sábado, 18 de julho de 2015

Apostar na valorização da nossa cultura

Luís Maciel, presidente da Câmara das Lajes, destaca a aposta da autarquia na valorização da cultura e tradições do concelho que comemora 500 anos.

Este é um ano especial para a Festa do Emigrante que celebra 30 anos e também porque se insere nos 500 anos da fundação do concelho de Lajes das Flores. Queremos que seja um ano ainda mais especial, sobretudo no que concerne à valorização do concelho. Ou seja, uma das nossas preocupações na organização da Festa do Emigrante 2015 foi a valorização do que temos e do que é nosso.

Do programa do evento gostaria de destacar a apresentação de três livros de autores do nosso concelho, o que muito nos satisfaz. São três livros que falam ou refletem sobre a nossa história e as nossas tradições, o que representa um momento muito importante para a nossa valorização enquanto povo e história. Vamos ainda acolher pela primeira vez uma exposição de pintura do florentino António Maria Gonçalves, o que muito nos honra.

Com o objetivo de valorizar a nossa cultura vamos ter um desfile de carros alegóricos, através do qual vamos mostrar a nossa história e para o qual contamos com a colaboração das coletividades e Juntas de freguesia do concelho, porque o que pretendemos é envolver toda a comunidade nestas celebrações. Vamos ainda ter as tradicionais marchas que já aconteceram noutras edições da festa.

A gastronomia também vai ter um papel de destaque?

Os visitantes poderão saborear a nossa gastronomia nos diversos restaurantes e tascas no recinto da Festa do Emigrante. Mas para além da festa o concelho ainda oferece muitas outras possibilidades. Para quem não conhece a ilha das Flores há um outro lado a explorar. Em particular o concelho das Lajes que é detentor de um património natural muito interessante e lindíssimo que se caracteriza por um relevo muito acidentado com vales profundos e ravinas e a presença abundante e constante de água. Mesmo no Verão há muitas ribeiras, lagos e cascatas onde as pessoas podem tomar banho, para além das nossas zonas balneares.

A atribuição de insígnias honoríficas será uma novidade desta Festa do Emigrante?

Vamos também ter pela primeira vez este ano a atribuição de insígnias honoríficas que vão reconhecer personalidades do concelho que contribuíram para o prestígio do concelho. As homenagens vão acontecer no dia 20 de Julho, feriado municipal, e serão homenageadas seis personalidades.

A medalha de honra do Município de Lajes das Flores será atribuída a José Freitas Silva, a título póstumo, que foi um antigo presidente de Câmara do concelho. A medalha de mérito cultural a José Arlindo Trigueiro, a medalha de mérito científico ao monsenhor Caetano Tomás, a medalha de mérito empreendedor a José Fraga Germano e a medalha de mérito social à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, que também celebra 500 anos. Vamos ainda entregar a chave de honra do Município ao presidente do Governo Regional.

Olhando para a questão turística, qual o impacto que as festas têm no concelho?

Esperamos sempre a presença de muitos visitantes neste evento. A Festa do Emigrante na sua origem teve como objetivo homenagear os emigrantes e nesta altura há sempre muitos que regressam à sua terra. Mas esperamos ainda que venham muitos outros visitantes quer do arquipélago quer do Continente. Felizmente este ano já temos estado a receber bastantes visitantes do exterior e esperamos que o mesmo aconteça durante a festa.

São dias que mexem muito com todos os setores, desde a restauração ao comércio. Por isso esperamos ter muita gente e que a estadia na ilha das Flores seja do agrado de todos.

Em termos de ligações aéreas os voos têm estado praticamente cheios, o que é um bom sinal. Mas temos voos diários e vários voos em alguns dias, por isso as coisas estão relativamente acauteladas. Em termos de ligações marítimas, gostaríamos de ter mais e melhor com o barco a permanecer mais tempo aqui durante o período da Festa do Emigrante mas também sabemos que há constrangimentos. Mas vamos continuar a trabalhar para se consiga progressivamente melhorar também este serviço que é muito importante para trazer visitantes à festa.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

a cultura dele é que vai dar emprego para não sairem das lajes. haja paciencia e muda de ideias movimenta esta vila que está parada no tempo.

Anónimo disse...

A festa do emigrante não é o turismo nas Flores. É tão só um episódio que deve funcionar como cartaz publicitário para atrair turistas.
O turismo que se quer para as Flores deve ter continuidade. Pelo menos nos meses de verão deve ter fluxos mais ou menos estáveis que garantam empregos nos hotéis, nos restaurantes e nos transportes.
Para o inverno há que ir pensando em soluções, e ver o que outros, de clima bem pior, encontraram.
Para além dos aspetos lúdicos - as pessoas precisam de se divertir - a festa do imigrante deve ser ferramenta para incrementar o turismo, criar riqueza e proporcionar melhor vida aos que por aqui vivem.
Dai o louvável esforço da autarquia Lajense.

