sábado, 13 de março de 2010

Açores com 5 candidatos no concurso «Sete Maravilhas Naturais de Portugal»

Os portugueses podem votar por internet, SMS ou telefone para eleger as Sete Maravilhas Naturais do país, uma iniciativa avaliada em seis milhões de euros e cujos 21 finalistas são já conhecidos.

Os Açores e o Centro são as regiões que mais candidatos têm na lista final, com cinco locais, mas apenas poderão arrecadar dois títulos, já que as regras impedem a eleição de mais de duas maravilhas por região.

"É um projecto à escala global e uma das características do regulamento é evitar o voto condicionado, no sentido de determinadas regiões se empenharem mais do que outras. É uma forma de garantir maior representatividade, porque estamos a falar do país todo", disse à Agência Lusa o presidente da New 7 Wonders Portugal, Luís Segadães.

Com o mesmo objectivo foi definida outra regra que exige a inclusão de pelo menos um local de cada região (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) no grupo de finalistas.

Os 21 concorrentes foram escolhidos por 21 profissionais de várias áreas, como o jornalismo, o ambiente e a arte, depois de a organização ter seleccionado mais de 800 lugares e de ter reduzido o grupo para poucas centenas e, mais recentemente, através de outro painel, para 77 candidatos [onde se incluía a costa leste de Santa Cruz das Flores].

"Sabíamos que o país era magnífico, mas com aquela lista de 77 ficámos convencidos de que estávamos a fazer o projecto certo no sítio certo. A de 21 tem uma qualidade extraordinária, as pessoas às vezes não têm noção de que todo aquele património existe num país pequeno", referiu Luís Segadães, lembrando que o objectivo da iniciativa é alertar a opinião pública para a necessidade de preservar as belezas naturais.

A votação decorre até ao dia 7 de Setembro, estando o evento da declaração oficial agendado para o dia 11, nas Sete Cidades, nos Açores. O público poderá escolher o seu preferido de entre três nomeados em sete diferentes categorias.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Leia-se, ainda, uma outra notícia do «Açoriano Oriental»: "Governo [Regional] diz que cinco candidaturas a Maravilhas Naturais reflectem qualidade ambiental nos Açores" e também um (curto) texto no blogue «Argoladas».

Saudações florentinas!!

23 comentários:

Anónimo disse...

Isto está tudo cozinhado desde o inicio.Não me venham dizer que a Ilha das Flores não tem património natural para estar aqui representada.Isto está tudo preparado para dar visibilidade ao que interessa aos grande grupos turisticos. Mas como tudo na vida, que serra por baixo leva com o farelo nos olhos, e é o que aconteceu com este programa.Ficaremos bem representados com as paisagens àridas do Pico, as pradarias da Terceira, ou quiçá a vista do Rei com o belo Monte Palace como pano de fundo.

Anónimo disse...

com as lixeiras a céu aberto da maneira qque estão,como querem as Flores metida nisto?

Anónimo disse...

Nos outros sitios tambem deve haver lixeiras.
Nao vejo qual o problema das lixeiras. Se nao querem as lixeiras, que cada um fique com o seu lixo em casa!!

Anónimo disse...

e olhem bem que á certos lixos que são excelentes adubos para as terras.

Eu disse...

e para as plantinhas de cada um. Eheheh

Anónimo disse...

Hardlink diz:

Vivemos num mundo plagiador.

Há muitas formas de plagiar, como por exemplo: copiar ou reclamar obras que não nos pertence é plágio e plágio é crime grave. Tirando isso, todos fazem réplicas uns dos outros.

Há muitos anos, alguém teve a brilhante ideia de organizar as
Sete Maravilhas do Mundo.(the world seven wonders) Desde desse ponto--até recentemente-- cada um também que ter as suas sete maravilhas.

O mundo está cheio de copiadores. Passa fora!.. O que é demais é demais. Sejam exclusivos!.. Usem a sua própria ferramenta.
Hardlink@aol.com
DCA

Anónimo disse...

Não há sítio nenhum nos Açores mais bonito que a lagoa das patas! As pessoas que lá vão ficam sem ar de tanta beleza que aquele sítio emana!

Grupo Central e Oriental, como sempre têm de ser realçados... são as ilhas que importam!

Anónimo disse...

