sexta-feira, 10 de julho de 2015

Em busca do painho-de-monteiro...

Durante as últimas semanas uma equipa da SPEA deslocou-se às ilhas das Flores e Corvo para continuar os trabalhos do projecto LIFE EuroSAP, no que concerne ao painho-de-monteiro, com o intuito de confirmar as suspeitas de nidificação da espécie no Grupo Ocidental.

Na ilha das Flores, as áreas escolhidas foram os ilhéus da Alagoa, mais precisamente o Sentado e o Álvaro Rodrigues, áreas sugeridas por Carlos Toste e por Verónica Neves (investigadora do DOP), com o primeiro ilhéu a revelar-se promissor pelas vocalizações ouvidas e exemplares vistos a indicarem uma possível colónia.

Foi ainda a oportunidade perfeita para a equipa da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves se reunir de forma informal com os directores dos Parques Naturais das Flores e do Corvo, assim como com o presidente da Câmara Municipal do Corvo, para dar a conhecer o projecto e todos os processos futuros, caso a nidificação da espécie se confirme, os quais se mostraram totalmente disponíveis para colaborar no que fosse possível.

Na ilha das Flores houve ainda tempo para sensibilizar e dar a conhecer ao Agrupamento de Escuteiros o painho-de-monteiro, assim como as restantes aves marinhas nidificantes nos Açores.

Fica ainda um agradecimento especial aos que contribuíram para o bom desempenho dos trabalhos, particularmente os Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores, também ao Vítor Silva pelo contacto, ao Carlos Toste pela ajuda e conselhos muito úteis, pois melhor do que ninguém conhece os ilhéus.

Este foi apenas o primeiro passo do projecto para quem sabe confirmar que o painho-de-monteiro é afinal endémico das Reservas da Biosfera dos Açores.


Notícia: blogue da Sociedade Portuguesa para Estudo das Aves.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: