sábado, 28 de junho de 2014

Imbróglio na Cooperativa Ocidental

Vai um grande imbróglio na Cooperativa Ocidental. Há membros da nova direção impedidos de tomar posse.

Foram eleitos mas não podem tomar posse. A Cooperativa Ocidental está sem gestão desde o dia 31 de Maio. Tudo porque um dos membros eleitos voltou atrás e já não é sócio da Cooperativa.

Os sócios da Cooperativa foram chamados na noite da passada quarta-feira (dia 25) para uma nova reunião. O presidente da Assembleia Geral, Armindo Tavares admite que a actual situação é insustentável e confusa. Vitorino Azevedo, anterior presidente da direcção da Cooperativa, demitiu-se a 31 de Maio. De imediato foram marcadas eleições para o dia 23 de Junho, mas o acto eleitoral acabou por ser antecipado, tendo sido realizado no passado dia 18. Dos mais de 30 sócios, votaram dezoito e foi eleito um novo presidente: Francisco Xavier, um dos maiores produtores da ilha e principal opositor da anterior direcção. Para a Assembleia Geral foi reeleito Armindo Tavares.

Mas no dia seguinte à votação tudo se alterou: na hora de assinar a acta de posse, um dos membros eleitos, José Henrique Nóia apresentou uma carta a informar que não pode continuar a ser sócio da Cooperativa, dado não produzir há já um ano, tal como obrigam os estatutos da instituição. É com a saída deste membro que a situação na Cooperativa Ocidental se complica: a Conservatória do Registo Comercial recusa fazer o apontamento dos novos corpos sociais. Por isso, neste momento a Cooperativa está sem gestão desde o dia 31 de Maio.

A falta de rumo e orientações diárias é evidente: o combustível para a carrinha que faz o transporte do leite tem sido pago pelas duas autarquias da ilha das Flores e a EDA já ameaçou cortar o fornecimento de energia. Fontes ligadas à área do Direito admitem à Antena 1 Açores que perante este cenário deverá ser necessário realizar um novo acto eleitoral.

Instabilidade na Cooperativa Ocidental na ilha das Flores. Uma Cooperativa que tem estado com situação financeira complicada.


Notícia: Espaço noticiário das 13h na Antena 1 Açores (dia 25).
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

eu gostava de saber quando vamos ter eleições para esta cooperativa.

Anónimo disse...

O maior problema é que não se produz leite suficiente para a viabilidade da fábrica, outro problema é que a fábrica não tem sócios suficientes para formar uma e uma só lista , sabem qual o futuro meus amigos Encerrar...

Anónimo disse...

Casa que não tem pão,todos ralham etc.
Amigos,a cooperativa parece estar em grande dificuldade financeira,faço aqui uma pergunta para quem me a souber responder,dá algum lucro a cooperativa exportar queijo para S.Miguel,vender lá ao mesmo preço de cá,pagar aluguer da loja que tem, e pagar empregado?aguardo alguma resposta de quem souber responder.

Anónimo disse...

Anonimo de 29/06/2014, 01:09:00 nao lhe sei responder a essa pergunta. Mas com certeza o novo presidente que tem uma vida orientada e organizada a olhos vistos o saberá responder e como gestor com provas dadas saberá qual a melhor opção!

Anónimo disse...

mas diga-me uma coisa
pelo fato do presidente se demitir cai a direcção?
Não sobe quem está a seguir e entra um dos suplentes?

Não há estatutos? e querem gerir a única unidade fabril e produtiva da ilha!

Anónimo disse...

Eu concordo com o Anónimo de 29/6,17h57! São essas as regras gerais das associações. Creio que o Presidente é eleito numa lista.Não é eleito um Presidente, que depois escolhe os seus companheiros de confiança.Se assim fosse, era natural que a demissão do presidente (aceite pela assembleia geral)determinasse a queda de toda a Direcção!Se assim não é;
demitido o Presidente,se houver um Vice-Presidente empossado nessa qualidade,assume a presidência,se não,é escolhido pelos membros da Direcçao que permanecem,quem ocupa o lugarde Presidente e é chamado o primeiro suplente constante da Lista eleita, para compor quantitativamente a Direcão.Mas calma; eu não conheço os Estatutos da Cooperativa Ocidental.
É preciso é que resolvam isso!

Anónimo disse...

cabecinhas pensadoras

Anónimo disse...

a meu ver o novo presidente nada resolve,vejam só, havia queijo vendido na Terceira num mercado da baixa de Angra de grande venda de produtos e o queijo desapareceu de lá porque??? há em santa cruz um mercado de venda de queijo que não sei porque???a meu ver o queijo da ilha deve ser vendido na lojas.

Anónimo disse...

Ome, se houvesse vergonha ja estaria resolvido. o ex presidente á anos que nao governa a associaçao mas sim .... Governa-se dela.

Anónimo disse...

È só mal dizer , quando chega o L.Capitão está tudo nas mãos dele...

Anónimo disse...

onde anda o dinheiro do produto vendido?

porque é que o queijo das Flores em S. Miguel é mais barato que na própria ilha?

se a fabrica se encontra da maneira que esta é culpa dos produtores e dos sócios que também tem olhos para ver...se as coisa começam a correr mal tenta se logo encontrar uma solução...não é depois de estar tudo no buraco que tenta resolver.

a primeira coisa, mudar de gerência.

Anónimo disse...

A pseudo gerencia que se fala o que é que são talvez uns santinhos???

Anónimo disse...

Ainda agora vi uma camioneta da CML com o tanque de acartar leite em cima ,será que a CML já possui mais vacas sem ser a do brasão e esta está seca não necessita de tanque para recolha de leite. o que é uma grande chatice é andarmos a pagar contribuições para uma camada de parasitas andarem a usufruir especialmente alguns que cantam de galo como aqueles que tem meia dúzia de vacas na caldeira seca e que com esta meia dúzia prejudicaram muitos e muitos lavradores, isto é que vai aqui uma açorda

Anónimo disse...

essa cooperativa vai de mal a pior ate queijo podre ja vai de camioneta pro lixo.. mas que vem a ser isto...o cheiro sentia se a milhas ... e assim que pensam levantar a cooperativa.. agora nao venham dizer que a gerencia nao teve culpa da situaçao em que a cooperativa se encontra se nem do produto cuidem.... meus caros assim vao longe...