Hardlink defende

O anónimo, cobarde das 08:58 que não tem nome, alcunha, ou tão pouco pseudónimo, como nem sequer coleira de matrícula, pelo menos arranjasse um acaime, para não meter o focinho e as outras [duas coisas]que caressem serrote, no Fórum da Ilha das Flores, usá-lo
para denegrir a própria ilha.

As Flores e Corvo, são as ilhas do Grupo Ocidental, classificadas por ti, suíno, como: sem importância.

Um gebo desumano como tu, que enobrece a --lagoa das patas,-- que nem sei aonde é-- para rebaixar a ilha mais linda dos Açores, deve ser cego dos três olhos.

Denis Correia Almeida
hardlink@aol.com

Anónimo disse...

muito bem dada resposta a do nosso conteraneo Denis. este animal que aqui escreveu deve ser terceiranse por falar na lagoa das patas. ora amigo terceirense o senhor Denis não conheçemas eu conheço onde fica este charco que no inverno está cheio de agua vindo das valetas da estrada e chamam lagoa das patas por ter lá meia duzias de patas que no verão passam cede de cão. e aquela lagoa que fica na serra de santa barbara devem chamar lagoa dos patos.

Paulo Henriques disse...

Julgo que o anónimo se referia à nossa Lagoa das Patas...

http://olhares.aeiou.pt/lagoa_das_patas___ilha_das_flores_acores_foto443068.html

Anónimo disse...

Caris Denis,

Quem tem de abrir os olhos é você porque claramente nao leu nem interpretou devidamente aquilo que disse...

"Não há sítio nenhum nos Açores mais bonito que a lagoa das patas! As pessoas que lá vão ficam sem ar de tanta beleza que aquele sítio emana!" [estava a ser sincero... este local para mim é o sitio mais lindo dos Açores e possivelmente de Portugal... é realmente de prender a respiração pois é lindíssimo)

"Grupo Central e Oriental, como sempre têm de ser realçados... são as ilhas que importam!"

(MEU SENHOR QUE SE CONSIDERA TÃO ESPERTO SABE O QUE É A IRONIA??!?!?!?)


Se você soubesse ler tão bem português como sabe escrever para insultar estas coisas não aconteciam... é de pura ignorância! Desculpe que o diga... Devia ter vergonha em atacar com essas pedras todas e erradamente! Um pedido de desculpas seria esperado mas nem digo mais nada pois nem o espero...

E mais, se não sabe onde é a lagoa das patas não conhece esta ilha como eu, logo feche a matraca que é melhor!

Lagoa das Patas, hoje em dia qualificada como Poço da Alagoinha (segundo a placa que lá tem)... Um lugar mágico com cascatas que desaguam numa linda lagoa verde onde está espelhado o céu... é de prender mesmo a respiração.

Coitados dos tolos que não sabem ler! Ninguém rebaixou a ilha das Flores... mas para a próxima faço um desenho ;) facilita a compreensão dos verdadeiros suínos que frequentam este fórum...

Anónimo disse...

Hardlink revisa:

Sr. Paulo Henriques:

Sendo eu da ilha das Flores, e do Concelho das Lajes,território das 7Lagoas existentes(vulgo)caldeiras; essa [criatura] sim, criatura, porque tudo o que foi criado,e se move por si próprio desde os verme ao monstro asqueroso, são todos criaturas.

Esse maldisente, e embrião que nunca desenvolveu, seja donde for -também -é uma criatura-- No entanto, deve ser inerte do último piso de cima.

Se há lagoas das patas na Terceira ou nas Flores, desconheço.

-Obviamente,o verme referiu-se às Flores, dizendo que:

"Grupo Central e Oriental como sempre têm que ser realçados... são as ilhas que importam"

São as ilhas que importam...???

Foi o mesmo que dizer: as Flores e o Corvo não são importantes!
WOW! que G...F...D...P...

Deus abençôe o artista que inventou as reticências...
Também se podia traduzir para:
[Grunhindo Fica Deitado o Porco]

(Mas a primeira interpretação dá mais certo)

Ora, por favor Sr.Paulo Henriques, mais uma vêz, dê uma saltada ao excremento que ele expeliu pela boca, originado nas tripas.

Decerto, o senhor verá que estou convicto do insulto do animal, que não vale a lavagem que lhe deito.

Denis Correia Almeida
Hamilton, Ont. Canadá
Hardlink@aol.com

Paulo Henriques disse...

