domingo, 15 de junho de 2014

O futuro depende de nós

A beleza das ilhas traz consigo uma população simples, humilde, honesta, rural e simpática. Enquanto que em outras partes do Mundo os turistas não têm grande relevância para as pessoas residentes, neste arquipélago são tratados de forma quase familiar. Os gestos de simpatia da população pacata incentivam-nos a voltar, daí ser uma ferramenta importante para o turismo.

O arquipélago dos Açores contém nove ilhas lindíssimas, ricas em fauna e flora. Os Açores têm vivido uma época de grande prosperidade no turismo, que muito possivelmente será o seu futuro mais promissor e que traz um desenvolvimento significativo nas áreas de hotelaria, restauração e atividades de lazer.

Como estas ilhas são autênticos paraísos para quem as visita, é necessário apostar e inovar nesta atividade. Para começar seria fundamental baixar os preços das viagens aéreas para atrair mais visitantes, inclusive aqueles com menos possibilidades económicas e também para facilitar as deslocações entre ilhas.

Seguidamente seria de grande importância reabilitar espaços degradados e trilhos pedestres que se danificaram com a passagem dos anos e com as derrocadas provocadas pelo mau tempo. Os locais antigos, como casas desocupadas e moinhos abandonados, devem aliar o conforto com a tradição para se adequar às necessidades e exigências dos turistas sem perder o património que também se vê ameaçado pela sua degradação.

Outra forma de mostrar que o arquipélago é verdadeiramente único a nível marítimo seria criar e implementar em todas as ilhas novas atividades neste meio. As viagens marítimas entre ilhas, observação e natação com cetáceos, mergulho, expedições em torno das ilhas, entre outras atividades já são praticadas, no entanto pode-se sempre inovar e cativar mais turistas.

A beleza das ilhas traz consigo uma população simples, humilde, honesta, rural e simpática. Enquanto que em outras partes do Mundo os turistas não têm grande relevância para as pessoas residentes, neste arquipélago são tratados de forma quase familiar. Os gestos de simpatia da população pacata incentivam-nos a voltar, daí ser uma ferramenta importante para o turismo.

No entanto para quem vive neste ambiente de ruralidade, a agricultura é, sem sombra de dúvida, o seu futuro. Com terras férteis e um longo historial nesta atividade, a agricultura é essencial para a autossuficiência das famílias açorianas. A cultura da vinha, dos vegetais e leguminosas, do alimento para o gado, da criação para consumo de gado, de suínos e de galinhas, entre outras atividades têm sido o seu sustento e continuarão a ser, pois a ilhas têm de se manter de certa forma rurais para que a sua beleza não seja destruída pela grande indústria.

A gastronomia é mais uma forma de abonar o futuro. A forte presença das tradições nas comidas açorianas, que são raras noutros pontos do Mundo, dão-lhes um caráter exclusivo. O cozido das Furnas, linguiça com inhames, lapas, peixe, erva “patinha”, sopas do Espírito Santo, torresmos, filhós/malassadas, queijadas da Graciosa, queijo de São Jorge, entre muitos outros pratos confecionados com as diversas partes dos animais ou com a biodiversidade presente no mar em redor das ilhas ou com a matéria prima cultivada são exemplos de pratos procurados por quem nos visita e que são cada vez mais procurados.

A falta de emprego tem feito os jovens emigrar. É necessário combater essa tendência, pois os jovens são o futuro das ilhas. É imprescindível criar emprego e mantê-los no local para que alguém possa tomar a iniciativa e desenvolver mais e mais as ilhas.

Concluindo, o turismo e a agricultura são as principais áreas promissoras para garantir um futuro de êxito no arquipélago dos Açores. É também essencial manter os jovens neste local para garantir esse futuro. Depende de todos nós que o destino dos açorianos seja sorridente.


Goreti Jorge
Estudante, Santa Cruz das Flores

Artigo de opinião de Goreti Jorge, integrante da edição de 30 de Maio do mensário «Mundo Açoriano», contendo caderno temático sobre o futuro dos Açores visto por 19 jovens de todas as nove ilhas.
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Essa da população ser "simples, humilde, honesta, rural e simpática" deve ser noutro arquipélago, pois aqui devem estar escondidos em algum lugar que eu desconheço.

Anónimo disse...

Estou muito desolado com a falta de limpeza que se esta a ver ca nas Lajes das Flores,a erva nunca mais foi cortada e o cemiterio,ate tenho vergonha de ser Lajense,ja ha muitos anos que nao via o cemiterio das Lajes com a erva tao alta e tudo muito sujo,deitaram la um balde do lixo grande,mas o pessoal tem preguiça de o despejar,era melhor terem ficado so com o pequeno de fora ,assim sempre o despejavam,senhor presidente sei que tem encarregados para tratarem destas coisas,mas alguns tinham que ser chamados a atençao,porque so sabem mexericar e dizer mentiras.Quando fui votar nesse partido,foi com a esperança de ver as coisas melhorarem,mas isto assim deixa-me muito preocupado,e nao venham dizer que tem pessoal de ferias,porque ha muitos funcionarios deitados nas carrinhas todos os dias durante o horario de serviço no parque do armazem ou barracao,como lhe queiram chamar,porque e que esses empregados nao vao cortar a erva do cemiterio e limpa-lo,na minha opiniao aquele lugar,como tantos outros devia estar sempre limpo e pintado,pois da maneira que esta e vergonhoso,por isso peço por favor tenham vergonha e limpem o cemiterio das Lajes,que aja bom senso,sera bom para todos.

Anónimo disse...

:?Acho lamentável o mau estado em que esta a ficar a nossa freguesia das Lajes.bem como o cemitério das Lajes das flores, há muitos anos que não via o cemitério tão sujo e com a erva tão alta, com falta de ser pintado e ate o portão já não fecha, puseram la um balde grande para o lixo mas os funcionários da camara não o vão despejar,e não venham dizer que e falta de pessoal que estão de férias e então os funcionários que estão todos os dias deitados dentro das carrinhas no armazém durante o horário de serviço, porque e que eles não vão cortar a erva do cemitério, pinta-lo, arranjar o portão que já não fecha e limpa-lo

Anónimo disse...

tens toda a razão anónimo das 22,57 em dizeres o que fazem esta gente que anda deitada na garagem será que é só para receber o dinheiro no fim do mes. ainda à poucas semanas passei numa ilha grande com suas camaras socialistas e onde tem cerca de 100 trabalhadores tanto homens como mulheres do desemprego e estão devedidos por vários lugares assim como juntas de freguesia em limpeza de ribeiras ruas. porque será que o presidente não faz aqui nas Lajes o mesmo.

Anónimo disse...

Anda-se a passar coisas nas Lajes das flores que da que pensar. Então não e que um freguês que se diz ser empresário, e dono de três casas que estão arrendadas e ele vive numa casa da junta de freguesia das Lajes. Acho ridículo alguém com estas condições ter direito a uma casa de borla.Aonde e que isto vai parar?

Anónimo disse...

Anda-se a passar aqui nas Lajes coisas que da que pensar, um freguês que se diz ser empresário, e dono de três casas que estão arrendadas e ele vive numa casa da junta de freguesia das Lajes.Acho isto escandaloso, uma vez que alguém com estas condições esteja a ter tamanho benefício.