quinta-feira, 12 de julho de 2012

Carlos César defende que membros das Juntas de Freguesia deixem de receber

O presidente do Governo Regional defendeu a ideia de que “as freguesias constituem verdadeiras infra-estruturas de democracia”, manifestando-se contra a intenção de extinguir muitas delas. Carlos César precisou que “já temos a nossa democracia participativa tão debilitada que destruir estes níveis de participação – onde milhares de cidadãos prestam o seu contributo para o desenvolvimento local, onde deixam ideias, aspirações, críticas e protestos e onde se mobilizam vontades locais ­ –, destruir esse ambiente de participação democrática não é bom para a nossa vivência cívica”.

Sublinhando que, portanto, “não há, em tese, freguesias a mais” – quando muito pode haver, como admitiu Carlos César, “remunerações a mais nos gestores das freguesias” – advogou que a questão “deveria ser pensada mais nessa óptica do que na destruição das freguesias e do edifício participativo que elas representam”. O presidente do Governo Regional explicou que, sendo o objectivo o de poupar, “há remunerações do presidente da Junta, do secretário e senhas de presença que podem ser dispensáveis”, até porque, como acrescentou, não acredita que “as pessoas estejam nos órgãos decisores das freguesias para receberem a remuneração correspondente, a qual poupada em todas as freguesias já representa alguma coisa que pode ser reinvestida nas localidades e nas freguesias”.


Notícia: «Diário dos Açores», «Açoriano Oriental», «Diário de Notícias» e "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

16 comentários:

Anónimo disse...

Agora é que o pombinha vai comecar a ver a vida andar para tras.se eles ficam sem o dinheiro ai e que a roubalheira nunca mais acaba.........

Anónimo disse...

É perciso ser ordinário,no ordenádo dele não se mexe´a miséria que um presidente de junta recebe que nem paga as chatisses por que passa num mês vai-se acabar,Deus devia castigar pessoas assim que só querem encher o seu bolço...nem vou comentar mais tal é raiva que me vai cá dentro.

Anónimo disse...

Parece impossível...o homem tem os bolsos cheios,nunca deve ter abdicado do seu ordenado,e aínda a dizer coisas destas,ele talvêz queria que ficasse tudo para ele,digo isto mas a mim não me faz diferença pois não faço parte de nada política,mas no meu entender não deve ser como o senhor disse.

Anónimo disse...

Nos deputados que cirandam na Horta, esses representantes do povo desprovidos de interesses, é que ninguém toca.

A austeridade é para os mais fracos.

Sabem por acaso os Florentinos que o orçamento dos deputados aumentou, ao contrário dos Portugueses que viram o seu esmifrar.
Como, perguntam os contribuintes, sabendo que os salários diminuiram e os subsidios foram cortados?

Com engenho e arte, porque a politica não se faz só de lábia apurada e conversa para entreter. Ferraram ajudas de custo, arranjaram maneira de estar mais tempo no Faial e de reunirem comissões por tudo quanto é canto para cantonestes Açores.
Paguem tolos, paguem!

PS: Algumas questões pertinentes que a crise e a surrapa de impostos obriga a perguntar:
Quanto é que derrapou o orçamento do parlamento durante este ano e o ano transato? Quantas comissões parlamentares reuniram este ano na Terceira, por altura das Sanjoaninas?

Anónimo disse...

Este senhor devia zelar era para que os seus secretários não andassem a receber ajudas de custo quando estão na sua casinha, para que os seus secretários não andassem a atribuir subsídios aos seus filhos para estes serem pilotos de aviões, para que alguns responsáveis de institutos públicos não andassem a meter a mão na massa, etc etc

Anónimo disse...

E o nosso futuro de pende de gente desta laia!!! O que a fêmea gastou numa viagem de passeio ao canada paga mais de 100 autarcas das freguesias.

Anónimo disse...

Por falar em reduzir vencimentos posso anunciar que o segundo da lista do PS pelas Flores é o Luis Maciel, este senhor que até hoje nunca fez nada pelas Flores ou pelas pessoas das Flores mas se ele tem assim tanta vontade de ajudar porque nunca se voluntariou para trabalhar em prol da sociedade sem ganhar dinheiro, ele so quer alguma coisa que dê boa massa.

Anónimo disse...

