quinta-feira, 30 de julho de 2015

Das estórias das vivências florentinas à voz de um músico com grande historial

José Cid é o cabeça de cartaz da edição deste ano do Cais das Poças e sobe ao palco amanhã (sexta-feira), dia em que as ruas da vila recebem testemunhos da identidade cultural do concelho de Santa Cruz.

Apesar da música dos Ecos do Ocidente e do Show Flores começar a agitar o Cais das Poças 2015 já hoje (quinta-feira), é amanhã que arranca em força o festival com um dos pontos do programa que mais população mobiliza: o cortejo etnográfico "Vivências e Tradições", agendado para as 20 horas. É por excelência um momento em que as gentes de Santa Cruz das Flores exibem nas ruas, com orgulho e uma boa dose de empenho, a sua identidade cultural, seja no rigor dos trajes, seja no primor que imprimem aos carros alegóricos. É quase como uma viagem pela história e pelos tempos, mexendo sobretudo com as memórias e as emoções de muitos emigrantes que não arredam pé do início ao fim do desfile, fazendo por registar cada quadro, cada passagem, cada expressão. E por aqui não há quem queira ficar de fora, cruzam-se gerações e contam-se estórias, a quem vê mas também a quem agora veste a "personagem" mas não viveu nesse tempo...

E terminado o cortejo, o tempo é de voltar ao palco da música com o grupo local K7 Pirata, numa espécie de "warm-up" para o cabeça de cartaz, José Cid, que deverá subir ao palco pelas 23h30. Espera-se ouvir os velhos êxitos deste músico de referência português, mas também o descortinar das sonoridades do seu novo álbum "Menino Prodígio", lançado em Abril deste ano e que explora alguns elementos bibliográficos do início da carreira. A noite termina com os dj's Sistema&Mc, New House e Tigue.

No sábado pede-se energia porque as 18 horas há a aula de ginástica "Viva mais Fitness", o que promete ser um bom aquecimento para a atuação do grupo local Full'K'Ords. Segue-se, vindos do Faial, os Cantares d'Outrora, a anteceder a subida ao palco da segunda banda nacional convidada, os Mundo Secreto. Uma opção da organização em ritmos de hip hop, a pensar num público mais jovem e um nome sonante no panorama musical português, muito por força de temas como "Põe a mão no ar" ou, mais recentemente, "Soa o alarme".

No último dia do festival Cais das Poças 2015, o destaque vai para o folclore com o grupo da Casa do Povo de Ponta Delgada, para o grupo local StereoMixer e, uma vez mais, dj's noite dentro, desta vez com Gitex.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

E o grupo folclórico da Associação Cultural Lajense, quando é qeu atua ? ....

Anónimo disse...

O grupo não vai actuar que emprestou a roupa para o cortejo.

Anónimo disse...

A Camara de santa Cruz monta o palco um mes antes com medo da Camara das Lajes pedir o palco, podem montar na vespera porque a C.M.L, nunca precixsou de nada de S.Cruz , muito menos de areia, mas a C.M.S.Cruz já a 2 anos que precisa das Roupas do grupo, sejam vem vindos.

Anónimo disse...

Acautelem.se moços porque está a chegar mais um!!!

Anónimo disse...

Vai haver aquele caldo de peixer asqueroso que houve o ano passado ?

Anónimo disse...

Agora tá explicado o motivo pelo qual anda tudo a espirrar durante a festa... é o bolor das Lajes a pairar no ar!
Abraço malta das Lajes

Anónimo disse...

O Caldo peixe em termos de quantidade muita, em qualidade pouca, faltou os peixes principais ficaram mar ou na lota.

Anónimo disse...

Caldo de peixe é uma coisa, sopa de peixe é outra, há pessoas que teêm a mania que sáo grande cozinheiros e nem estrelar um ovo sabem,

Anónimo disse...

vem a festa de S, Pedro, fora de tempo, antigamente a procissão em de Barco, hoje é em terra , s: pedro era o Santo dos pescadores hoje S.Pedro é para politicos.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "Cais das Poças 2015".