sexta-feira, 27 de julho de 2012

Recuperada a levada junto ao Poço

O Parque Natural da ilha das Flores realizou mais uma acção de voluntariado ambiental inserida no programa “Um Florentino, uma Planta Endémica”. Esta actividade, realizada no passado dia 30 de Junho, junto ao Poço, também conhecido como Lagoa das Patas, contou com a colaboração de funcionários da SATA, bem como de voluntários locais e estrangeiros. No decorrer da acção, os participantes tiveram oportunidade de observar, pela primeira vez em muitas décadas e na sequência da recentemente reabilitação, a levada existente no local em pleno funcionamento.

Após uma primeira intervenção feita naquele local, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar tem investido esforços no sentido de melhorar toda a zona, pois estamos perante uma das paisagens mais emblemáticas da ilha das Flores e dos Açores e, claramente, um dos locais mais visitados naquela ilha. Anteriormente a visitação era feita de uma forma desordenada e sem quaisquer condições, com evidentes impactes negativos no ambiente por pisoteio de vastas áreas, abundante abandono de resíduos, entre outros. Recorde-se que outrora toda a subida era limitada por terrenos cultivados, os quais, por abandono, propiciaram a propagação massiva de plantas invasoras.

Este tipo de acção pretende, justamente, sensibilizar para a pertinência da remoção de espécies da flora invasora, para o relevo destas operações na recuperação de habitats, bem como para a importância do voluntariado na prossecução destes objectivos que deverão ser transversais a toda a população. Com esta actividade deu-se continuidade a um processo que, naturalmente, levará décadas até à sua conclusão.

Refira-se ainda que o Parque Natural da ilha das Flores tem igualmente desenvolvido acções no âmbito do Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasoras em Áreas Sensíveis (PRECEFIAS), estando já previstos trabalhos numa área de 32 hectares na Reserva Natural do Morro Alto e Pico da Sé, onde serão efectuadas a remoções de hedychium gardneranum (cana-roca), hydrangea macropylla (hortênsia) e pittosporum undulatum (incenso).


Notícia: "sítio" do Parque Natural da ilha das Flores e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

será que já começou os trabalhos para o cabo de fibro horta flores e corvo. aqui pelo faial não vejo jeito de nada e já estamos quase no fim do mês de Julho.

Anónimo disse...

Em falar no Morro Alto para quando será arranjada a estrada que está em péssimas condições para os da Ilha como para quem nos visita.

Anónimo disse...

Caro amigo esta e a de ponta Delgada esta para anos!!!.
Se a tecnovia vaembora esta tudo dito??

Anónimo disse...

È verdade amigo? para quem tem conhecimento da realidade meia palavra basta. Mas é triste ver aquela e outras estradas estarem daquela maneira.