terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PSD quer esclarecimentos sobre ligação da fibra óptica às duas ilhas ocidentais

O grupo parlamentar do PSD/Açores solicitou [na passada sexta-feira, dia 4] esclarecimentos ao Executivo regional, de maioria socialista, sobre o processo de ligação do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo.

Os social-democratas, num requerimento apresentado no Parlamento regional, pretendem que o Governo [Regional] divulgue o estudo económico do projecto, esclareça como será financiado e apresente as contrapartidas que resultam em benefício dos Açores.

O cabo de fibra óptica, que liga a Europa aos Açores, passa actualmente por sete das nove ilhas do arquipélago açoriano, tendo a [sua] extensão às duas ilhas do Grupo Ocidental sido referida pela primeira vez pelo presidente do Governo [Regional] em Fevereiro de 1998. Nessa altura, Carlos César revelou que o Executivo tinha solicitado um estudo sobre os custos da ligação [do cabo de fibra óptica até] às Flores e ao Corvo.

"Passaram 11 anos e ainda não se tem conhecimento público desse estudo, nem das suas conclusões, nem da previsão dos custos de semelhante projecto", refere o requerimento assinado pelo deputado [florentino] social-democrata António Maria Gonçalves. O documento recorda ainda que, em Setembro de 2008, no final de uma reunião com responsáveis da PT, empresa parceira do Executivo neste projecto, o Governo [Regional] revelou que os resultados do estudo económico seriam conhecidos "dentro de quatro meses".

No desenvolvimento do processo, em Abril deste ano, o Parlamento regional aprovou por unanimidade uma recomendação para que o Executivo desenvolvesse as iniciativas necessárias para que o cabo de fibra óptica chegue às duas últimas ilhas até finais de 2010.

Posteriormente, em Novembro, o Executivo [regional] anunciou que a PT está a analisar as propostas apresentadas pelas empresas concorrentes. Na altura, o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, revelou que a ligação da fibra óptica às Flores e ao Corvo envolve um investimento de cerca de 13 milhões de euros.

No requerimento entregue [na passada sexta-feira, dia 4] no Parlamento, o PSD/Açores pretende que o Governo Regional forneça uma cópia do estudo económico que encomendou e também cópia de toda a correspondência trocada com a PT sobre esta matéria.

O PSD/Açores também pretende saber como será financiado este projecto, questionando se haverá comparticipação regional, europeia ou nacional ou se será integralmente financiado pela PT. Os social-democratas pretendem ainda saber quais as empresas cujas propostas estão a ser analisadas pela PT e quais as contrapartidas para os Açores que vão resultar da exploração do cabo de fibra óptica por esta empresa.


Notícia: «Diário de Notícias», «Açoriano Oriental» e «A União».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

este cabo de fibra está parecido com as duas piscinas das lajes já lá vão doze anos e eu ainda não vi agua pela borda.

Alguem nos Bastidores disse...

Deviam antes perguntar ao governo o porquê do cabo fibro optica nas Flores só abranger o centro de Santa Cruz?
Os outros são fdp?
Vergonhoso essa atitude,e sei do que estou a falar.

Anónimo disse...

santa cruz é a capital e o resto da ilha é paisagem,na altura dos votos é que vem as promessas a cativar os eleitores mas depois esquecem-se de nós,é mais fácil fazerem no corvo qualquer coisa que aqui nas flores e então nas lajes,a cor ajuda muito,seja pelo amor de Deus.

Anónimo disse...

em resposta ao anónimo das 13,07 do dia nove de dezembro em que diz que o cabo de fibre só abrange o centro de santa cruz, e que sabe o que está a dizer. ao anónimo não sabe o que está a dizer. este cabo quando chegar ás flores que será muito provavel que a entrada dele seja nas lajes fica ilha toda ligada ao exterior.

Anónimo disse...

Esta gente esquece de que vivem na mesma ilha, é só picardias uns com os outros, pooo já enjoa, quando o cabo chegar será para todos...

Alguem nos Bastidores disse...

nónimo das 12h02 do dia 10,
não faço mais comentários.já disse o tinha a dizer e não retiro nem uma virgula.
Já se esqueçeram que Manuel Pereira quando fez as obras("esburacou ruas") em Santa Cruz deixou tudo preparado para introuduzir os referidos cabos de fibro optica?

Anónimo disse...

Primeiro é preciso ver que o cabo de fibra optica que vai ligar a ilha ao continente não é o cabo de fibra optica que nos vai entrar pela casa dentro. Este cabo irá permitir que a central de comunicações na ilha tenha uma melhor e mais rápida ligação ao resto da rede, isso permitirá muito provavelmente serviço terrestre de cabo, ligações adsl mais rápidas, iptv, e, a tão falada fibra óptica de uso doméstico, cuja instalação, será provavelmente mais facil do que passar um cabo no fundo do atlântico.
o que interessa é que a partir do momento que estiver-mos ligados por fibra optica, toda a gente sairá beneficiada.

Anónimo disse...

e a ilha das flores afunda-se no mar de tristezas a que nos levam os "maiores", os que tiveram olho em terra de cegos