domingo, 22 de agosto de 2010

Alguns trilhos pedestres florentinos #3

PR1FLO: Ponta Delgada > Fajã Grande

Este trilho começa na estrada agrícola de betão entre Ponta Delgada e o Farol da Ponta do Albarnaz, terminando na Fajã Grande, com grau de dificuldade de nível médio tem a duração total de cerca de 3 horas numa extensão de 12 quilómetros.

No início deve seguir durante cerca de 1,5 quilómetros pela estrada até encontrar um caminho sinalizado à direita, para onde deve virar. Esta parte do trilho, ladeada de hortênsias, desce e atravessa várias ribeiras até chegar a uma cancela que corresponde a cerca de metade do percurso percorrido. Nesse local pode desfrutar de uma vista sobre o ilhéu de Maria Vaz, Ponta do Albarnaz e a ilha do Corvo. A seguir, continue a caminhar descendo até à Ponta da Fajã, por um caminho de terra batida alternado com pedra de calçada. A partir da Ponta da Fajã o caminho é em piso alcatroado até terminar na Fajã Grande.


O percurso atravessa um Sítio de Interesse Comunitário. É responsabilidade de todos contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat.

Informações do portal Trail-Azores e do Guia Turístico dos Açores.

Saudações florentinas!!

7 comentários:

Pato Bravo disse...

Temos muitos e bons,mas o mau tempo aproxima-se para se conseguir continuar a fazer as nossas caminhadas.

Anónimo disse...

para o ano tenho que fazer o meu costume raite nestes trilhos.

Anónimo disse...

Já fiz este trilho e o anterior na Fajã de Lopo Vaz.

Ambos são excelentes, com vistas únicas.

Na minha opinião este foi um ano determinante para a actividade turistica nas Flores. Demos o salto que já a alguns anos se adivinhava.
Este foi sem dúvida um ano de viragem. Tivemos muitos turistas, as pessoas gostam de estar cá e de tirar partido das belezas naturais que a nossa terra tem.
Temos outras metas pela frente. A qualidade dos serviços que prestamos tem de se aperfeiçoar.
A nossa juventude tem de apostar no turismo, porque dá garantias de riqueza.
Temos de ter cuidado com o que construímos e a maneira como construímos. Nesse dominio a Camara de Santa Cruz tem sido exemplar.

É possivel criar riqueza com o turismo aqui, nas Flores.

Anónimo disse...

mas os turistas procuram é a concelho das lajes que é que tem que ver e o meu presidente da camara fez coisas lindas nas lajes aquela linda estrada que vai para a pedrinha onde se ve o vale das lajes a vila com muitas arvores a seguir outra estrada que vai que passa por cima da lagoa funda e mais não posso esquecer outras duas belas estradas com umas lindas vistas a estrada do galo e a outra que passa por cime dessa que passa pelos frades e a prepósito dos frades há lá gravado numa pedra a cara de um frade não sei á quantos séculos existe esta gravação mas é muito importante para as lajes e para o concelho.

Anónimo disse...

Para o anónomo de 23 de Agosto 00:36 gostaria de saber onde esta estes exemplos?

Anónimo disse...

Cego não é quem não vê.
Cego é quem não quer ver.

Estão à sua frente, palerma.

Anónimo disse...

fala-se aqui em fazer uma ponte de madeira na ribeira funda, deve ser com a ideia de tres em tres anos andar a renovar a ponte por causa da madeira que já está podre. será que ninguem tem uma ideia de uma ponte em cimento armado para ficar definitiva e não acredito que vai estragar o património dos caminhos antigos.