sábado, 28 de agosto de 2010

Alguns trilhos pedestres florentinos #4

PR2FLO: Lajedo > Fajã Grande

Este trilho começa na freguesia do Lajedo, terminando na Fajã Grande, com grau de dificuldade de nível médio tem a duração total de cerca de 2 horas e meia numa extensão de 10 quilómetros.

Durante o percurso podem observar-se a costa oeste da ilha das Flores e os ilhéus adjacentes. O trilho passa pelas freguesias do Mosteiro e Fajãzinha até chegar à Fajã Grande, onde termina. Em geral, o piso é de terra batida, calçada antiga e, por vezes, é interrompido por pequenos troços de alcatrão, principalmente dentro das localidades.


O percurso atravessa uma Zona de Protecção Especial. É responsabilidade de todos contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat.

Informações do portal Trail-Azores e do Guia Turístico dos Açores.

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olhando para esta foto faz-me lembrar os tempos de criança em que o meu pai tambem era moleiro. A minha mãe, eu e os meus irmãos para lá ia-mos dias inteiros. Muitas foram as vezes que a minha mãe apanhava agriãos à volta do moinho e lá fazia o nosso jantar. Outras vezes ia ao calhau que era pertinho apanhar lapas para se comer com o bolo do tijolo que ela lá fazia. Lavava a roupa na ribeira que passava ao lado do moinho e enchugava-a sobre as paredes. 50 anos já se passaram mas a lembrança ficou comigo para sempre.

Anónimo disse...

este amigo das 2,44 fez reavivar minha memória. é verdade amigo tempos pobrinhos mas alegres tude sevia para servia para uma alimentação saudavél desde o agrião até a erva do calhau tude isso passou por mim já lá vão 57 anos. e a falar em erva do calhau eu vi na rtpaçores ontem o programa dos 35 anos na freguesia do Lagedo onde eles apresentaram uma linda mesa com produtos da nossa terra e lá estava as tortas de erva do mar que me deu uma vontade de me tornar em borboleta e voar para aquele prato que já á mais de 40 anos que não sei o gosto da erva e aquelas lindas lapas tude muito bem apresentado e quero dar os parabéns ao povo da freguesia do Lagedo e da Costa pelo excelente trabalho.um Lajense.