sábado, 29 de março de 2014

Festival de Sopas Tradicionais

Desde sempre o ser humano teve necessidade de se alimentar. Por tempos prolongados na História evolutiva o ser humano alimentou-se de produtos naturais e crus, passando depois a fazer uma alimentação variada contendo peixe e carne, o que se mantém até aos nossos dias. A evolução foi colocando ao serviço do ser humano diferentes e variadíssimas opções e alternativas, fazendo com que actualmente o acto de comer por vezes se torne quase num acto sagrado e em extremos de luxúria e gula.

Mas deixando as generalidades e indo ao concreto: a ilha das Flores foi palco de mais um evento, desta feita o Festival de Sopas. A ideia foi da administração do Grupo Desportivo Os Minhocas, que se bem o pensaram, melhor o fizeram.

Reunidas as vontades, as pessoas, os ingredientes, eis que um jantar dedicado aos sabores e degustações de diferentes sopas caseiras aconteceu no passado sábado (dia 22) no salão da sede dos Minhocas. Foram 16 os sabores diferentes, caseiros e tradicionais que estiveram à disposição de quem ali se deslocou para mais uma degustação e partilha conjunta de sabores que teimam em desaparecer com o passar dos anos, gerações e fruto da dita evolução...

A Costa Ocidental teve o convite para estar presente a fim de captar as imagens e divulga-las, para que uma vez mais esta terra do Sol Poente seja vista em todos os "cantos" deste planeta azul. Muito obrigado à direcção dos Minhocas, bem como a todos os intervenientes e a todos que, de uma forma ou de outra, tornaram possível este trabalho/imagens. Obrigado especial à Luísa Silveira pela fotografia e ajuda na produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!