quinta-feira, 5 de julho de 2012

Exigir tarifas de internet mais baratas até à conclusão do cabo de fibra óptica

O PCP Açores apresentou [nesta terça-feira] um projecto de resolução para que o Governo da República crie um regime tarifário especial e transitório nos serviços de acesso à internet nas ilhas das Flores e do Corvo.

Para o deputado regional Aníbal Pires é inaceitável que os operadores continuem a cobrar por velocidade e débitos no acesso à internet que nestas ilhas ocidentais não são efectivamente atingidos devido ao atraso na ligação ao cabo de fibra óptica.

É pública e conhecida a má qualidade das ligações à internet no Grupo Ocidental, uma situação que coloca corvinos e florentinos na posição de terem de pagar por um serviço de que não podem usufruir, lesando-os enquanto consumidores, bem como o seu direito cidadão de acederem às redes de comunicações globais. Assim, e independentemente da ligação ao cabo de fibra óptica – cuja obra se espera que seja rapidamente concluída – fica por resolver no imediato este problema.

A proposta pretende que o Governo da República, através da Autoridade Nacional para as Comunicações (ANaCom), crie um regime tarifário especial e transitório nos serviços de acesso à internet para as ilhas das Flores e do Corvo, garantindo uma redução do preço pago pelos consumidores florentinos e corvinos em função da velocidade efectivamente praticada, que deve manter-se em vigor até à plena entrada em funcionamento da futura ligação ao cabo de fibra óptica e verificado o aumento da velocidade e estabilidade da ligação disponibilizada.


Notícia: «Jornal Diário» e "sítio" da CDU Açores.
Refira-se que já foi aprovada a candidatura da empresa ViaTel ao programa ProConvergência para o financiamento de fundos europeus para a obra de extensão do cabo de fibra óptica, sendo que a Assembleia Regional aprovou por unanimidade [nesta terça-feira] uma recomendação ao Governo da República para que assegure a concretização, "sem mais atrasos", da extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo.

Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

O Dr. Anibal Pires tem-se revelado uma pessoa séria, muito competente e responsável. Sem naturalmente desmerecer os líderes anteriores.
Deu uma nova imagem do PCP, mais humana e mais próxima das pessoas e revelou-se um deputado acertivo nos assuntos que levanta.
Há que fazer força para este PS ter o Dr. Pires em conta. Porque é mais sério do que a vagabundagem politica do CDS-PP, só liderada por gente da Terceira.

Anónimo disse...

alguem tem conhecimento de já ter começado o cabo de fibra para as flores e corvo.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do «Açoriano Oriental»: "Parlamento Regional quer tarifas especiais para acesso à internet nas ilhas das Flores e Corvo".

A Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprovou [ontem, dia 5], por unanimidade, uma recomendação ao Governo da República para que crie um regime tarifário "especial e transitório" relativo ao serviço de acesso à internet nas ilhas das Flores e do Corvo.

A iniciativa, proposta pelo PCP, pretende "garantir uma redução do preço pago pelos consumidores em função da velocidade efectivamente praticada". Esta redução deverá "manter-se em vigor até à plena entrada em funcionamento da futura ligação ao cabo de fibra óptica e verificado o aumento da velocidade e estabilidade da ligação disponibilizada".

A recomendação aprovada pelo Parlamento regional está relacionada com as dificuldades sentidas no acesso à internet nas ilhas das Flores e do Corvo, as únicas do arquipélago dos Açores que ainda não estão ligadas ao cabo de fibra óptica. Nesse sentido, salienta que "as tarifas cobradas pelos fornecedores de acesso à internet nas ilhas do Grupo Ocidental respeitam a velocidades e débitos que efectivamente não são atingidos", concluindo que florentinos e corvinos são "forçados a pagar um serviço de que não podem usufruir".

marenostrum disse...

Quero,exigo a diferença/ou a falta ,do serviço que paguei e não me foi prestado,se há tribunais para tudo,e os Juizes todos empregados,vivas a S.A.R.de 'Corvis marinis'.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia/comunicado do "sítio" do Partido Socialista Açores: "Corvo e Flores devem ter regime transitório de pagamento da internet, defende José Gabriel Eduardo".

Segundo o deputado regional florentino da bancada socialista, perante a irresponsabilidade do Governo da República ao se demitir da assunção dos seus compromissos com a instalação do anel de cabo de fibra óptica nas ilhas do Grupo Ocidental, não pagando o custo total da obra, “podiam muito bem, agora, criar um regime que permitisse que estas populações pagassem pelo serviço que usufruem na realidade”.

“Pensamos que esta seria uma medida que apesar de tardia viria repor ainda este ano alguma justiça para aqueles que tem pago injustamente por um serviço que nunca lhes foi correctamente proporcionado”, afirmou o parlamentar regional socialista José Gabriel Eduardo.


Refira-se que de 2004 a 2008 (na VIII Legislatura Regional), José Gabriel Eduardo já havia sido deputado regional do PS eleito pelo círculo da ilha das Flores; dando crédito ao "motor de pesquisa" da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, José Gabriel Eduardo na VIII Legislatura Regional (2004-2008) nunca fez nenhuma intervenção em Plenário sobre a temática da ligação de internet nas ilhas ocidentais.

Anónimo disse...

E porque é que não nos recusamos a pagar?
Enquanto o serviço não tiver condições aceitáveis, não pagamos.

Anónimo disse...

não deviamos era pagar nada.