Anónimo disse...

Com tanta cultura estamos todos de barriga, não precisa mais nada.Que falta de ideias.

LCV disse...

A festa não celebra 30 anos este ano!!! é para o ano que vem... este ano fazem a 30ª edição, o que é ligeiramente diferente...

Anónimo disse...

Falta telos no sitio para que este barco de passageiros chega-se na sexta feira e saisse na segunda á noite e não é só o das Lajes o de santa Cruz os deputados não os tem em termos taurinos são ums simples e insignificantes cabrestos, vamos lá deixarem-se de tretas e puxar o que de direito mas nem isto são capazes

Anónimo disse...

eu como já disse, mudei de ideias voto meu e da minha familia estes nunca mais apanham, não puxam nada para a ilha e são da mesma cor.como diz e muito bem o anónimo das00.15 que o barco chegar na sexta e sair na segunda à meia noite hora que estar a terminar a festa.

Anónimo disse...

A medalha de mérito empreendedor a José Germano até me faz rir. Nunca se viu um circo como este.

Anónimo disse...

O que mais gostei da Festa do Emigrante foi da nova iluminação da avenida! Para a próxima edição tragam artistas de outra categoria porque os Mesa ainda estavam na 3ª música já o campo estava quase sem ninguém!

Anónimo disse...

mesa só para comer, quanto á iluminação não estava mau mas se tive-se continuado com aqueles arcos teria outro visual parecendo com as da terceira já que a festa do emigrante é das festas municipais mais antiga dos açores.

Anónimo disse...

Empreededor? José Fraga Germano? Empreendeu o quẽ? Pegou em tudo o que já estava feito pelo pai, João Germano de Deus, e aguentou a porta aberta. tinha 2 taxis, acabou com eles, tinha um autocarro, acabou com ele, vendia roupa e calçado, acabou com eles, tinha uma representação do BPA, acabou com ela, mas ressalvemos que era uma representação que na década de sessenta não tinha capacidade para para entregar ao um cliente o valor de 180 000$00. Pelo menos um cheque deste valor teve que ser trocado em São Miguel.

Deve ter sido uma maneira de pagar ao genro deste senhor o facto de tendo feito parte da lista do PSD para a Assembleia Municipal nas ultimas autárquicas, ao final do dia, andar na caravana do PS a festejar a vitória.

Quanto a José Silva, falaremos noutra oportunidade.

Anónimo disse...

na segunda feira feriado no concelho,tinham mais um dia de Festaº esse dia foi para politica, no recito da festa colocaram um conjunto de jovens da ilha com muitos valor e mais nada, a minha opinião era passar o feriado para a sexta feira.

Anónimo disse...

Também não compreendo chamarem José Germano de empreendedor, ele herdou tudo e agora está as moscas, nada fez pelo Concelho, mas isto como se sabe e para pagar favores, infelizmente a politica e assim, só podres mas por causa de coisas assim eles estão a perder e muito.

Anónimo disse...

Um reparo a xxx Festa do emigrante,cultura o Sr, Presidente no computador não sei se no FacbooK, as outas 2 fotografias, marcha da juventude há cinco anos atras, cortejo igual, obra da antiga Camara.

Anónimo disse...

Tu querias a ver procissão , o concerto da filarmónica no correto sem luz , o navio a chegar sem autocarro e taxis para deslocar as pessoas, as sopas do Divino espirito que não eram deles,e muito mais...

Anónimo disse...

Anónimo das 21.35 lamento mas a foto da marcha não é da juventude mas sim da EB1,2/JI das Lajes, penso que de 2007 e como tal não tem nada a ver com a Câmara, nem com esta nem com a anterior.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com duas vídeo-reportagens da RTP Açores: "Lajes das Flores homenageia várias personalidades" e "José Germano recebe medalha de Mérito Empreendedor".

Anónimo disse...

Peço desculas nunca tive a par das Marchas, uma coisa que tem mais de 5 nos tem eu conheço pequenas que iam na marcha que agora são adolescentes e professoras novas que agora estão há espera da reforma,

Anónimo disse...

A marcha da escolha hã 8 anos não tinham a haver com a Camara ,agora a escola não fez, se fizesse era a escola , lar idosos, centro de emprego ,recuperar, ambiente outros...

Anónimo disse...

A marcha oficial estava muita bonita é pena só consegue ir ao corvo, camara corvo dá alujamento, a das Lajes paga a passagens os dançarinos pagam a comida.