sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Geramos 511 quilos de resíduos anuais mas ainda apenas reciclamos 13% disso

No ano passado cada português reciclou (em média) 67 quilos de resíduos, 13 por cento dos 511 quilos de resíduos urbanos produzidos anualmente por cada cidadão, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta percentagem corresponde a apenas cerca de 57 por cento da média da União Europeia. Ainda assim, de acordo com os dados do INE, em Portugal, “as quantidades de resíduos recolhidas selectivamente duplicaram” entre 2004 e 2009, fixando-se no ano passado em 600 mil toneladas, ou seja, cerca de 67 quilos de resíduos urbanos recuperados por habitante. “A evolução favorável dos últimos anos tenderá a indiciar uma trajectória de convergência com a média comunitária”, salienta o instituto.

De acordo com os valores divulgados, entre 2004 e 2009, Portugal gerou 172 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 11 por cento (19 milhões) eram resíduos perigosos. Os resíduos sectoriais eram provenientes sobretudo da indústria transformadora e do comércio e serviços. Em 2009, a produção [de resíduos] baixou quase 1/4 face ao ano anterior, devido sobretudo “à forte desaceleração da produção do sector da construção”, fixando-se nos 24 milhões de toneladas. Ainda assim, acrescenta o INE, assistiu-se a um aumento de resíduos gerados pelas indústrias extractivas, em resultado do aumento da actividade de pesquisa e exploração de massas minerais (pedreiras).


Notícia: jornal «Público».
Adicionalmente, leiam-se algumas outras notícias: "Açores têm deficiente gestão de resíduos" em que "87% dos resíduos produzidos vão para aterro", sendo que "mais de metade das embalagens [desses resíduos cá produzidos] é feita de plástico".

Saudações florentinas!!

2 comentários:

MILHAFRE disse...

Números impressionantes, estes!

Só gostaria de saber qual a quantidade ou percentagem do vasilhame de cerveja que se consome, quer nesta ilha, quer nesta região, quer neste querido Portugal...

Alguém pode satisfazer a curiosidade do Dr.Pardal?

Anónimo disse...

Só a fábrica da cerveja pode satisfazer a sua curiosidade Dr.
Pardal!