segunda-feira, 20 de setembro de 2010

«Visões de futuro: Flores -> 2030» #3

RESULTADOS PRELIMINARES (gráfico geral)

Após a primeira fase de análise, o programa permitiu criar um gráfico geral [imagem abaixo] onde se pode observar qual foi a avaliação geral dos diferentes cenários.

As entrevistas de avaliação multi-critério realizadas aos agentes sociais permitiram perceber melhor quais são as suas perspectivas sobre o desenvolvimento da ilha das Flores. Os dados estão ainda a ser analisados, mas os trabalhos preliminares já permitiram apresentar uma gráfico resumo [imagem abaixo] que sintetiza os pontos de vista dos entrevistados em relação aos cenários.

Dos dois cenários identificados para a ilha das Flores em 2030 pode-se observar que o cenário que apresenta um melhor nível de sucesso é o do Desenvolvimento Equilibrado. Este cenário apresenta também a nota mínima mais alta, o que significa que, no pior dos casos, seria menos negativo que o cenário de Desenvolvimento Standard.

Em relação aos cenários do PReDSA, considerados a priori irrealizáveis já que são demasiado contrastados, os que se valorizaram melhor foram o Ecotopia (baseado no património natural) e o Hotelândia (desenvolvimento turístico). Os cenários Sociopolis (factores sociais) e Infocracia (sociedade da informação) tiveram uma valoração positiva menor. Enquanto que o cenário da Lactogenia (baseado no desenvolvimento da agropecuária) parece ser o menos interessante para a ilha das Flores e o que seria mais negativo no caso deste tipo de desenvolvimento pudesse ser realizado mas não correra bem.

Para além da identificação dos diferentes cenários, e apesar de ainda nos encontrarmos numa primeira fase de análise do projecto, este estudo tem permitido observar que existe uma valorização mais positiva em relação aos cenários diversificados, aqueles que baseiam o desenvolvimento na valorização das especificidades da ilha das Flores e na conservação dos seus valores naturais. Estes cenários são também os que apresentam menor risco associado, ou seja, na pior das hipóteses seriam menos negativos para a ilha.

O presente estudo encontra-se na sua última fase. Ainda falta realizar muito trabalho de análise, mas o blogue «Flores 2030, visões de futuro e desenvolvimento sustentável da ilha das Flores» pretende ser uma ferramenta para a divulgação do projecto e os seus resultados. A última acção no âmbito deste projecto foi a realização na ilha das Flores de um workshop de encerramento. Nesse encontro os agentes sociais e os participantes nas reuniões de grupo puderam discutir as suas perspectivas e analisar os resultados do projecto. Também houve oportunidade para identificar possíveis acções de como se atingir essas visões de futuro para a ilha das Flores.

Espera-se que este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento sustentável da ilha das Flores. Podem contactar o autor deste estudo, através de email: josebero@yahoo.com ou josebero23@gmail.com, para quaisquer questões em relação ao presente trabalho.


Informação retirada do blogue «Flores 2030, visões de futuro e desenvolvimento sustentável da ilha das Flores», trabalho do doutoramento de José Benedicto Royuela.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

tirem ideias em relação ao cenario da ecotopia: http://www.youtube.com/watch?v=68Y363-gPX8

Anónimo disse...

com o pereiara voces vao no caminho certo para a lixeira das barrosas, hehehehhehehehehe este é do desenvolvimento sustentalvel deste ilheu perdido (literalmente) no meio do atlantico.