segunda-feira, 30 de julho de 2012

Chamarrita dos Açores é rock n' roll

A chamarrita, baile tradicional dos Açores, é a protagonista do documentário "Não me importava morrer se houvesse guitarras no céu", no qual o realizador Tiago Pereira se debruça sobre o "rock n´ roll absoluto da música tradicional".

"Não me importava morrer se houvesse guitarras no céu" é um retrato sobre um baile tradicional das ilhas do Pico e Faial, que o realizador Tiago Pereira documentou em filme durante os meses de Fevereiro e Março.

"Não se consegue ficar indiferente à chamarrita. Parece simples mas é complexo, tem um poder descomunal e uma energia que a torna o rock n' roll absoluto da música tradicional", disse Tiago Pereira.

A chamarrita inclui um mandador, bailadores, tocadores e cantadores, e é vista como um baile acústico e não um rancho folclórico. "Aquilo mexe com as pessoas, que passam a semana a trabalhar e, no fim-de-semana, canalizam as energias para ali. Faz parte deles e é uma coisa que é praticamente desconhecida no Continente", referiu.

Tiago Pereira viu várias chamarritas e percebeu a expontaneidade de quem quer dançar só porque sim, seja novo seja velho, acompanhado por uma viola da terra "a rasgar como se fosse do rock. Isso fez-me lembrar obviamente a infância e o meu pai [Júlio Pereira], um músico do rock que tocava cavaquinho também a rasgar", disse o realizador.

Estas recolhas visuais de Tiago Pereira ficarão com a Direcção Regional da Cultura dos Açores, que apoiou financeiramente a produção do documentário, por ter manifestado um interesse arquivista. "É bom saber que querem documentar uma coisa que é importante e que está viva! A chamarrita representa a vitória do homem sobre a natureza, sobre a ilha e sobre o mar. É uma celebração do estar vivo", sublinhou o realizador.

O título dado ao filme - "Não me importava morrer se houvesse guitarras no céu" - foi retirado de um livro do etnólogo Ernesto Veiga de Oliveira sobre instrumentos musicais.

Tiago Pereira é possivelmente um dos mais activos guardadores de memórias da música tradicional portuguesa, autor do projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e de filmes como "Sinfonia Imaterial", "Quem canta seus males espanta", "Folk-Lore" e "11 burros caem no estômago vazio".

Tudo isto faz parte de um processo que apelida de "alfabetização da memória" em relação ao que é tradicional. Quando, em 2009, cumpriu dez anos de trabalho nesta área disse à Agência Lusa: "As pessoas são analfabetas em relação a recolher e a terem memória. É preciso ensinar a fazer recolhas, a criar o bicho de recolher as suas coisas em vez de terem vergonha dos sítios onde nasceram e de onde são".

Feito o documentário sobre as chamarritas - que deverá ter várias exibições no Continente e uma estreia nos Açores - Tiago Pereira partirá para a Galiza, em Espanha, para fazer A Música Galaico-Portuguesa a Gostar Dela Própria.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: