terça-feira, 29 de maio de 2012

Em Portugal a ligação de acesso rápido à Internet... ainda não é para todos

É visto como um problema associado a países menos desenvolvidos, mas em Portugal há quem tenha um limitado acesso à Internet que pode fazer com que um vídeo do YouTube demore uma tarde inteira a carregar.

Em duas ilhas açorianas - Corvo e Flores -, os habitantes pagam tanto de internet como os restantes ilhéus, mas têm menos velocidade de acesso. Os serviços de telefone fixo e móvel também apresentam fraca qualidade. Nelson Fraga, uma das vozes mais activas na luta por um melhor acesso, explica que o problema se deve ao facto de o acesso nestas duas ilhas ser garantido por uma ligação de satélite da Portugal Telecom (PT), enquanto que o restante arquipélago já é servido por fibra óptica.

Nelson Fraga considera que deve "haver uma noção" de como esta questão afecta ilhas que vivem tanto do turismo e cujos habitantes e empresas precisam de comunicar por email e disponibilizar "sites com boa qualidade visual".

A área do turismo é apenas um exemplo, uma vez que o próprio acesso pessoal, para meras actividades do dia a dia que parecem tão simples - como receber um documento em pdf via email ou ver um vídeo no YouTube - são quase actividades épicas que podem demorar entre 20 minutos a uma tarde inteira, respectivamente.

"Ver um vídeo no YouTube durante o dia é praticamente impossível", diz Nelson Fraga. "Colocamos em pausa, para ficar a carregar, e depois tentamos no final da tarde, passadas três a quatro horas", continua. "Só de madrugada é que é relativamente acessível" ir ao YouTube. As empresas têm dificuldade "em dar vazão aos emails", sobretudo se em anexo vierem documentos "corriqueiros" de poucos megabytes, que demoram "15 a 20 minutos" para descarregar.

Fraga diz que não há maneira de contornar o problema, apenas continuar a lutar. "Andamos a ver se, por via das petições, conseguimos pressionar o Governo a tomar uma decisão", refere. Os custos, além da ligação à internet, incluem sempre o telefone fixo, pois sem ele não podem estar ligados à rede. "Sentimo-nos ultrajados e enganados como consumidores", acusa.

Segundo Nelson Fraga, a "PT oferece um serviço miserável", sendo a única a operar na zona, pelo que os habitantes não têm "outra opção". As culpas são divididas entre o Governo Regional e o Ministério da Economia. "Neste pingue-pongue de acusações, as populações é que ficam a perder", comenta.

Liliana Melo, jurista na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), explica ao «JPN» que a associacão recebe "algumas reclamações", sobretudo "por pessoas que são informadas pelas operadoras que têm cobertura na área de residência delas e isso não acontece". No entanto, o número é residual, "não é uma queixa muito frequente".

A DECO não possui informação sobre as zonas mais afectadas mas reitera que, mesmo no meio de centros urbanos, há áreas sem cobertura. A jurista explica como se deve reclamar - isto no caso de constar no contrato de fornecimento de internet que há cobertura em determinado local, assim como o papel da ANACOM nesta questão, que tanto afecta as populações.

Seja para trabalhar e gerir negócios ou para momentos de lazer a ver vídeos no YouTube, perfis de Facebook ou descobrir novos memes, o acesso à internet chega a ser considerado um direito humano pela Internet Rights & Principles Coalition.


Notícia: Jornalismo.Porto.Net (JPN).
Saudações florentinas!!

15 comentários:

Anónimo disse...

As Ilhas Ocidentais são a colónia mais ocidental da Europa.

Façam um referendo nas vossas ilhas e peçam ajuda, protecção e integração na grande nação americana.

Em Lisboa estão mais ocupados com as «secretas» que ao que parece estão ao serviço de empresas privadas, mas pagas pelos contribuintes!

Pr'a fibra óptica é que não há dinheiro!

Cafagestes!

Anónimo disse...

aqui pelas lajes desde abril que se começou a falar frances, ingles, italiano, alemão, espanhol, e portugues é um grande movimento de iates que a marina já não tem lugar para mais estamos á espera de um novo governo para que se faça um aumento merecido.

Anónimo disse...

A Berta Cabral já disse que vai fazer um Porto de Cruzeiros nas Lajes e um Pavilhão do Atlântico nos Mosteiros.

Votem nela e depois vão comer salsaparrilha e malagueta da terra!

Anónimo disse...

Eu sei que vou mudar do P.S. para a Berta para ver se faz-se alguma coisa de geito naquele porto de recreio.

Anónimo disse...

eu tambem vou mudar do p.s. para votar berta para ver se aumentam aquele porto de recreio nas lajes das flores que aquilo não dá para nada.

Anónimo disse...

Se as Flores fossem integradas no estado americano haveria droga, crimes, assaltos, roubos e assassinios sem parar. E mais digo aquele anonimo que diz que se fala muitas linguas nas Lajes... Pois tenha cuidado porque essas línguas trazem para a ilha droga e crime , gangues e assaltos!

Anónimo disse...

deve ser muito burro este anónimo das 16.47 em deizes tantas asneiras. só come salsa e malaguete aquele que não quizer trabalhar.

J. disse...

Pois é, ainda bem que existe alguém que pelo menos faz "força" pela revindicação de algo que todos nos pessoas temos direito, pena ser o unico que realmente dá a cara, aqui ficam os meus parabéns.
Aos restantes que prá qui andam a mandar postas de pescadas que ponhão os olhos nele, e deixem-se de bairrismos e de comentários pouco construtivos a um melhor futuro florentino.

Anónimo disse...

pois...pois...como diz o anónimo das 8,42que os iates trazem drogaé por isso que ela já apareceu nas flores deve ser do tempo em que os iates paracvam nas poças em santa cruz.

Anónimo disse...

todos a votarem berta cabral. eu vou votar não quero mais p.s.

Anónimo disse...

não são os turistas que traficam a droga, nas flores hà bastantes traficantes naturais e residentes, só não vê quem é cego! E se existem drogas é porque existem consumidores!!! Sóis uns burrinhos, tenho pena de vocês!!!

Anónimo disse...

então o anónimo das 8.42 é um grande burro em dizer que os iates é que traziam a droga.para mim ele anda é com dores de cotevelo e vai dizendo estas tolices para desmoralizar o povo das flores.

Anónimo disse...

cá na capital das flores lajes chegou um iate de tres mastros conhecido pelo iates dos ricos.

Anónimo disse...

À poucos meses feita uma baixada da EDA nova no redondo da muralha do porto das Lajes das Flores onde já à muitos anos fazia falta.De alguns dias para cá esta lampada já não funciona. Porque será? Assina o sempre atento para o melhor no Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

A DECO não tem reclamações porque o povo das Flores é burrinho, ainda têm medo da PIDE ou de represálias! Que mentalidades, até para reenvidicarem os vossos direitos enquanto consumidore, pagam por um serviço que não existe e andam a encher os bolsos à PT, enfim sem comentários pois a burrice têm limites!