quinta-feira, 26 de julho de 2012

Eleições regionais são a 14 de Outubro

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, marcou [ontem] para 14 de Outubro as eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

Em nota publicada, a Presidência da República informa que o chefe de Estado decidiu aquela data "ouvidos os partidos políticos com representação na Assembleia Legislativa da Região".

Nas audiências realizadas a 16 de Julho, não houve consenso quanto ao dia para a realização das eleições, tendo o PSD defendido que a ida às urnas ocorresse “o mais cedo possível”, a 30 de Setembro, embora não excluindo o dia 7 de Outubro, data também preferida pelo CDS e PPM.

O PS, numa opção comum ao PCP e ao BE, propôs que as eleições fossem no dia 21, terceiro domingo deste mês como tem acontecido nas últimas legislativas regionais, depois da entrega do Orçamento de Estado (marcada para 15 de Outubro) que fixa as transferências da República para a Região. Pelo meio ficou o dia 14, escolhido por Cavaco Silva e que entrou nas hipóteses colocadas pelos bloquistas e pelos populares.

Com o escrutínio para 14 de Outubro, a campanha eleitoral decorrerá entre 30 de Setembro e 12 de Outubro. A apresentação das candidaturas perante os juízes da respectiva comarca deverá ser feita até 3 de Setembro, sendo no dia imediato sorteada a ordem dos partidos no boletim de voto.

Há quatro anos o escrutínio realizou-se a 19 de Outubro. Com uma abstenção de 53,3%, os açorianos elegeram 57 deputados, sendo 52 distribuídos pelas nove ilhas constituídas em círculos eleitorais e cinco pelo círculo regional de compensação, corrector das distorções de proporcionalidade e representatividade. O PS elegeu 30 deputados, o PSD 18, o CDS cinco, o BE dois deputados e PCP e PPM um deputado cada.


Notícia: jornal «Público», «Açoriano Oriental», RTP/Antena 1 Açores, semanário «Sol» e TSF - Rádio Notícias.
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Oswaldo Martins Pereira Sobrinho (Maringá - Brasil) disse...

57 deputados para uma população de 246 mil habitantes?? Entendi mal ou é isso mesmo?? Se assim for (57 deputados), não seria um exagero?? Ainda que meu Estado não seja, necessariamente, uma referência para os Açores, há de se notar a grande discrepância na quantidade de deputados, pois o Estado do Paraná conta com 54 deputados para uma população de 10,5 milhões.

Anónimo disse...

agora é que vai ser um tal andar numa roda viva.

Anónimo disse...

Vamos lá todos votar no pereira pois ele não têm culpa nenhuma de ser burro e o que as Flores precisa é de um burro para defender os Florentinos.

Vamos lá todos votar PS pois precisamos de mais um anormal na politica!

Anónimo disse...

para mim as eleições poderia ser amanhã que eu não apareço já m tiraram bastante dinheiro.

Anónimo disse...

para mim poderia ser já amanhã as eleiçoes que o filho de meu pai nem sequer pasa o trabalho de sair de casa.

Anónimo disse...

Betinha é a mulher serta para o lugar serto.

Anónimo disse...

senhor oswaldo,
portugal continental mais açores e madeira deveriam ter no maximo 115 deputados contra os atuais 353 (-230 (continenete) +123 (Açores e Madeira). Há alguns anos atrás havia 52 deputados nos Açores, mas o sistema achou pouco e aumentaram 5 deputados passando para 57.Um pouco mais na ordem de 81 seria necessário para governar todo o país. Um abraço de amigo das Flores insatisfeito com Governo Regional dos Açores. Neste pagina poderá tirar conclusões. http://blogueilimitado.blogspot.pt/2011/02/numero-de-deputados-na-assembleia-da.html