segunda-feira, 24 de março de 2014

Celebração do Dia Mundial da Poesia

Poesia e música: este foi o mote para uma noite diferente, organizada pelo conselho executivo da Escola Secundária das Flores com a colaboração de professores e alunos. Assim, nada melhor para um casamento perfeito: a Poesia e a Música juntas na Noite...

O anfiteatro da escola, em Santa Cruz, foi pequeno para albergar todos aqueles que marcaram presença neste serão cultural, na passada sexta-feira (21 de Março, Dia Mundial da Poesia). Grandes poetas - florentinos e não só - foram evocados perante a atenção dedicada e empenhada de todos os presentes. Dos poetas lembrados destacam-se: Da Costa e Silva, Natália Correia, António Maria Gonçalves, Octávio Brasil, Albino Magaia, Roberto Mesquita, Sérgio Frusoni, Pedro Homem de Melo, Valério Florense, Pedro da Silveira e Vinicius de Moraes.

As idades na assistência variavam mas, infelizmente, eram os de meia-idade a sua maioria. Todo o desenrolar dos acontecimentos culturais foram de igual relevância e importância, sendo assim todos os momentos especiais. A qualidade dos textos, bem como dos "declamadores", os músicos e os temas excepcionalmente bem interpretados, formaram sem sombra de dúvida o menu perfeito para saciar o apetite daqueles que ali se deslocaram ávidos de momentos destes, quase sui generis por estas paragens. De salientar um pormenor de grande importância, no meu ponto de vista, que é o facto do cenário, bem como os arranjos e efeitos serem construídos a partir de materiais usados, ou seja, reciclados.

A Costa Ocidental teve o convite para estar presente a fim de captar as imagens e divulga-las, para que uma vez mais esta terra do Sol Poente seja vista em todos os "cantos" deste planeta azul. Muito obrigado ao conselho executivo da Escola das Flores, bem como a todos os intervenientes e a todos que, de uma forma ou de outra, tornaram possível este trabalho. Obrigado especial à Luísa Silveira pela fotografia e a ajuda na produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: