domingo, 29 de março de 2015

Produção de leite continua a diminuir

A produção de leite na ilha das Flores diminuiu nos últimos trimestres, estando os produtores a optar por outras soluções. Problemas financeiros estão na base da diminuição da produção de leite, sendo que os florentinos têm optado pela produção de carne bovina.

O atual fenómeno de aumento da produção de leite nos Açores não é transversal a todas as ilhas do arquipélago. Em algumas ilhas a capacidade de produção leiteira nos últimos trimestres tem até diminuído, tendo como resultado uma aposta em outros tipos de produção. É o caso da ilha das Flores, onde, devido sobretudo a problemas financeiros da Cooperativa Ocidental, a principal entidade de comercialização, distribuição e fabrico de laticínios da ilha e que engloba a maior parte dos produtores florentinos, as explorações têm sido cada vez mais viradas para a produção de carne bovina em detrimento do leite.

A tendência, que se tem vindo a registar ao mesmo tempo que se aproxima o final do regime das quotas leiteiras, foi transmitida ao jornal «Diário Insular» no seguimento de um contato estabelecido com a direção da Associação Agrícola da ilha das Flores acerca deste assunto. Apesar desta diminuição na produção de leite na ilha das Flores, a direção da Associação Agrícola comenta este término do regime das quotas leiteiras no espaço europeu, previsto para Abril deste ano, descrevendo-o como "algo que pode trazer graves consequências aos produtores açorianos". Ainda assim, aponta algumas soluções para afetar a quantidade de leite produzida nos Açores, como uma eventual imposição, por parte das fábricas, de "um teto máximo de quantidade de leite que o produtor pode entregar". Desta forma, diz aquela Associação que se torna impossível que os produtores possam "aumentar a sua produção para compensar a diminuição dos preços à produção" causada pela liberalização do mercado e que tanto tem contribuído para a "perda de rendimentos de muitos produtores".


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

o zapa e o pato queriam resolver tudo e mal atrasava um dia já vinham ameaçãr para os meios de comunicação , agora continua os pagamentos atrazadissimos , coitado é de quem está a investir , este governo que meta mas é um gestor a sério e que mande pastar esta direcção a ver se os nossos pagamentos vem a tempo e horas

Anónimo disse...

o zapa esta fazer bom trabalho pelo menos não bota mulher tomar conta da cooperativa.em questão gestor tem uma pessoa seria frente da gestam da coop.em questão pato esta fazer seu trabho.

Anónimo disse...

São todos sérios e os gatos são pardos tudo manda é de viana é de pdl é todo o ppl

Anónimo disse...

o de Viana não vai gostar de saber que zapa e seu secretário pato contam tudo ao da Lomba e que este até por vezes está a servir de mediador , um tal fòrròbòdò

Anónimo disse...

ainda esses que eram diegentes antigos virem dizer mal quando andao com tanques em cima de carinhas que são da coop.

Anónimo disse...

o do lajedo mais aquele fazenda deviam estar mas era bem calados tempo barriga cheia acabou.

Anónimo disse...

quando camara lajes pede aquelas rendas gordas da loran ate da pra pagar ordenado caramelo.