sábado, 26 de dezembro de 2009

«Ilhas das Flores e Corvo... maravilhas da natureza», a opinião de Carla Bretão

Passados dois anos, os constrangimentos continuam... Com uma pequena diferença: o prometido Hotel já se vê erguido, não entre montes ou paisagens inacreditáveis, mas com vista para o parque industrial!...

Há, sensivelmente, dois anos, escrevi sobre estas [duas] belíssimas ilhas, abordando as dificuldades vividas por muitos que ansiavam lá chegar... ou sair. As passagens continuam caras; os barcos continuam a cancelar, a desviar a rota, pelos atrasos quase previsíveis do [navio] "Viking", levando vinte e seis horas para ali aportar... O que vai valendo é o adormecimento que sentimos ao olhar para tudo o que a mãe natureza nos oferece... inesquecível e sempre admirável...

Mas, por vezes, há situações que passam todas as marcas, não fosse a boa disposição das férias, o riso e brincadeira das crianças e a ilha que nos acolhe no seu regaço com tal beleza... Uma hora de atraso na saída para a ilha do Corvo, na [lancha] "Ariel", sem qualquer explicação... Sentados no cais lá ficámos, como outros entreolhando-nos à espera de uma boa desculpa para o que nos fazia assar à chapa do Sol – algo raro neste Verão [passado]. Entretanto chegou o senhor presidente da Câmara [Municipal] que, pelo que pude perceber, tentou inteirar-se da situação, apenas balbuciando que se tratava de “incompetência”, sem mais nada dizer...

E, finalmente, partimos rumo ao Corvo, sem antes deixar atrás dois turistas, a quem nenhum de nós, embora tivéssemos tentado - pois nem funcionários, nem presidente da Câmara [Municipal] lhes deram atenção - conseguiu explicar a razão pela qual o Posto de Turismo lhes dizia que a aquisição dos bilhetes se fazia apenas na RIAC das Lajes, quando a Câmara Municipal já prestava esse serviço há alguns dias. Lá tentamos, a custo, explicar aos tristes e chateados estrangeiros que a sua espera tinha sido em vão... não só pela trapalhada na venda dos bilhetes, como pelo facto da [lancha] "Ariel" estar lotada... com 12 pessoas. Sorte têm estas ilhas da persistência destes turistas que não descansaram enquanto não chegaram ao Corvo, através do tão conhecido semi-rígido, embora para lá passar apenas 45 minutos. Contentes ficámos quando os vimos a banhar-se na prainha, de areia preta quente.

Ouviram-se as novidades. A aterragem do novo DASH 200 que veio substituir o Dornier era, na realidade, uma grande novidade. Cheia, no entanto, de interrogações. Pois a ampliação e repavimentação da pista do Corvo tinha em vista, segundo o Governo Regional, adequar as características operacionais desta [pista] ao novo avião. Pelo que se pode apreciar, as obras anunciadas estão longe de estar concluídas... Então, como se explica que o avião já esteja a voar para a ilha do Corvo?!

Interrogações à parte, uma certeza tenho: passar férias nas nossas ilhas é sempre inesquecível...


Carla Bretão

O presente artigo de opinião [acima transcrito na íntegra] é da autoria de Carla Bretão, deputada regional do PSD (eleita pelo círculo eleitoral da ilha Terceira), tendo sido (originalmente) publicado [nos passados dias 7 e 10 de Agosto, respectivamente] nas edições on-line dos jornais [regionais] «Açoriano Oriental» e «A União».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Ficava mal ir às Flores e ao Corvo e falar bem.
A oposição é para falar mal...

Anónimo disse...

enquanto existirem mentalidades como a do anónimo acima a ilha das Flores será uma pasmaceira dirigida por meia duzia de corruptos. O que esta gente gosta é de ser ignorante, imbecil, estupida... uma ilha bonita replea de gente feia, má, patetica ... sois uma vergonha!
A verdade é que esta ilha não está preparada para nada, os hoteis são uma vergonha a todos os niveis, as ligações da sata açores uma palhaçada ( é só lobis com o governo regional) os politicos eleitos autarquicos uma vergonha das grandes e os senhores deputados eleitos pela ilha uns malandros ignorantes que o querem encher s bolsos! Salvo melhor opinião este é o meu entendimento. Um bom ano, que 2010 vos abra estes olhos e por favor mudem de rumo ou não vamos a lado nenhum!

Anónimo disse...

O entendido de cima, vive desolado, no meio da revolta e da decepção.
Vive desassocegado e desassocega quem vive à sua volta.
No lugar de falar mal dos outros, antes perguntasse à sua consciência, até hoje, que é que fez pela sua ilha ou pelo seu concelho.

CAM disse...

Senhora deputada Carla Bretão não deve ser do seu tempo, mas no passado com o governo PSD a viagem ao corvo era um dilema, sem condições , nem avião havia, fui para lá trabalhar em 1976 e fui de barco, que era usado na pesca.
A sua critica por mim seria bem recebida se fosse no local para onde foi eleita, é isso que se espera de um deputado .
Embora se deva corrigir o que está mal, e muito estará , é com os erros que se vai aprendendo.
questione o numero de deputados que a nossa assembeleia
Reginal e da Républica tem, e o que produz para a Républica e seu Povo. Bom Ano .

Anónimo disse...

Em resposta ao anonimo de 28 de dezembro ás 21.15 digo o seguinte:

Tu nem sabes escrever, a unica coisa que dizes é só falar mal de tudo e de todos, a direcção deste blogo nem devia publicar tanta asneira como o que está aqui escrito, é uma vergonha tudo o que esreveste aqui.
Não tens vergonha de dizeres mal de ti mesmo?
Se calhar em tua casa tens do pior doque há nas Flores mas mesmo assim cospes para o ar e qualquer dia cai-te nos olhos.
Porque não vens para a praça dizer o que aqui escreveste que era para levares duas chapadas nessa cara sem vergonha.
Por acaso eras capaz de fazer melhor?
Há os que querem fazer mais mas não podem, porque há parasitas desta qualidade que só chateiam.

Anónimo disse...

é home grande força ai pelos lados de santa cruz qualquer dia vai haver uma batalha naval na praça. vamos a ver se é em dia que eu estou em santa cruz para ver.

Anónimo disse...

o anónimo das 18:40 diz;
fica mal ir às flores e ao corvo e falar bem. asneira bruta.

dispara-se o anónimo das 21:15

criticando o que o de cima diz e com alguma razão, se não tivesse dito a tremenda carrada de asneiras que ainda conseguiu ser mil vezes pior do que o outro. é de bradar aos céus!