segunda-feira, 9 de agosto de 2010

«Em Santa Cruz das Flores só se ga$ta o que se t€m», afirma Manuel Pereira

Na remota ilha das Flores, o ponto mais ocidental da Europa, onde prosperidade rima com América, a Câmara [Municipal] de Santa Cruz é exemplo de boa gestão financeira.

É na remota ilha das Flores, o braço mais ocidental da Europa, onde durante décadas o sonho da prosperidade foi inspirado na América, que se encontra um dos exemplos de boa gestão autárquica do país. Nas estatísticas da Direcção-Geral das Autarquias Locais, a pequena Câmara [Municipal] de Santa Cruz das Flores figura como a [autarquia] que mais rapidamente paga aos seus fornecedores: demora, em média, um dia, um feito invulgar.

Manuel Pereira, o presidente da autarquia de 2.500 habitantes, ri-se, condescendente com a curiosa aritmética usada nos gabinetes de Lisboa, e, ao telefone com o «Jornal de Negócios», confessa que “[pagamentos] a um dia não direi... mas certamente que pagamos a menos de 30 [dias].

Com muitas facturas para despachar todos os meses – essencialmente de materiais de construção, bens e serviços correntes e equipamentos – Manuel Pereira diz que “em período de crise não há necessidade de reter dinheiro às empresas”, “quase todas [são] do concelho, porque [assim] também são impostos que ficam cá”.

Uma história que revela ser possível pagar a tempo e horas.


Notícia: «Jornal de Negócios».
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Pato Bravo disse...

Agora digam mal do homem.
Há que fazer uma certa diferença quando se critica um certo tema,e não abranger tudo na mesma panela,que é o que infelizmente muitos fazem.

Anónimo disse...

Ai se eu poude-se falar explicava esta dos materiais de construção civil.....parce mesmo um porco! Parece não, é mesmo um porco!

MILHAFRE disse...

O amigo «Pato Bravo» caíu nesta esparrela como um patinho...

Não é por acaso que o nosso esforçado alcaide se ri das «contas» e dos «cálculos» dum qualquer ignoto gabinete de Lisboa.

Em Lisboa, o que não sabem fazer é contas!

Para onde vai o meu IRS disse...

Pagamentoa a 1 dia!... deve ser mesmo para rir... Fartamo-nos de pagar impostos para alimentar institutos de estatísticas que só fazem bosta... Até o homem admite que pagamentos a 1 dia só mesmo nas cabeças iluminadas desses que estão encerrados entre 4 paredes todo o dia... Santa Ignorância.

Anónimo disse...

Home sim, vcs estao bem servido, aguenta alberto!

Anónimo disse...

Se dissessem o contrário, que a Camara pagava tarde e a más horas, cruxificavam o homem.
Se dizem que o homem paga a tempo e horas, como as pessoas sérias fazem, cruxifacam-no na mesma porque em Lisboa não sabem fazer contas.

Pois é.
Quem sabe fazer contas é esse tal Pardal.

Anónimo disse...

E o outro das Lajes como é que paga?
A 1 dia? a uma semana? a um mês? a dois meses? a cinco meses? ou ao ano?

O Pardal, na sua vidência celestial, deve saber.

MILHAFRE disse...

A notícia oriunda do «Jornal de Negócios», tendo como fontes a DGAL, é efectivamente a anedota do ano.

Como é possível - processual e contabilisticamente falando - uma entidade pública pagar em média num dia?

Será que o responsável financeiro leva o «livro de cheques» directamente aos armazéns dos materiais da «construção civil» e lá paga a pronto?

Ou será que o(s) fornecedor (es) fornece(m) muito antes e emite(m) factura(s) na véspera do recebimento, ao arrepio do CIVA?

Há aqui qualquer coisinha que transcede o proverbial enciclopedismo e a genial argúcia tecnica do Dr.Pardal...

Anónimo disse...

aqui pelas lhajes o meu presidente paga na ora com catão nem precisa de cleques para não se gastar muito dinheiro em papalão.

Anónimo disse...

tem mesmo cara de gatunho...aí se as facturas que sao pagas ao castanheira falassem muita gente estava no xinlindró por comprar coisas que não existem, hehehehehheehhehe ainda me vou rir daqui a uns tempos, quero dar gargalhadas das grandes!!!! Acho que vou pagar aos popstar para fazer um concerto nas Poças quando eu vir este cara de porco atras grades, ele e a corja que o rodeia, e nao sao poucos sao bastantes.

Anónimo disse...

Quando rebentar a bomba vai ser bonito quer de um lado ou outro e este Pardal só diz asneiras e pouco sabe para dizer uma verdade só enrissa mais, devias estar calado doque abrires a boca porque não dizes nada de jeito em relação ás camras esperemos para ver porque quando chegar á altura de falar cá estamos para dizer umas verdades quer de um ou outro.

MILHAFRE disse...

Anónimo das 18:16 de 15.08.2010:

«este Pardal»?

«Dr.Pardal», s.f.f.!

Andámos na mesma escola, ou quê?

O respeitinho fica muito bonito, caro amigo...

Anónimo disse...

Qual xilindró qual quê, já viram algum que fizessem merda da grossa ter ido lá parar? Até parece!
Como é que se paga obras de construção civil se a CM nem obras tem! Pelo menos nada aparece a olho nu! Impostos para o concelho? Estamos para ver, so se agora porque sempre foram os amigos pessoais e não do concelho que forneciam os materias!
Só na epoca de campanha é que a empresa local entra em acção, pelo menos é o que as más linguas dizem, aqueles que vendem ficam caladinhos e os que vão la buscar só dão com a lingua nos dentes depois das eleições, que tem muito que se lhe diga, o outro é que ficou com a fama de " comprador de votos" mas este não fica atrás!
Voltado ao que interressa, como é que não ha-de pagar a tempo e horas, com o staff que a CM tem,desde o simples cantoneiro até ás acessorias, que deve ser a maior fatia do bolo de encargos deste municipio, há que ter obrigatoriedade de trabalhar para justificar os imposto que sugam do lombo do povo trabalhador!

Anónimo disse...

este homem que bem conheço nao passa de um gajo sem tomates, uma cagarolas...ele tem medo de tudo mas vai-se safando pois tem o apoio do PS a nivel Regional. O que me da gozo é que um homem sem tomates é um.........mas mesmo assim ele safa-se sempre! Ouvi dizer que o leitao agora tambem trabalha na casa branca, aquela tipa de ponta delgada, manienta e tola até dizer chega, tambem se vai safando!! O pai dela ja foi ferranho do PSD mas a vaca deixou de dar leite e ela virou-se e muito bem para o PS. Enquanto existirem uma maioria de tolos burros no concelho de santa cruz, sim porque é o povo que vota nesta gente, o concelho continuará assim no marasmo, nao se vai a lado nenhum! Um concelho presidido por um gajo do continente sem tomates é o actual retarato do concelho de santa cruz!!! Força Dora tens de te unir ao Jose Carlos e mandar este gajo do continente para a lixeira apanhar os sacos de plastico que estao na ribeira e comer os cagalhoes que estao a boiar no porto velho! Faz isso que ganharas as proximas!