sábado, 20 de fevereiro de 2010

Efectuar denúncias de lixeiras

É uma maneira eficiente de reportar a existência de lixeiras em território nacional. Acedendo a uma página de internet, qualquer cidadão pode, agora, referenciar a localização exacta de um depósito de resíduos. A ideia inicial era que os munícipes reportassem ao seu município todos os problemas que detectassem.

A plataforma, desenvolvida por dois investigadores da Universidade de Aveiro, integra o projecto Limpar Portugal, mas pode vir a ser aproveitada por vários municípios nacionais. A aposta passa por ultrapassar a burocracia que os cidadãos têm que enfrentar, habitualmente, para relatar problemas detectados no meio que os rodeia.

O projecto está acessível através do endereço www.3rdBlock.net e já tem referenciadas cerca de cinco mil lixeiras. Todas elas "reportadas por cidadãos", adianta ao [jornal] «Público», João Paulo Barraca, o investigador que, juntamente com Cláudio Teixeira, desenvolveu a plataforma online. E o número não se deve ficar por aqui, uma vez que a divulgação da plataforma ainda não conta com muito tempo.

Para já, a plataforma está adaptada ao projecto Limpar Portugal, assumindo-se como um verdadeiro "observatório ambiental online, feito pela comunidade e para a comunidade". Contudo, diz João Paulo Barraca, no futuro "a sua abrangência pode vir a ser alargada a outros fins". Aliás, o projecto nasceu, precisamente, como uma plataforma de aproximação entre "munícipe e municípios".


Notícia: secção «Ecosfera» do jornal «Público».
Adicionalmente pode também ser consultado o espaço virtual do grupo de voluntários que na ilha das Flores se propõe (localmente) levar a cabo o projecto «Limpar Portugal: mãos à obra!».

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

E já sinalizaram as lixeiras das flores?

Anónimo disse...

que interessa ? em vesperas de eleicoes para a camara municipal os candidatos que por acaso lá ficaram prometeram fazer tudo o que estava ao alcance para resolver o problema das lixeiras das flores ... ainda nao pararam com tanto trabalho ... devem estar cansadissimos com tanto esforço...