sexta-feira, 13 de março de 2015

Melhor local para ver eclipse do Sol em Portugal é... nas ilhas das Flores e Corvo

O eclipse ocorrerá a 20 de Março, no mesmo dia em que este ano se regista o equinócio da Primavera.

Na próxima sexta-feira (dia 20) a Europa vai poder ver um eclipse do Sol. Mas o eclipse só será total para quem estiver no extremo norte do oceano Atlântico: nas ilhas Faroé, Svalbard e na região Ártica. Em Portugal, ainda que parcial em todo o território, os melhores locais para ver o eclipse são as ilhas das Flores e do Corvo, onde 77% do Sol vai ficar coberto pela Lua.

A percentagem diminui à medida que descemos em latitude, como se pode verificar nos mapas disponibilizados pelo Observatório Astronómico de Lisboa. Na capital, por exemplo, a sombra da Lua vai cobrir 73% da superfície do Sol. O último eclipse solar visível de Portugal foi em 1999 e foi muito semelhante em termos de percentagem do Sol coberta.

O eclipse vai durar quase duas horas, com início logo às 8 horas e o máximo próximo das 9 horas. O Observatório Astronómico recorda que a observação do Sol pode ser perigosa e explica as regras para observar o eclipse em segurança: "É obrigatório o uso de filtros solares e fazer a observação por tempos curtos".

Na próxima sexta-feira (dia 20) reúnem-se as condições ideais para ver um belo eclipse solar: a Lua estará na fase de Lua Nova (requisito essencial) e só terá passado um dia desde o perigeu – o dia em que a Lua está mais perto da Terra durante o movimento de translação. O Sol e a Lua despedem-se assim do Inverno e dão as boas vindas à Primavera, que começa oficialmente às 22h45 do dia 20 de Março.


Notícia: «Diário de Notícias» e jornal «Observador».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

se fosse em são meguel a noticia já tinha corrido mundo, mas como é nas flores e no corvo pouca gente sabe.

Anónimo disse...

Boa!
Pode ser uma atracção turística!? Vamos explora-la!
É isso que faz toda a gente, é tirar partido das suas especificidades e recursos endógenos.

Anónimo disse...

Há nesta terreola certos "illuminati", com ideias fabulosas.
É de "se si prendono cappello".

Anónimo disse...

há nesta terra cada burro que não sabe escrever.irra.

Anónimo disse...

É verdadade Sr anónimo das 23.00. Você é um deles. Vovê não sabe usar letras grandes na construção de uma frase.