quarta-feira, 30 de maio de 2012

Exposição de pintura «Percursos»

Está patente na Sociedade Filarmónica Dr. Armas da Silveira, em Santa Cruz das Flores, a exposição de pintura denominada «Percursos», com obras da autoria de Florimundo Soares.
Esta exposição de pintura poderá ser visitada todos os dias das 13h30 às 23 horas, até ao próximo dia 15 de Junho.

Saudações florentinas!!

1 comentário:

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de uma vídeo-reportagem de José Agostinho Serpa sobre esta exposição «Percursos» de Florimundo Soares.

Percursos da nossa vida. Deambulações, vivências e experiências passadas que nos fazem recordar os nossos bons dias. Sítios por onde passamos e que nos marcaram com os seus contrastes e formas. Nomes de ruas, de lugares, de pessoas e de expressões locais, que nos transmitem sensações de algo já vivido e de uma constante procura do nosso interior. O nosso Eu escondido. Esse espaço vazio, meio tosco, esvanecido com o passar dos tempos, ora cheio de gente, ou por vezes paisagem desolada, inabitada.

É um conjunto de pinturas e de desenhos realizadas na minha passagem pela cidade de Lisboa, aquando do estudo em Artes Visuais e que diariamente foram fazendo parte de mim, da minha vivência nestas paragens. Do meu percurso diário para a faculdade, desde a rua da Escola Politécnica ao miradouro de São Pedro Alcântara, como de outros espaços que posteriormente fui registando com formas e cores que se fundam na dialéctica da aproximação e/ou afastamento das pinturas em relação ao Eu, criando um todo coerente e de certa forma também de ilusão.

Esta é uma exposição itinerante que tem vindo a percorrer os mesmos espaços/lugares nos quais estive inserido por um período de tempo, que me suscitaram interesse, nomeadamente na ilha Terceira, Faial e agora presentemente na ilha das Flores, onde me encontro a lecionar.

Florimundo Soares nasceu na Ribeira das Tainhas, em 1976, na ilha de São Miguel, Açores. Em 2002 concluiu a licenciatura em Artes Plásticas: Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Tem colaborado desde 2009 na realização de cenários, vídeos e fotografias das peças de teatro levada a cabo pela JANGADA - Grupo de Teatro.

Aficionado pelo mundo da fotografia, participou em 2012 no concurso de Fotografia do Parque Natural das Flores: Conhecer para Proteger, sendo distinguido com vários prémios.

Desde 2003 tem vindo a leccionar nas escolas da Região Autónoma dos Açores, na área das Artes Visuais. Actualmente lecciona Educação Visual e Educação Tecnológica, na Escola Secundária das Flores.