De facto este argumento de Carlos Cesar faz Todo o sentido.
se fosse decretado por lei que os titulares de cargos politicos não fossem remunerados possivelmente seriam os Presidentes de Junta os unicos que trabalhassem para a sociedade sem remuneração

Anónimo disse...

Estas declarações são no mínimo cómicas e paradoxalmente tristes.
O trabalho, as chatices, e tudo o mais aliado à função de presidente de junta é algo que nenhum elemento do sistema político tem. Nenhum. Nem o Exm.º Presidente do Governo Regional pois tem um "bando" de acessores que até lhe atacam os sapatos.
Um PRESIDENTE DE JUNTA, embora sendo a base do sistema político é o elo mais importante para toda a "máquina" funcionar corretamente. Os srs Deputados, Presidentes de Câmara, Presidente do Governo Regional, etc, esquecem-se que é através deles, desse mesmos Presidentes de Junta, que conseguem os votos???
Bem diz o Dr. António Costa (note-se que eu sou aquele que não acredita nem em laranjas, nem em rosas, nem em verdes, nem em pretos. Acredito na força que o povo tem e não sabe aproveitar) que os nossos políticos nem qualificações tem para o ser, pois nem o significado de democracia sabem e cada vez mais dizem as mais completas aberrações sem nexo e demonstrando um nível de incompetência extremo.
Acho graça oa facto de estar na moda os políticos utilizarem a palavra demagogia de uma forma extrema, mas mais graça acho, quando eles nem sabem o que dizem e que ao utilizar essa palavra, contra eles falam.
Tirem as regalias aos deputados que, primeiro que tudo são demasiados, que vão dormir para assembleia regional, que nem uma intervenção fazem durante uma legislatura, que apenas servem para ter carros de aluguer quando chegam ao aeroporto da horta, que dormem nos melhores hotéis e com as maiores das deferências, que comem e bebem à custa do erário público, que nem falar sabem, que nem instrução tem, que não fazem nada pelo circulo que são eleitos, pois apesar de serem autónomos nem voz ativa tem. Esses sim são O CANCRO DE TODO O SISTEMA POLÍTICO e não há nem radioterapia nem quimioterapia que os erradique de vez.

Anónimo disse...

Não acho nada de cómico nisso,triste muito triste sim,o filho de uma... não presta,é nogento fazer o que ele quer fazer Deus se existe vai castigá-lo vai,ela devia passar miséria mas miséria á séria para não se armar em esperto,já me tinham dito(de fonte limpa)que ele maltratava a empregada de limpeza que tem em Angra só pelo facto de ser de outra cor politica,vê-se que só tem mania e tolice quando fala...

Anónimo disse...

Por favor deixem o DR.Luis Maciel em paz, o Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores e os Agricultores precisam dele, pois o Dr. Paulo Valadão vai reformar-se e os jovens Dércio e Cátia tem as mãos cheias.Foi a Betinha que ganhou a junta de freguesia quando Carlos Cesar se canditou.Agora tem inveja da miséria que nós presidentes de Junta de Freguesia ganhamos.

Anónimo disse...

O democracia portuguesa com alguns carlos cesares, fazia inveja á ditadura salazarenta

Anónimo disse...

Os presidentes de Junta dos Açores deveriam fazer o mesmo que o presidente socialista dos Cedros faz! Um bom exemplo a seguir. Já que não hà fiscalização nos Açores é seguir o seu bom exemplo!

Anónimo disse...

Já agora podiam fazer o mesmo que o presidente da câmara de santa cruz, receber o vencimento e arranjar grandes tachos e nada fazer durante 4 anos, repido NADA FAZER DURANTE 4 ANOS! E ainda por cima é candidato a deputado usando esquemas muito baixos e nada democráticos! Espero que seja desta que o povo abra os olhos e que arrume este dito cujo de uma vez por todas!

Anónimo disse...

Cada um tem aquilo que mereçe,e os Santcruzenses igualmente,deixam por conta dos outros aquilo com que não se querem chatear por isso bem feito.

Anónimo disse...

para o anónimo do dia 15 de Julho das 11H37,não precisa ser socialista para ser como o presidente de junta dos Cedros. O concelho das Lajes tem um presidente de junta social democrata (logo a seguir à freguesia da Fazenda e no sentido Lajes/Santa Cruz)que faz o mesmo. Caso para dizer, tem um bom professor.