segunda-feira, 3 de março de 2014

Dança de Carnaval à moda da Terceira: “Esta ilha é um bailinho”, na Fajãzinha

O calendário reserva-nos esta época do ano aos festejos carnavalescos. Por todo o Mundo, nuns lugares mais que noutros, essa tradição é mantida e festejada de acordo com os usos e costumes. Nos Açores essa tradição é mantida em todas as ilhas, sendo que algumas levam a festa ao rubro e outras nem tanto.

Desde há muitos anos que a ilha das Flores não foge à regra e traz às ruas e palcos florentinos as suas danças de Carnaval, que por cá têm características diferentes das restantes ilhas.

Este ano a freguesia da Fajãzinha quis inovar e para tal ensaiou não uma dança mas um bailinho de Carnaval à moda da ilha Terceira. Uma ideia de Francisco Correia, mais conhecido por António da Pedra, natural da Terceira e com o Carnaval a correr-lhe nas veias.

Se bem sonhou, melhor o fez, após contactos com algumas pessoas, juntou esforços em comunhão com muitas boas vontades e muitas horas de ensaios, eis que no passado dia 21 de Fevereiro foi apresentada em estreia na freguesia da Fajãzinha a Dança do Pandeiro "Esta ilha é um Bailinho", onde a sátira, o descobrir algumas verdades (que nesta época ninguém leva a mal) e o apontar do dedo, bem como um bom mexerico, deram o mote para um prato bem servido com iguarias carnavalescas para delícia de todos os presentes que encheram o salão.

Este bailinho de Carnaval conta com 31 elementos, cujas idades variam entre os 6 e os 67 anos e provenientes de várias localidades da ilha das Flores, bem como de outras ilhas (nomeadamente, Terceira, Pico e Faial), sendo que muitos dos músicos são profissionais. Parabéns e bem haja a todos.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!