quarta-feira, 1 de julho de 2015

Antigos sulcos de carros de bois podem tornar-se atração turística dos Açores

Mais de duas dezenas de relheiras foram já identificadas na ilha Terceira, mas há uma proposta na Assembleia Legislativa para alargar a recolha a todas as ilhas e para que o Governo Regional as promova como atração turística.

As relheiras são sulcos deixados na pedra, no caso dos Açores provocados pela passagem de carros puxados a bois, que durante séculos foram o principal meio de transporte de pessoas e de carga no arquipélago.

As rodas dos carros de bois, normalmente envoltas em aros de ferro, deixaram marcas mais ou menos fundas, consoante a carga que transportavam, causadas pela quantidade de vezes que passaram no mesmo local, seguindo sempre o mesmo trajeto.

Até à década de 1970 era comum encontrar-se carros de bois na ilha Terceira, assim como as relheiras por onde eles passavam, mas atualmente muitas estão cobertas pela vegetação ou enterradas debaixo de caminhos asfaltados.

Encontra-se atualmente em análise na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa Regional uma proposta que defende a realização de um inventário de todas as relheiras dos Açores e a criação de um plano para a sua preservação e manutenção, bem como a sua promoção turística.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Com tanta coisa da natureza para ver - lagoas, costas, mar, poças, plantas, montanhas, vulcões, ribeiras, povoações, casas - vem esta cambada de gebos exaltar sulcos do rodado de carros de bois sem ponta por onde se lhe pegue.
Isto tem alguma graça?
Das duas uma: ou esta gente é velhaca, e deve achar que os turistas são tolos, ou é curtíssima de ideias, devendo pouco à inteligência.