quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Carta de Risco Geológico em 2011

O Governo Regional dos Açores anunciou o envolvimento de 14 especialistas em trabalhos de investigação necessários à elaboração da Carta de Risco do arquipélago em matéria de ordenamento do território, que ficará concluída no final de 2011.

Em resposta a um requerimento parlamentar sobre esta iniciativa, o Executivo [Regional] adiantou que o documento se vai basear em informação científica recolhida ao longo de 20 anos de investigação. A assessoria técnica à elaboração da Carta de Risco é assegurada pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), centrando-se os trabalhos em curso na avaliação de perigos e na delimitação de áreas vulneráveis.

Segundo o Governo Regional, a Carta de Risco Geológico para os Açores irá inventariar as zonas das várias ilhas em que eventuais movimentos de massa [de terra] ponham em causa a segurança de populações, áreas com historial de instabilidade e deslizamento de terras e outras em que a implementação de medidas para prevenção de risco sejam inviáveis.

Em situações de chuvas intensas ou de crises sísmicas as ilhas açorianas são atingidas com frequência por movimento de massas [de terra] de grandes dimensões. Em Outubro de 1997 um fenómeno dessa natureza soterrou dezenas de moradias da Ribeira Quente, ilha de São Miguel, provocando a morte de 29 pessoas.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Diário Digital» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Telefonem ao deputado Rosa.

Anónimo disse...

Ao iluminado de 27 de Agosto às 17:48 sugiro que veja de quem o requerimento que originou este processo e o leia.