terça-feira, 10 de agosto de 2010

RTP/Açores assinala hoje 35 anos

Criado na sequência da Revolução de Abril de 1974, o canal [televisivo regional açoriano] abriu a 10 de Agosto de 1975 com uma intervenção do presidente da Junta Governativa dos Açores, o general Altino Pinto de Magalhães.

Nesse dia de abertura, a emissão durou seis horas, terminando com um Telejornal. Seguiram-se, durante vários meses, emissões experimentais com a duração de três horas diárias.

A criação da RTP/Açores - já existia um canal na Madeira - não pode dissociar-se do clima político e da realidade tecnológica da época. Na altura, ainda não eram correntes as transmissões televisivas por satélite, o que impossibilitava a colocação nas Regiões Autónomas das emissões nacionais dos canais públicos.

Os telejornais chegavam de avião e com atraso. Durante anos, o canal regional - a par da televisão americana da base das Lajes, a que apenas os vizinhos tinham acesso - foi a única janela dos Açores para o Mundo.


Notícia: RTP/Açores.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Desde que nasceu, esta RTP-A ainda não passou de RTP-SM.

É ver aquele pseudo programa que dá de manhã, onde as mulheres de Rabo de Peixe preguntam se vai fazer sol para estenderem a roupa.

É ver os telejornais, onde o noticiário de S. MIguel produz 85 % do tempo de emissão.

O Sr. Bicudo prometeu descentralizar. Uma ideia excelente.
Mas até agora estamos a aguardar.

Anónimo disse...

eu sempre disse e continuo a dizer a rtpaçores deveria ter cido montada era no corvo deixava de ser rtp s. miguel e quem quise-se trabalhar teria que se deslocar para o corvo e eu tenho quase a certeza que o grupo ocidental era muito mais falado. o anónimo de cima tem toda a razão em dizer que 85% da informação é de são miguel que eu até já não ligo ás noticias pela minha parte a rtpaçores deveria já ter fechado as portas era menos dinheiro a sair dos contribuintes.

Anónimo disse...

Entretanto havia um canal de televisão no Concelho das Lajes das Flores sendo seu proprietário a Camara Manucipal.

Anónimo disse...

Claro que grande parte do fluxo informativo tem de ser proveniente de S. Miguel. Mais de metade da população dos Açores está radicada em S. Miguel. Não percebo os motivos das reclamações.

Anónimo disse...

os anomimos acima não conhecem a realidade de S.Miguel vão lá uma vez por outra e não saem da cidade e pensam que é so aquilo , oh meus amigos dá muita mais informção das Flores do que de S.Miguel , enquanto num fim de semana há nas Flores uma festa em S.Miguel há dezenas delas , a das Flores dá na tv e de S.Miguel dá três , onde ficam as outras todas?Isto é so um exemplo.Voces Florentinos deixam passar uma má imagem da sua ilha porquê?É uma ilha tão linda e agradável de viver , mas o que os outros têm é que é bom.