terça-feira, 18 de março de 2014

Mosteiro ganhou prémio Eco Freguesia

Desde que o ser humano habita neste planeta, progressivamente e de acordo com a evolução da sociedade que vai sendo criado lixo e resíduos, muitos deles com carácter prejudicial e destruidor para o planeta, em alguns casos mesmo de carácter irremediável.

Nas últimas décadas o mesmo produtor destes resíduos, o ser humano, tem vindo a tomar consciência do mal que faz e tem tomado medidas que dentro do possível remedeiam a situação.

É nesse sentido que em quase todos os países, todas as cidades, vilas e aldeias existem programas específicos para a recolha, tratamento, armazenamento e até reciclagem dos referidos resíduos. Assim sendo, e porque estamos nos Açores, o Governo Regional legislou sobre como devem ser tratados os lixos por todos nós produzidos.

Nessa matéria uma das iniciativas é o programa “ECO Freguesia, freguesia limpa”. Este programa tem como principal objectivo reconhecer e distinguir o esforço das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento do lixo para destino final.

O poder local, concretamente as Juntas de Freguesia têm primordial importância na execução deste programa. Desta feita coube à mais pequena freguesia florentina, o Mosteiro (actualmente com 37 habitantes) receber esta distinção referente ao ano transacto. Segundo as palavras de Conceição Gonçalves, secretária da Junta, este prémio Eco Freguesia 2013 só foi possível graças ao esforço da Junta de Freguesia e, claro está, a colaboração empenhada da população do Mosteiro.

Na cerimónia estiveram presentes as mais altas individualidades do concelho envolvidas neste programa: elementos da Junta de Freguesia, vigilante da natureza, director do Serviço de Ambiente e presidente da autarquia, para além da população que ali se deslocou. Parabéns à freguesia do Mosteiro, um muito obrigado e um bem-haja a todos.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

este zé da musica não sabe falar só do concelho das lajes tem que falar tambem no de santa cuz.
haja paciencia.