sábado, 14 de julho de 2012

Pescadores querem limitar o palangre

As associações de pescadores das ilhas mais pequenas dos Açores estão preocupadas com a sustentabilidade do sector. José Resendes, da Associação de Pescadores de Santa Maria, defende a proibição da pesca com palangre até às 6 milhas como forma de preservar algumas espécies que estão a ser sobre-exploradas. As associações de pescadores de São Miguel e Terceira estão contra a medida apresentada.

Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Relembre-se que os recursos pelágicos do mar do nosso arquipélago estão a ser delapidados pela frota comunitária (em particular pela espanhola) e que o Governo Regional fez à Comissão Europeia uma proposta em que pretende substituir a actual zona de proteção de 100 milhas por uma área marinha maior que abarca todos os bancos de pesca e montes submarinos. Entretanto a organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) alerta para a actual sobre-exploração de 30% dos stocks mundiais de peixe.

Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Se vêem gente a pescar de forma ilegal, porque é que não denunciam?
Custa tirar uma matricula? Hoje, com telemóveis que fazem quase tudo, custa tirar uma fotografia ou fazer um pequeno filme?

O problema é sempre o mesmo. Conhecem-se as causas, mas as pessoas recusam-se a actuar, querendo que sejam os outros a fazer.
Como o mar é grande e não há hipótese de ter uma patrulha em cada canto a fiscalizar, temos isto.

A responsabilidade não é só de quem fiscaliza. É de todos que vêem e não denunciam.

E por isso temos o que merecemos.

Maria Silveira disse...

Venho por este meio informar os leitores deste blogue que hoje, domingo,pelas 5H00 (mais ou menos) da manhã presenciei um fenoméno atmosférico tanto interessante como assustador.

O fenómeno consistiu no avistamento duma bola de fogo com cauda a passar com uma velocidade extraordinária e que durou +/- 10 segundos. Isto é real, uma vez que a signatária é muito céptica em relação a fenómenos esquesitos.

Será um cometa, um meteorito, um ovni (????)?

Gostaria se alguém viu, partilhasse esta informação.

Cumprimentos,

Maria Silveira

Anónimo disse...

Simples; nos mares de S.Miguel e Terceira podem pescar de palangre até 10 metros da costa, nas restantes ilhas, só para além das 6 milhas, ou será que os pescadores de S.Miguel e Terceira que rebentaram com todas as especies nos seus mares pretendem fazer o mesmo nas outras ilhas?