terça-feira, 15 de março de 2016

Museus "regionais" vão alargar horários

Os museus açorianos vão ter horários alargados de forma a dar resposta cabal às visitas, adequando os seus horários à conveniência do público visitante.

De acordo com portaria publicada em Jornal Oficial, os museus da Região passam a estar abrangidos por um novo regulamento geral que determina horários de abertura ao público mais alargados. A portaria aprova os novos regulamentos dos museus regionais e de ilha e também a organização interna e funcionamento desses museus.

Na mesma portaria, que entra em vigor a 1 de Abril, são igualmente fixadas as modalidades de ingresso nos museus, a tabela de preços, reprodução e empréstimo de imagens, a tabela de preços para filmagens ou execução de gravações vídeo em espaços museológicos e a tabela para cedência de instalações e equipamentos.

De acordo com a portaria, as novas regras surgem devido à necessidade de proceder à atualização dos vários normativos que, até agora, regulavam estas matérias de forma a uma “melhor adequação” dos museus regionais e de ilha “às novas realidades, nomeadamente na área funcional e gestão interna”.

Por outro lado, foi igualmente considerada na portaria “a premência de introduzir mecanismos próprios de atuação, designadamente as parcerias entre os museus e as entidades públicas e privadas”, por forma a garantir “uma melhor articulação com a comunidade” e a possibilidade de “a cultura associar-se à nova dimensão do turismo no arquipélago, considerando o impacto cada vez maior que o mesmo está a ter na Região”, entre outras questões que justificam a medida.


Notícia: «Diário Insular», «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: