Navio "Viking" já est[ar]á operacional
O navio "Viking", ainda aportado em Falmouth, no sul de Inglaterra, aguarda agora por melhoria das condições de navegação, para que seja dada ordem de partida para o Arquipélago.
Após alguns avisos de chegada do [navio] "Viking" à Região, a AtlânticoLine anunciou [ontem] que o navio já se encontra operacional, tendo sido submetido a uma intervenção na proa, devido a um rombo verificado quando o navio se encontrava já a caminho de Ponta Delgada [ilha de São Miguel]. A avaria num dos compartimentos da proa terá sido provocada pelo mau tempo e pela forte ondulação que se fez sentir, no trajecto entre Liverpool e Ponta Delgada.
De acordo com a AtlânticoLine, o rombo na proa nunca colocou em causa a navegabilidade do navio ["Viking"], tendo sido reparada no passado sábado. Assim, de acordo com a empresa de transportes marítimos, o [navio] "Viking" encontra-se já devidamente autorizado pelas entidades competentes, a [britânica] Maritime and Coastguard Agency (MCA) e a [italiana] Registro Italiano Navale (RINA), a retomar a viagem.
A AtlânticoLine aguarda agora a melhoria das condições atmosféricas adversas que se fazem sentir no local, de forma a dar ordem de largada do navio rumo a Ponta Delgada. Segundo avançou em comunicado, o “incidente agora verificado não irá provocar qualquer alteração dos horários ou qualquer modificação ao planeamento previsto pela AtlânticoLine para a utilização do navio "Viking" na operação de transporte marítimo inter-ilhas de passageiros e viaturas”, nos Açores.
Refira-se que a chegada do [navio] "Viking" estava prevista para o passado domingo.
Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental», «Diário Digital», «A União» e jornal «Destak».
Em sentidos diferentes, podemos ler duas outras notícias: o «Diário Insular» [com leitura apenas possível para assinantes] noticia que a "data de chegada do navio “Viking” [está] envolta em silêncio", enquanto a RDP/Antena 1 Açores informa que "a AtlânticoLine garante que a primeira viagem [do navio "Viking"] realiza-se a 7 de Agosto entre a Praia da Vitória e as Velas (de São Jorge), tendo o navio sido obrigado a voltar para a Inglaterra quando já viajava para os Açores depois de ser descoberto que metia água junto a uma das hélices".
Saudações florentinas!!