quinta-feira, 16 de julho de 2015

Descobrir o concelho de Lajes das Flores

Paisagens únicas marcadas pelo vulcanismo, zonas balneares convidativas e gastronomia de excelência são algumas das experiências que poderá desfrutar durante uma visita ao concelho de Lajes das Flores.

A Festa do Emigrante poderá também constituir uma oportunidade para descobrir o concelho das Lajes, na ponta mais ocidental da Europa. Neste concelho rico em belezas naturais poderá apreciar paisagens únicas onde existe uma grande abundância de lagoas, quedas de água, formações rochosas e florestas.

Entre as belezas naturais, sobressaem as sete lagoas deste concelho: Lagoa Negra, Branca, Seca, Rasa, Comprida, Lomba e Funda.

Também neste concelho se encontra o ex-líbris da ilha: a Rocha dos Bordões, um monumento natural regional de invulgar beleza caracterizado por um fenómeno de disjunção prismática na rocha basáltica. Este fenómeno também poderá ser observado na Rocha dos Frades.

Já o Poço da Ribeira do Ferreiro, um dos cenários mais magníficos e exuberantes da paisagem açoriana, o visitante desfruta de um conjunto de cascatas que descem uma falésia alta e abrupta, terminando numa lagoa.

O Poço do Bacalhau é uma queda de água com aproximadamente 90 metros de altura. As águas acumulam-se formando num poço natural que convida a um mergulho, podendo assim ser usada para a prática balnear.

O Ilhéu do Monchique é o ponto mais ocidental da Europa, sendo que nos tempos da navegação astronómica servia de ponto de referência para acertar as rotas e verificar os instrumentos de navegação.

O mar está também omnipresente neste concelho garantindo vistas fantásticas e também a ida a banhos. Com este propósito as zonas balneares do concelho, além permitirem a prática balnear sobretudo nos meses de Verão, em que a temperatura das aguas são bastante amenas, estão dotadas com várias zonas de lazer.

Assim poderá desfrutar da praia da Calheta, pequena praia de areal preto na baía das Lajes; das piscinas naturais da Fajã Grande, situadas na marginal da Fajã Grande estão rodeadas por um cenário pacífico e relaxante, apenas com o azul do mar a contrastar com as rochas escuras; e a zona balnear da Fajã Grande, um dos espaços mais procurados da ilha durante a época balnear, com uma beleza envolvente inigualável, tem vista para a cascata do Poço do Bacalhau.

Já para quem gosta do aspeto cultural, pode optar por visitar os museus, os moinhos ou as igrejas deste concelho.

Sendo a gastronomia açoriana um dos maiores patrimónios regionais, numa visita ao concelho de Lajes das Flores não pode deixar de experimentar a sua cozinha com pratos diversificados e bastante apreciados. Assim a gastronomia tradicional do concelho é muito marcada pelos produtos obtidos do porco, destacando-se os pratos de linguiça com inhame, o cozido de porco, o feijão assado e a morcela. Outros pratos típicos são os molhos de dobrada e a sopa de agrião.

Do mar destacam-se as tortas de algas marinhas, conhecidas localmente por erva patinha ou erva do calhau, as lapas e a caldeirada de peixe.

Outro prato muito característico são as tradicionais Sopas de Espírito Santo, que integram a ementa da Festa do Espírito Santo, sendo habitualmente confecionadas entre o domingo de Pentecostes e Outubro.

Os queijos tradicionais da queijaria da Fajãzinha e da Cooperativa Ocidental, as filhós e a massa sovada, são também algumas das iguarias que poderá saborear.

No "sítio" da Câmara Municipal das Lajes poderá encontrar um guia dos restaurantes e snack-bares do concelho, uma ajuda preciosa para quem descobre a ilha das Flores . Não se esqueça que no recinto da Festa do Emigrante também haverá muitos espaços de comes-e-bebes.

Para dormir o concelho das Lajes reúne uma oferta variada, podendo hospedar-se em alojamentos locais, de habitação, ou rurais muito bem enquadrados com o meio ambiente que o rodeia.

Segundo a autarquia os locais do concelho mais procurados são as Lajes e Fajã Grande, dada a sua proximidade com o mar, mas como alertam dada a existência de uma rede rodoviária totalmente recuperada e em perfeitas condições de circulação, rapidamente se chega a qualquer local da ilha.

