quarta-feira, 30 de março de 2016

Novo Plano regional para os resíduos

Entrou hoje em vigor o Plano Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores (PEPGRA).

Foi ontem publicado em Diário da República o PEPGRA, que tem como objectivo prioritário reduzir a produção de resíduos e aumentar a sua reutilização, minimizando ao máximo o recurso a aterro ou à valorização energética como destino final.

Até 2020, os Açores querem passar a reutilizar e reciclar mais de 50% dos resíduos urbanos, incluindo papel, cartão, plástico, vidro, metal, madeira e resíduos biodegradáveis.

Com a execução e entrada em funcionamento da rede de Centros de Processamento em sete das nove ilhas, já foi possível em 2015 reciclar mais de 10.360 toneladas de resíduos de embalagens reunidos nos sistemas de recolha selectiva.

O PEPGRA, plano sectorial que foi sujeito a ampla consulta pública e à apreciação do Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sucede ao Plano para a Gestão de Resíduos dos Açores e visa a protecção e a valorização ambiental, social e económica dos Açores. Nesse sentido, estabelece as orientações estratégicas de âmbito regional da política de prevenção e de gestão de resíduos, envolvendo operadores, privados e instituições.


Notícia: «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: