segunda-feira, 7 de maio de 2012

Nas Flores e no Corvo é preciso esperar uma hora para ver vídeos no YouTube

Nas duas ilhas mais ocidentais dos Açores, a velocidade de ligação à internet não ultrapassa 250Kbps, apesar dos habitantes pagarem por acessos de 4Mbps.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores diz que a população foi enganada pela PT e pelo Governo. O autarca Manuel Pereira lembra que o serviço de acesso à Internet «não ultrapassa alguns “kapas”» e por isso aconselha os habitantes das duas ilhas a contratarem as modalidades mais baratas. Em entrevista telefónica, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz lembra que florentinos e corvinos pagam mais que os habitantes do Continente e das restantes ilhas açorianas para terem Internet, telefone e TV, apesar de terem uma largura de banda muito inferior à prometida (4 Mbps) pela Sapo nas duas ilhas.

A velocidade da Internet disponibilizada pelas comunicações por satélite é apenas parte do “problema” denunciado pelas populações das ilhas do Corvo e das Flores. No final dos anos 90, sete das nove ilhas do arquipélago dos Açores ficaram conectadas através de cabos de fibra óptica submarinos, deixando para fase posterior a ligação às duas ilhas mais ocidentais de Portugal. Em alternativa, as ligações à Internet no Corvo e nas Flores passaram a ser feitas por satélite.

Em 2006, as populações das duas ilhas fizeram uma primeira petição. E em 2009, a ligação por cabo de submarino é, por fim, contemplada pelo programa das Redes de Nova Geração. O projecto que engloba ainda a instalação de fibra óptica noutros concelhos dos Açores onde não há concorrência entre empresas que disponibilizam acessos à Internet, está orçado em 20 milhões de euros.

Só que, desde a assinatura do contrato, o projecto não chega a sair do papel, e as populações voltam a fazer nova petição em 2011. E em Setembro desse ano, há um acontecimento que recoloca a ligação das duas ilhas ao restante arquipélago na agenda política regional: durante a visita do presidente da República Aníbal Cavaco Silva, os habitantes das ilhas do Corvo e das Flores dizem-se surpreendidos com uma largura de banda de 3,5 Mbps, que contrasta com as velocidades dos restantes dias do ano (entre os 100 Kbps e 250 Kbps).

Em Fevereiro de 2012, os promotores da petição são ouvidos pela Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa Regional dos Açores. E em Abril ficam a saber do ponto em que se encontra o processo, através das explicações que a PT forneceu aos deputados regionais. Na resposta enviada para o Parlamento dos Açores, a PT lembra que o Estado entregou à FibroGlobal (uma participada do grupo Visabeira) «a instalação, a gestão, a exploração e a manutenção» de uma rede de fibra óptica em 12 concelhos dos Açores, bem como de um cabo de fibra óptica submarino com um comprimento de 690 quilómetros, que deverá aumentar a velocidade das comunicações eletrónicas com as ilhas do Corvo e das Flores.

No mesmo documento, a PT refere ainda que o projecto mereceu a aprovação da Comissão Europeia e já teve o necessário visto do Tribunal de Contas, mas lembra também que as obras só podem avançar depois de assinado o contrato com o Programa Operacional dos Açores para Convergência (ProConvergência), que depende da Secretaria da Economia do Governo Regional dos Açores. «Assim, esperamos que a disponibilização efectiva dos fundos acordados possa ocorrer com a celeridade possível com vista a permitir a implementação desta rede(...)», conclui a PT.

Para manter a “pressão” sobre o Governo Regional e o Governo da República, os promotores das petições avançaram, no final de Abril, com uma denúncia deste caso junto da ANACOM (Autoridade Nacional das Comunicações), da Associação dos Operadores de Telecomunicações e da DECO (Associação de Defesa do Consumidor).


Notícia: edição on-line da revista «Exame Informática».
Saudações florentinas!!

25 comentários:

Anónimo disse...

Como é que possível que uma empresa como a PT, que tem dinheiro para pagar ordenados e prémios multimilionários aos seus gestores e que distribui milhões e milhões de divendos aos seus accionistas, não tem dinheiro para fazer um investimento nas Flores e no Corvo, ilhas que desde que há telefones e outras telecomunicações a PT e as suas antecessoras têm explorado, chulado e enganado os seus clientes.

E o que faz o Governo de Lisboa, que tem dinheiro para pôr tropas no Afeganistão, no Líbano, no Kosovo e mesmo em Timor (embora aqui se compreenda) e nunca tem dinheiro para investir na sua (até ver!!!!) fronteira mais ocidental.

E ainda temos que aturar os lacaios partidários do Governo de Lisboa - à cabeça a Drª Berta Cabral - a tomar partido por Lisboa e querendo que o nosso orçamentoo é que pague tudo.

Não será possível os Açores convidarem a PT a sair do arquipélago e no seu lugar vir uma empresa americana, brasileira, sul-africana, ~britânica ou francesa?

Ou nós, florentinos, vamos ser sempre os últimos deste Império que já foi?

E quem vai ser o tolo que vá berrar pela selecção portuguesa, quando esta bandeira não nos respeita?

Até quando vamos aturar este colonialismo?

Anónimo disse...

Qem vai resolver o problema das comunicações é a Berta Cabral quando for presidente do governo regional!!!

Anónimo disse...

É pá, deita essa boca para o lado!

Se essa senhora fôsse Presidente, até mandava fechar o Centro de Saúde e as Santas Casas, pois ela precisa de dinheiro para baixar as passagens aéreas para o pessoal que quer ir a Lisboa ver o futebol ou fim de semana ou ir às compras no Corte Inglêz!

Anónimo disse...

gostei de ler o artigo do anónimo das 2,16. eu se soube-se escrever assim muito tinha para dizer mas apoio quem sabe escrever no meu tempo não havia dinheiro para comprar os livros da escola.

Anónimo disse...

velocidade entre os 100 e 250kb só se for em casa de algum desses que coma com eles à mesa.

Anónimo disse...

A PT e o governo de Lisboa andam-nos a enganar.
É alguma novidade?
Não nos enganaram sempre?

Novidade, novidade é a postura dos lacaios locais do PPD/PSD e do CDS-PP que, a troco sabe-se lá de quê, preferem a escumalha de Lisboa aos legitimos interesses dos Açores.

O Sr. Presidente da Camara, ao denunciar publicamente esta vergonha, cumpriu a sua obrigação e o seu dever.
Já agora´.
Há um ou dois concelhos nas Flores?
Quantos kapas tem a internet no concelho das Lages?
Que é que é feito dos dois procuradores locais do governo de Lisboa? Estarão nas Flores a usar a internet?

MILHAFRE disse...

Meus amigos, não é só a PT que tem andado todo este tempo todo a engonhar e a explorar os Açorianos.

Agora, a própria RTP-Açores, que foi um emblema dos Açores, e talvez a melhor televisão do universo RTP, vai passar a janela de quatro horas, e até o popular programa Bom Dia Açores do sr. Pedro Moura vai desaparecer.

Dizem que não há dinheiro para os Açores, mas continua a haver dinheiro para o futebol, toiradas, cioncursos parvos, debates com bestas quadradas, shows com coirões, etc.

Abordo mais este ataque de Lisboa aos Açores in «Azores Forever.blogspot»

Anónimo disse...

Acho engraçado a Dra. Berta Cabral vir para aí dizer que se for eleita vai resolver o problema!
Então porque não o resolveu quando era Secretária Regional e lançaram o concurso para a ligação da restantes ilhas e não incluiram as nossas? Ou seria que nessa altura o nosso voto não era necessário e neste momento a sede de poder é tanta que anda a tentar enganar-nos?
Estes politicos já começam a meter nojo!

Anónimo disse...

Se o cabo nao veio para o grupo ocidental nos anos 90 como aq«ui é noticiado, devemos isso a quem?
Quem é que era Secretária Regional na altura?
Que é que já nao aparece na Câmar onde é presidente hamuitos dias?
O que amda a fazer?
...
Campanha!

Anónimo disse...

Teve o Governo nas Flores e em seguda vai o P.S.D.,está mais que visto que os votos dos Florentinos que vivem na Ilha e daqueles Florentinos que vivem fora dela que faz falta aos Partidos. Eu sempre disse que por um se perde, e por um se ganha.

Anónimo disse...

O Pereira depois de très mandatos é que resolveu escrever a reenvidicar e protestar pelos direitos dos seus municipes!? Já anda em capanha eleitoral só pode!

Não se esqueçam de votar no Sr. Presidente Pereira (como vocês lhe gostam de chamar) pois ele merece o vosso voto!

É preciso ser mesmo burrinho, burrinho, burrinho, burrinho....

Anónimo disse...

O anónimo das 13.45 fala e muito bem.Então porque Berta Cabral não dei seguimento ao cabo nos anos 90 até às Flores e Corvo, será que nós os Ocidentais eramos Pretos e agora com a falta do voto que tambem anda em crise já somos Brancos.

Anónimo disse...

Já dizia o "nosso" Eça de Queirós: «Os políticos e as fraldas têm que ser mudados frequentemente e pela mesma razão!». Isso é um abuso, os Florentinos e Corvinos andam a pagar por algo que não utilizam!! Mais vergonhoso se torna, quando a net está mais rápida.. mas isso apenas acontece quando à visita Governamental! VER-GO-NHA!!!

Anónimo disse...

sou das lajes mas já estou a ver o pereira em campanha e como diz alguem aqui ele já vai em tres mandatos e nunca se lembrou do cabo.estão a mexer com a campanha mas hoje em dia já não há ninguem tolo está tude farto de politicos.

Anónimo disse...

Já ninguém pode aguentar a sede de dar nas vistas da Berta Cabral. Já enja.

Anónimo disse...

De facto, essa senhora já gastou tanto a sua «cara» que mais parece a Lili Caneças com lifting.

Realmente essa senhora já enjoa e pior, não tem sentido do ridículo e da compustura!

Enfim, até ela «meter» em Outubro os papéis pr'á reforma ainda vamos ter que aturar toda aquela poluição mental e sonora!

Anónimo disse...

Todos criticam a Berta Cabral e eu sou muito mas mesmo muito burro ou não entendo nada de politica!
Que eu tenha conhecimento o partido socialista é governo e a Berta Cabral é presidente da CM de Ponta Delgada!
Se ela assinou algum documento enquanto secretaria regional já passaram 8 anos e nenhum dos secretarios eleitos pelo PS tiveram coragem de corrigir o que ela assinou, ela pelo menos teve coragem de assinar enquanto o PS nada vez e nada continua a fazer pelos florentinos. Além disso tiveram o descaramento de aumentar a capacidade da internet enquanto visita do banana do Cavaco Silva ou sejam existem meios mas que este governo nada faz pelos florentinos. Paguem e não bufem pois vocês adoram este partido socialista bem como o zé ninguém da musica,o corrupto do pereira... Paguem e nada de reclamações pois a PIDE anda por estes lados!

Anónimo disse...

Tem razão este anónimo das 06.00 em falar sobre o Partido Socialista que nada faz pelos Florentinos. Vejam nas Lajes um Porto de Recreio onde passam centenas de iates e pricisava era de uma Marina mas, eles fazem as obras não é por necessidade mas sim pelos votos por, isso nunca se desenvolve as Ilhas mais pequenas .

Anónimo disse...

Eu compreendo que os lacaios do PS queiram defender a galinha dos ovos de ouro, não vão eles ser prejudicados por andarem a mamar à 16 anos. O que não percebo é criticarem por não se ter passado o cabo de fibra óptica antes de 1996, quando na verdade 95% dos comentadores acima não usufruiam do serviço de internet. Acho que como secretária, face aos tempos que corriam, tomou a decisão certa.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com a restante parte desta notícia da revista «Exame Informática»:

No que toca à actual velocidade dos acessos à Internet por satélite, a PT informa que as ilhas do Corvo e das Flores partilham um acesso de 34 Mbps e admite que «devido ao aumento do tráfego cursado, em particular do vídeo, esta ligação tem apresentado limitações de capacidade, em alguns períodos horários».

A PT nega ter aumentado a largura de banda disponível aquando da visita do Presidente da República e justifica o alegado aumento de velocidade com uma eventual descida do tráfego durante o dia da visita.

Nelson Fraga, primeiro subscritor da petição apresentada no Parlamento Regional, também relaciona as reivindicações das duas ilhas com os novos hábitos dos internautas. «É verdade que as queixas foram crescendo à medida que se começou a usar o YouTube... mas a verdade é que também há muitas empresas nestas duas ilhas que não conseguem dar resposta aos pedidos e reservas que chegam pela Internet. A estes casos juntam-se as ligações às comunidades de emigrantes que saíram destas ilhas nos anos 60 e 70. A Internet é importante para economia local... e hoje, 200 kbps é uma Internet de país subdesenvolvido».

Como prova das velocidades alcançadas pelos actuais acessos à Internet por satélite, Nelson Fraga enviou para a «Exame Informática» algumas medições efectuadas no dia 30 de Abril através do conhecido site Speedtest: uma delas efectuada nas Lajes das Flores não supera os 0,65Mbps; uma segunda realizada nas Lajes das Flores fica-se pelos 0,22Mbps; há uma terceira realizada na freguesia do Lajedo que não passa dos 0,08Mbps (inferior ao upload que foi estimado em 0,14Mbps); e por fim, há um quarto registo que se fixa em 0,43 Mbps.

Anónimo disse...

E pagamos sem falta todos os meses certinho e sem refilar-mos,assim é que eles gostam mesmo.
Força Nelson,ajuda os fracos contra os da corrupção.

Anónimo disse...

Pois é, não assino a petição pois os florentinos merecem isso mesmo, foram eles que democraticamente elegeram os imcompetente em troca de favores, prendas e camionetas de areia...Vocês merecem isso mesmo!!! Cada dia mais fechadinhos e isolados do mundo e das tecnologias, é o que faz votar em incapazes como Pereira, João Lourenço, Zé da musica, manuel mania entre outros!

Anónimo disse...

Porra. Não há um politico das Flores que seja elogiado. Digam lá quem deve ir para deputado,digam

Anónimo disse...

Olhe que não,Olhe que não"Camarada",CONCORRA...

Anónimo disse...

cada um têm aquilo que merece e vocês merecem isso mesmo, NADA! Aí está um excelente resultado de votar em pessoas incapazes e incompetentes! O que eles querem é o tacho e a cadeira do poder!