sexta-feira, 6 de março de 2015

Alunos desafiados a criar sinalética balnear para ocorrência de águas-vivas

O concurso “Alerta Águas Vivas” desafia os alunos das escolas açorianas a criar uma sinalética que alerte os banhistas para a existência destes animais nas zonas balneares dos Açores.

Melhorar a informação ao dispor dos banhistas e aumentar a segurança nas zonas balneares são dois dos principais objetivos desta iniciativa. O concurso, que termina a 31 de Março, destina-se a alunos do terceiro ciclo e dos ensinos secundário e profissional de todas as escolas do arquipélago.

Esta iniciativa pretende também estimular a criatividade dos jovens, que terão de desenhar e criar logótipos para bandeiras e placas que assinalem a presença de águas-vivas nas zonas balneares de acordo com a sua densidade, ou seja, consoante o número de organismos presentes na água e o perigo que representam para os banhistas.

A escala de densidade a utilizar será de “Alerta” (a içar quando há avistamentos esporádicos ou queixas de contacto com águas-vivas na zona balnear) e de “Perigo” (a içar em situação de elevada concentração de águas-vivas na zona balnear).

Os trabalhos dos alunos serão avaliados por um júri constituído por representantes da Secretaria regional da Educação e Cultura, da Secretaria regional do Mar, Ciência e Tecnologia, do Departamento Marítimo dos Açores e da Associação de Nadadores Salvadores dos Açores.


Notícia: «Diário dos Açores», «Jornal Diário», rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: