ficarem na História do Grupo Ocidental como tendo feito algo em prol da sua população!