sábado, 21 de julho de 2012

Produtora americana fez documentário televisivo sobre baleeiros dos Açores

Realizado por Nick Francis, estreia este Verão o documentário «The Last Azorean Whalemen», dedicado aos baleeiros dos Açores e de New Bedford.

De acordo com o produtor Luís Filipe Dias trata-se de "um projecto não comercial, cujo objectivo é pedagógico". O documentário será doado ao Museu da Baleia de New Bedford, ao Museu da Baleia da ilha do Pico e a escolas que queiram contar a epopeia dos baleeiros açorianos na América e nos Açores.

O historiador Don Warrin, que escreveu o livro «So Ends this Day: the Portuguese in American Whaling», conta que eram sobretudo das ilhas das Flores, Corvo, Pico e São Jorge os baleeiros que, em finais do século XIX, operavam nas embarcações americanas no Pacífico e no Atlântico Sul.

A baleação americana terminou em 1927 e muitos baleeiros originários dos Açores transformaram-se então em exploradores do oeste americano, convivendo com índios e pistoleiros, como também conta Don Warrin na sua obra «Portugueses no Farwest».

Nos Açores a baleação terminou em 1984, pelo que ainda hoje é possível recolher testemunhos de velhos caçadores de baleias. O documentário da produtora Franchise Studios inclui entrevistas e imagens colhidas na ilha do Pico e em New Bedford. Da equipa envolvida na produção deste projecto, apenas o realizador Nick Francis tem raízes açorianas.


Notícia: RTP Açores Multimédia.
Recomenda-se ainda a audição do programa radiofónico “As baleias e a identidade dos Açores”, integrado na série da TSF designada «Encontros com o Património», do jornalista Manuel Vilas Boas.
Recorde-se que o programa de reabilitação do património baleeiro nos Açores permitiu recuperar na última década 40 botes e 10 lanchas, num investimento totalizando cerca de 2 milhões de euros.

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Fez precisamente um mes no dia 17 que a camara do climaat nas Lajes das Flores está avariada.Será que não mais vai funcionar ou estão à espera de ser montada alguma fabrica na China para fazer a peça.

Anónimo disse...

Como estou a viver em São Miguel e este ano não tenho possiblidade de ir às Flores faço a seguinte pergunta. Será que já chegou ao Porto das Lajes das Flores a lancha dos Pilotos que era para ser entregue em Abril.