sábado, 21 de junho de 2014

Apelo ao estudo da nossa História local

A historiadora Susana Goulart Costa apelou para que a nova geração de investigadores sociais aprofunde o estudo sobre a História local, por haver "uma grande falta de conhecimento" sobre os dezanove concelhos açorianos e existirem fontes.

"O nosso repto é que alguns membros desta geração olhassem para essa História local, porque quando fazemos este estudo mais microscópico depois podemos perceber melhor as grandes influências da História nacional e mesmo europeia", afirmou Susana Goulart Costa.

As Primeiras Jornadas de História Local reuniu vários investigadores e alunos de mestrado e doutoramento da Universidade dos Açores com o propósito de refletir e apresentar o resultado das respetivas pesquisas sobre várias perspetivas da História Local.

"O objetivo é de facto dar uma atenção particular ao que é a micro-História, à História local, que tem muito a ver com instituições locais, com Câmaras Municipais e, portanto, são olhares muitos circunscritos àquilo que é a fonte para a História local, as biografias locais", disse a professora universitária.

"Há uma grande falta de estudos sobre os 19 concelhos açorianos. Há muito para trabalhar e existem fontes. Quando vamos aos arquivos estão lá fontes manuscritas do século XVII, XVIII, XIX. Por exemplo, no século XIX e primeira metade do século XX, muitos concelhos tinham impressão de jornais próprios", sustentou Susana Goulart Costa.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio da Manhã».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: