segunda-feira, 8 de março de 2010

Garajaus procuram-nos... para nidificar

Em 2009 nidificaram nos Açores 1.198 casais de garajau rosado e 2.478 casais de garajau comum.

As aves distribuíram-se pelas nove ilhas do arquipélago, mas de forma mais expressiva na ilha das Flores que albergou 35% da população de garajau rosado e 20% da população de garajau comum. A ilha de São Miguel apesar de ser a que tem maior extensão de costa é a que apresenta populações mais baixas destas aves.

Surpreendentemente não houve garajaus a nidificar no ilhéu da Praia, ao largo da Graciosa, quando ainda em 2006 este ilhéu tinha concentrado 44% da população açoriana de garajau comum e 72% da população de garajau rosado. Em 2009 há ainda a assinalar o regresso em força do garajau rosado ao ilhéu do Feno, na ilha Terceira, onde nidificou a maior colónia dos Açores, 263 casais (22%); este regresso deve-se ao sucesso da erradicação dos ratos no ilhéu.

A população de garajau rosado nos Açores foi, mais uma vez, a maior da Europa, representando cerca de 48% do total. O Censo dos Garajaus 2009 foi realizado pelo IMAR e pelo Departamento de Oceanografia e Pescas, da Universidade dos Açores, no âmbito do projecto MoniAves financiado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores, rádio Atlântida, «Correio dos Açores», jornal «A União», «Açoriano Oriental» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Alberto disse...

sempre procuraram e continuarao a procurar a nossa querida terra.

INSURGENTE disse...

Garajaus é coisa que não falta nesta ilha e durante todo a ano.
É irem às Câmaras Munícipais à hora de expediente e encontram montes de ninhos, só que por vezes, os ditos estão jogando jogos de computador,trocando mails,conversando,tomando café ou a tratar de assuntos pessoais. Estes lugares são o sítio ideal para observação desta fauna...

Anónimo disse...

As Flores sempre foram terra de garajaus comuns.

Dei tres voltas à Terceira e não avistei "o ilhéu do Feno".
Será uma miragem ou é do nevoeiro?

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, através dum comunicado da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves): Aves marinhas [estão] cada vez mais protegidas no Corvo.

Os gatos representam uma das principais ameaças a que as aves marinhas estão sujeitas na ilha do Corvo, pelo que foi iniciada em Janeiro uma campanha de esterilização de gatos (domésticos e assilvestrados) com o objectivo de controlar a população felina local.

Após uma campanha de sensibilização porta-a-porta, que foi bem aceite pela população, os primeiros gatos domésticos foram operados em Janeiro pelas veterinárias de apoio ao projecto. Em Fevereiro também já foram operados alguns gatos assilvestrados, que foram capturados em armadilhas colocadas para o efeito e posteriormente libertados no local da captura. Neste momento já estão esterilizados 43 gatos, prevendo-se que o futuro das aves marinhas esteja cada vez mais protegido.

Para saber mais sobre o dia-a-dia no projecto LIFE “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas” continue a acompanhar o blogue do projecto.