Já se optar por acampar também existem zonas para esta opção. Para tal durante o período da Festa do Emigrante, a Câmara Municipal vai disponibilizar um parque improvisado junto do recinto das festas.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

visitar para que se não tem um hotel, o governo socialista fez mais um em santa cruz e nas lajes nada.

Anónimo disse...

Não e preciso hotel, era só ampliarem a Pousada e arranjarem para ela ficar em condições que já ajudava muito as Lajes, até arranjavam empregos, mas como só pensam em vender não se pode fazer nada.

Anónimo disse...

Plenamente estou de acordo com o anónimo das 07.45 visitar o que se cá não temos um Hotel para dar emprego e lucros à Vila e ao Conselho, será que este Presidente ainda não deu que estamos andar para trás desde que ele tomou posse nesta Camara Lajense. Falta muitas obras para se fazerem e eu vou citar algumas.
Primeira. Um Centro de Saúde nas Lajes.
Segundo. Um grande Hotel nas Lajes por ser o Conselho mais visitado pelos Turistas.
Terceira. Aumento do Porto de Recreio Passando a Marina que aqui está mais uma fonte de riqueza do Conselho e até da Ilha.
Quarto. Pousada da Juventude nas Lajes.
Quinto.Parque de Campismo nas Lajes para aqueles que nos visitam mais novos e até mais idosos com menos recursos financeiros.
Sexto. Mais Viagens do barco de Passageiros nos meses de Junho, Julho. Tudo isso são obras rentáveis para a Vila das Lajes e muito mais teria eu para dizer,esperando agora que o Governo a pedido desta Camara Lajense se faça tudo o que aqui mencionei até ao fim deste mandato. Assina o sempre atento para o Melhor na Vila das Lajes das Flores.

Anónimo disse...

Um turista anda todo o dia para descobrir bares nas Lajes, chega de manha de iate nas Lajes sobe a rua trancador Colse, continua a subir Maritimo chegado. continua Beira Mar estamos a dormir, continua, casa do Povo, um galão e uma sandes,No sanduinche, continua, porto Velho, Aberto 6.30, de tudo um pouco, chega cançado mas encontra um lugar para comer,mais uma etapa continua a subir para comprar, gasolina, e transporta a pé 2Km até ao seu iate, se isso a apostar no turismo,

Anónimo disse...

ó home este presidente da camara das lages fala muito em turismo mas voces não veem que ele anda é a encher a barriga aos de santa cruz, ele se tive-se vergonha já tinha pedido para sair da camara dando lugar a outro que queira trabalhar para o desenvolvimento das lages.

Anónimo disse...

estão enterrados os tanques de combustivel no porto das lajes á espera que o governo socialista resolva a bomba para abastecer os barcos de pesca e até iates mas até á data foi só conversa.

Anónimo disse...

Um bar que se chama Trancador feito pela camara entregue ao clube Naval de mão beijada, que não tem oficial nem trancador e muitos menos marinheiros para remar contra a maré, marcam uma reunião com camara e justificam não temos capacidade para gerir uma superficial comercial com 3 mesas,

Anónimo disse...

Tres mesas da casa o povo o Balcão foi feito em troca duma lancha do clube naval , grande investimentos. o resto da mobilia vai ser em troca do iate,

Anónimo disse...

O Presidente parece que se demitiu-se.

Anónimo disse...

Mas tambem conseguiu o navio da marinha Sagres vir do canada as Flores, muitos parabens.

Anónimo disse...

ò homem não seja ignorante, isso é conversa de politico, então foi ele que levou ao corvo , e ela vai a viajar para a Terceira,se é verdade porque não vai para o Pico que á festa lá´esse politicos do Ps das Flores, teêm a mania que a população é tudo burro, esperto, dar musica a pessoas que sabem,tocar é muito dificil...

Anónimo disse...

Mais um emprego do PS,manobrador da junta autonoma dos portos (Artur) madrinha Valentina conheçe empregos para genro e afilhado, mas não conheçe em S. Miguel para filha e genro, alguma coisa está mal. será em S.Miguel PSD...