segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

"Famílias verdes" chegam aos Açores

Iniciativa do MIT-Portugal vai medir o consumo eléctrico de cem residências familiares açorianas.

O consumo eléctrico horário de uma centena de residências familiares dos Açores vai ser monitorizado pelo programa Green Families ("famílias verdes") do projecto Green Islands, em execução no arquipélago por iniciativa do MIT-Portugal, da Universidade dos Açores e do Governo Regional.

Uma fonte da Universidade dos Açores anunciou [no passado dia 30] que está já a decorrer o processo de selecção das [cem] famílias que serão abrangidas pela monitorização destinada a estudar os consumos de energia eléctrica nos lares da Região. Nas casas escolhidas serão instaladas pequenas caixas nas tomadas dos principais aparelhos eléctricos para se registaram os consumos horários respectivos, sendo que o funcionamento desses equipamentos permitirá às famílias abrangidas conhecer os gastos e adoptar medidas para a sua redução [do consumo de energia eléctrica].

Numa segunda fase, o programa Green Families prevê a instalação de equipamentos produtores de energia a partir de fontes renováveis em moradias de vinte famílias açorianas para monitorização do desempenho de unidades de micro-geração.

O projecto Green Islands pretende desenvolver estratégias para a sustentabilidade dos sistemas energéticos dos Açores e promover o incremento de novas tecnologias através do estabelecimento de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras do sector.


Notícia: TVI 24 e portal «Ciência Hoje».
Adicionalmente leia-se ainda uma outra notícia do «Jornal Diário»: "Optar pelo contador bi-horário pode levar a uma poupança de 7% [no consumo de energia eléctrica], segundo estudo da Quercus".

Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

100 famílias acoreanas!!! e os felizes contemplados são.................... 70 famílias de S. Miguel, 25 da terceira e 5 do Faial.
O resto é paisagem.

Anónimo disse...

São todas de S. Miguel.
Enquanto todos batem palmas, os Terceirenses refilam

Pato Bravo disse...

Paisagem que só serve para largar uns tostões no IRS, e para votar nessa canalha que nos está desgraçando sem dô nem piedade.

Anónimo disse...

Cuidado: as familias verdes são extraterrestres.