quarta-feira, 22 de julho de 2015

Percorrer as Flores ao longo da costa

Foi apresentado o projeto da "Grande Rota" da ilha das Flores, um trilho pedestre com 40 quilómetros de extensão que pretende aumentar um tipo de oferta turística cada vez mais procurada a nível internacional. Estará funcional em... 2016.

A "Grande Rota" das Flores, que ao longo de 40 quilómetros percorre parte da costa da ilha, corresponde a uma “tendência de mercado” que se traduz na procura turística por trilhos com graus de dificuldade cada vez maiores, segundo explicou Rodrigo Borba, da equipa coordenadora da rede regional de trilhos pedestres.

Na "Grande Rota" das Flores será também desenvolvido um projeto-piloto de instalação de casas de abrigo ao longo de trilho, para apoio a quem fizer o percurso que poderá ser concluído em vários dias. Esta será a primeira grande rota dos Açores com casas de abrigo.

A "Grande Rota" das Flores vai juntar-se às já existentes "Grandes Rotas" do Faial (de costa a costa da ilha) e de Santa Maria (um trilho circular em volta de toda a ilha e que tem um total de 80 quilómetros). É na grande rota do Faial que se faz a prova desportiva Azores Trail Run e na grande rota de Santa Maria haverá, em Fevereiro do próximo ano, pela primeira vez, uma prova de corrida do mesmo género. Estão também já homologadas e em desenvolvimento as "Grandes Rotas" da Graciosa e de São Jorge (trilhos com mais de 30 quilómetros).

As grandes rotas fazem a união de uma série de trilhos mais pequenos e recuperam antigos caminhos usados pelas populações no passado, sendo uma forma de valorizar o património natural das ilhas, mas também algum património cultural e histórico, como referiu Rodrigo Borba, na apresentação da "Grande Rota" das Flores, que decorreu na Fajã Grande.

O secretário regional do Turismo acrescentou que os trilhos são hoje um produto “bem consolidado na Região e um cartaz turístico” do arquipélago, havendo 80 trilhos homologados (716 quilómetros no total). Vítor Fraga destacou que as grandes rotas respondem às “tendências mundiais da procura” e atraem turistas “amantes do turismo ativo e de aventura e ambientalmente mais exigentes”. O secretário regional sublinhou ainda que este é um produto turístico “de ano inteiro”, que poderá ajudar a combater a sazonalidade do turismo açoriano.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

houve quem falou tanto mal do João lourenço ter arranjado este caminho em excelente condições para todas as idades e agora até vão rezar para lá.

Anónimo disse...

este fraga por ser do corvo canta bem o fado onde será que ele apreendeu tanto depressa, mas eu não vou na onda já outros mais artistas cantaram até de galo e não me deram a volta e espero que o pessoal do concelho das lajes não se iluda com conversas que não nos tem levado a lado nenhum.

Anónimo disse...

Será que é desta que vamos ter o Posto de Socorros na casa do Povo das Lajes.

Anónimo disse...

aqui parece ser missa campal no poço do bacalhau.

Anónimo disse...

Vitor Fraga devia adjudicar um trilho Flores/Corvo em duas vias, ir e não volte ao Governo. para o bem dos Açores, o Medico divia passar um atestado de dificiência mental,

Anónimo disse...

Eles não conhecem ter 10Km de trilho em condições, e querem ter 40Km,

Anónimo disse...

eles e elas querem os 40 quilometros para emagrecerem um pouquinho!

Anónimo disse...

Eles não emagrecem nem um pouquinho porque não trabalham e só passeiam todas as semanas de avião, dormem em hotéis e comem em bons restaurantes, assim estão sempre a ganhar peso e muito dinheiro, mas a mama um dia acaba e também cá na Ilha já estão conhecidos.

Anónimo disse...

Caríssimo anónimo de 29/07/2015, 19:51:00, calúnias o que você escreveu!
Ora vejamos:
Oposição:
Calcinhas justas, camisinha branca, óculos da moda, pastas de gel e brilhantina no cabelo, elegância, ou seja, qualquer coisa como um Castelo Branco cá da terra!
Governo:
Ela - Postura, sorriso e vestidos marotos, elegância, cabelos ao vento, Channel n.º 5, tal Catarina Furtado!
Ele - Postura, camisa e calça Hugo Boss, charme, e com o toque final de Iphone 6 (talvez já será o 7 que ainda não foi lançado) em jeito de Cámané!
Como vê, estão tudo menos deselegantes!

Anónimo disse...

Havia nos cafes , um ditado que dizia, aqui pára pescadores, caçadores e outros...

Anónimo disse...

Agora é politicos e outros senhores de grande envergadura.....