Pronto, já se insultaram um ao outro e ficamos por aqui. Tenho que dar razão ao "anónimo",porque ele de facto faz é uma crítica à forma como as ilhas ocidentais são sempre remetidas para 2º plano.

Anónimo disse...

Que grande açorda que aí vai...

É como os cavalos! Olha em frente e nao se redime...

Anónimo disse...

o anónimo só estava a ser irónico, coisa que o sr. Dennis não deve saber o que é.

Anónimo disse...

Hardlink

O demente das 12:39 se tivesse lido o meu último comentário - mas não o leu- porque o Forum entende que se deve parar as discussões --assim penso...

-Então verias o que eu escrevi, acerca de ironia, para não dizeres asneiras como a que disseste, igual ao outro desalinhado que disse:
"o Denis não sabe o que é ironia" pedaço d'asno dividido em dois!..

Repara que: faço parte do resumido grupo de autodidactismo...que é o que não conheces; ignorante!..
E tu, que pertences?..
-Ao volumoso grupo de iletrados provocadores?..
Sempre ouvi dizer que:
-a ignorância é muito atrevida.

DCA

Anónimo disse...

a selecção teve por base outros critérios que não apenas estarmos diante de uma paisagem bonita.

Anónimo disse...

eu sou á 60 anos do concelho das lajes e nunca cá vi lagoa nenhuma COM O NOME LAGOA DAS PATAS. deve haver um engano em algumas cabeçinhas.

Anónimo disse...

O sr Denis continua com a mesma trampa... Já toda a gente percebeu que quem está mal é o sr e mesmo assim insiste na sua razão? Autodidacta e orgulhoso até mais não! Oh homem tenha dó...

Autodidacta... se é isto que anda a aprender por favor deixe de o ser. Aprender umas liçoes com outros nunca fez mal a ninguem pois só nos enriquece!

Anónimo disse...

aja um bocado de educação e respeitem o senhor denis.

Anónimo disse...

Eis o Hardlink!!!

Deixa lá anónimo das 10:21. Alguém terá que parar. Não bato mais em ferro frio.

Quando o (pé) é maior do que o semicírculo, gasta-se muito carvão para esticar o ferro.

Levo eu a carga às costas e, que fique ele rente à erva viçosa da lagoa das patas.
Desculpem!.. Obrigado a todos.
DCA
Hardlink@aol.com

Anónimo disse...

Respeito plo sr Denis? Ele foi a pessoa que mais desrespeitou alguém aqui dentro e já tá provado que não teve razão nenhuma, mas é teimoso que nem pedir desculpa e emendar-se sabe! Tenha mas é vergonha na cara!

Anónimo disse...

Hardlink

Esta açorda, feita à última da hora
do 23 de Março 08:33 é do mesmo (cozinheiro das patas)defensor das asneiras referentes às mesmas, dum mero-poço-d'água que nem é conhecido pela maior parte dos habitantes da ilha das Flores,por não ter nome registado ou certo que possa afluir turismo.

Acredito, que é paisagístico em miniatura, antes de verem as magestosas Caldeiras: Funda--Rasa--Comprida--Verde Funda--Lomba--e Branca e até a Seca. Mas, depois de visitar as -sete- notificadas, ao descer a Fajã Grande, dirá:

"que bonito poço d'água!"

-A cerca de vergonha, como resmungas: "tenha mas é vergonha na cara" Decerto és um terriola noviço na vida. Ou então, idoso sem ter aprendido patavina.
Olha lá papa-figos!..
Em todo o lugar que escrevo, assino o meu nome, compreendes?!..

Nunca!.. Mesmo Nunca, me assinei por anónimo! O anonimato é apenas para votos. Tenho dignidade e honra de ser quem sou. Respeito o nome dado pelos meus PAIS!..

E tu?! Deixai-me dizer-te: TU! por pensar seres fedelho na idade.
Por mais que vociferes com defezas sem critério, por seres uma sombra enigmática, obscura e cobarde, se és homem ou mulher; ou então, simplesmente um ser vivo, com o mínimo grau de raciocínio humano, escreve aqui o teu nome como escrevo o meu. Mas não!..Tu não o fazes, por seres POLTRÃO.

A cobardia que tens,
Tá fechada ao ferrolho;
S'ela se tornar em bens
Serás rico até o olho...

Denis Correia Almeida
Hamilton,Ont.Canadá
Hardlink@aol.com